Missionários

Pe. Viana relembra fatos marcantes de sua missão

Escrito por Beatriz Nery

10 JAN 2022 - 10H05 (Atualizada em 28 AGO 2023 - 08H36)

Gustavo Cabral/A12

Gustavo Cabral/A12
Gustavo Cabral/A12

Francisco Lenine Viana Pires. O padre de 91 anos que nasceu em Pederneiras (SP) inicia seu relato com uma história sobre a escolha de seu nome, que foi inspirado no revolucionário comunista ao ser escolhido por seu pai. "O padre não quis batizar por eu ter esse nome, logo, meu padrinho escolheu Francisco, seu próprio nome, para que o padre aceitasse me batizar".

Sua vida é marcada por vocações que nem ele mesmo sabe explicar de onde surgiram. A família não era tão religiosa; apenas a mãe que ia à missa aos domingos, e ainda sim nutriu um desejo genuíno de se tornar padre. "Havia um padre ex-redentorista na paróquia que, de tempos em tempos, organizava para que os meninos fossem ao seminário e tinham seus estudos pagos por ele. E assim eu fui", afirma. 



Atuante na busca por direitos humanos, foi contra o governo em tempos de ditadura no Brasil e precisou "sair de cena" para que não fosse pego pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social). A partir daí, outra vocação nasceu. "Eu sempre tive interesse em lecionar, busquei estudar Sociologia e Ciências Sociais e fui professor por 12 anos".

Cansado das salas de aulas, relembrou o desejo maior em ser redentorista: sair em missão e evangelizar. Quis fazer isso com os mais pobres e oprimidos: fez missão em Rondônia com os ribeirinhos que mal sabiam rezar "Ave Maria" ou "Pai Nosso". Criou então a Nossa Senhora dos Ribeirinhos em semelhança a esse povo tão sofrido, moradores de Guajará Mirim.

Hoje, mora em Araraquara (SP) e comemora seus jubileus. Em 2021, celebrou 70 anos como missionário redentorista.

:: Conheça a história de Pe. Hilton Furlani, outro tesouro redentorista

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Missionários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...