Santo Padre

Papa demite chefes da Igreja que cuidavam de doações

Chefes de organização filantrópica católica foram desligados do Vaticano após acusações de bullying e humilhação de funcionários

Escrito por Guilherme Gomes

24 NOV 2022 - 13H49 (Atualizada em 24 NOV 2022 - 14H30)

Reprodução/ Vatican Media

Leia MaisPapa Francisco abre contagem regressiva para a JMJNovo convocado para Copa do Mundo foi crismado pelo Papa FranciscoNa última terça-feira (22), o Papa Francisco demitiu todos os chefes da área filantrópica da Igreja Católica.

A demissão aconteceu após acusações de bullying e humilhação de funcionários. Francisco indicou um comissário para dirigir o setor.

A medida, considerada surpreendente pela mídia especializada, envolveu executivos da Caritas Internationalis (CI), uma confederação sediada no Vaticano de 162 organizações católicas de auxílio e serviços sociais que trabalha em mais de 200 países.

As demissões no nível executivo da CI, que tem mais de um milhão de funcionários e voluntários por todo o mundo, foram anunciadas em um decreto papal publicado pelo gabinete de Imprensa do Vaticano.

Uma revisão do ambiente profissional neste ano feita por administradores externos e especialistas em psicologia concluiu que havia mal-estar e práticas de gerenciamento ruim na sede da entidade, de acordo com nota divulgada pelo departamento de Desenvolvimento do Vaticano.

Nenhuma evidência surgiu sobre má gestão financeira ou impropriedade sexual, mas outros temas importantes e áreas de atenção urgente emergiram do trabalho do comitê", afirmou a nota.

Funcionários antigos e atuais disseram, em entrevista à Agência Reuters, que casos de abuso verbal, favorecimento e má administração em recursos humanos levaram alguns membros da equipe a deixarem o trabalho. A CI tem sede em um prédio de propriedade do Vaticano em Roma.

"Deficiências reais foram apontadas em administração e procedimentos, prejudicando gravemente o trabalho de equipe e moral da equipe", diz a nota do setor de desenvolvimento.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.