Santo Padre

Papa Francisco: "Nossa Senhora nos fala na língua materna, que nós entendemos muito bem"

Inspirado em São Juan Diego e na Virgem de Guadalupe, o Pontífice destacou a importância do testemunho e paciência na evangelização

Escrito por Luciana Gianesini

23 AGO 2023 - 15H05 (Atualizada em 23 AGO 2023 - 15H52)

AM113/ Shutterstock

Na audiência geral realizada nesta quarta-feira (23), o Santo Padre, Papa Francisco dirigiu-se aos fiéis e peregrinos presentes na Sala Paulo VI, retomando o tema da paixão pela evangelização.

Leia MaisPapa anuncia data de publicação da segunda parte da Laudato SiPapa: “Deus não resiste quando se reza a Ele”Conheça a língua universal contra os conflitosNo seu discurso, intitulado "O anúncio na língua materna: São Juan Diego, mensageiro da Virgem de Guadalupe", o Papa concentrou-se na figura de São Juan Diego e na mensagem que a aparição da Virgem de Guadalupe trouxe às Américas.

Francisco enfatizou a importância da evangelização inspirada pela Virgem de Guadalupe, que apresentou um caminho de inculturação, onde a fé foi transmitida respeitando as culturas locais.

Ao contrário das abordagens apressadas de transplante e imposição de modelos estrangeiros, a Virgem de Guadalupe apareceu vestida com roupas indígenas e falando a língua dos autóctones, ou seja, do povo local.

GIACOMO MORINI/ Shutterstock.com
GIACOMO MORINI/ Shutterstock.com

"Maria é Mãe e sob o seu manto, todos encontram lugar", disse, enfatizando assim o respeito pela diversidade cultural.

Leia MaisVirgem de Guadalupe tem rosto recriado por pesquisador brasileiroOração à Nossa Senhora de GuadalupeO Papa salientou que a Virgem Maria, como Nossa Senhora de Guadalupe, comunica Deus na língua materna, na simplicidade e na compreensão.

Ele expressou gratidão às mães e avós que desempenham um papel fundamental na transmissão da fé aos seus filhos e netos, uma vez que o Evangelho é transmitido através da vida cotidiana.

"Gostaria de dizer obrigado a tantas mães e avós que o transmitem aos seus filhos e netos: a fé passa com a vida, por isso as mães e as avós são as primeiras anunciadoras. Um aplauso às mães e avós! E o Evangelho se comunica, como mostra Maria, na simplicidade: Nossa Senhora escolhe sempre os simples, na colina de Tepeyac, no México, como em Lourdes e em Fátima: falando-lhes, fala a cada um, numa linguagem adequada a todos, com uma linguagem compreensível, como a de Jesus."

São Juan Diego, um índio humilde que foi o mensageiro da Virgem de Guadalupe, também foi destacado na mensagem do Papa. Francisco salientou que, apesar das dificuldades e provações, Juan Diego perseverou em transmitir a mensagem que recebeu. 

Diante da incredulidade do bispo local em saber das aparições da Virgem, Juan Diego recebeu um sinal através de flores milagrosas que ele encontrou no alto do Tepeyac, que culminou na imagem da Virgem impressa em sua tilmaO Papa enfatizou, assim, que anunciar o Evangelho requer não apenas testemunhar o bem, mas também suportar o mal e enfrentar os desafios.

Francisco concluiu lembrando a importância dos santuários marianos, onde os peregrinos encontram consolo, experimentam a saudade do Céu e depositam suas preocupações nas mãos de Nossa Senhora.

Ele encorajou todos a buscar esses "oásis de consolação e misericórdia", onde a fé é expressa na linguagem materna e onde a paz pode ser encontrada mesmo nas dificuldades da vida.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...