Por Redentoristas Em Notícias

Missões Redentoristas: Dons e Carismas a serviço da Comunidade-Igreja

Todos nós recebemos de Deus dons e carismas, que devemos colocar a serviço da Igreja-Comunidade.

Os dons, que vão surgindo dentro da história, são como que uma resposta às necessidades do momento. Desta forma, temos ao longo da história homens e mulheres como São Francisco, Santo Afonso, Madre Teresa de Calcutá e tantos outros que marcaram um momento histórico determinado com suas virtudes e carismas e continuam influenciando ao longo dos tempos.

Voltar às fontes das Sagradas Escrituras, voltar à leitura fundante do Evangelho, nos ajuda a compreender cada momento histórico. De Santo Afonso, por exemplo, entendemos a implantação de sua obra apostólica no meio do povo, através da Congregação por ele fundada e a necessidade de uma continuada atualização, para sermos fiéis ao carisma de nosso fundador.

Os Cabreiros entraram na Congregação como um mito e continuam sendo o referencial para uma correta leitura da história e sua atualização no hoje do mundo e da sociedade.

 

Região de Scala - Itália

O abandono espiritual e social dos cabreiros levou Santo Afonso a dedicar aos 'Cabreiros'
de todos os tempos a sua obra missionária

 

Por isso, é preciso ler cada dom, cada carisma dentro da realidade da Igreja de hoje; e há necessidade de se procurar novos caminhos, com criatividade, que devem estar em consonância com o Espírito Santo.

É preciso continuar encarnando Jesus na história. Falando assim, entendemos o que é a Missão Redentorista e sua constituição como a presença do Redentor no meio do povo. Entendemos também em que se difere e em que se iguala com a missão no sentido mais amplo, segundo uma terminologia muito usada atualmente.

 

"Deus não precisa de nós, mas nós precisamos de Deus e de sua obra" (Santo Afonso).

Missão Redentorista:

Missão é um encargo, uma tarefa a ser cumprida não só no interior da Igreja, mas em distintos campos da vida humana e da sociedade. Missão Popular ou Santas Missões é a Missão de Cristo e da Igreja realizada num formato específico pelos Missionários Redentoristas, pertencentes à Congregação do Santíssimo Redentor.

É uma ação missionária que continua os passos de Jesus Cristo Redentor e que tem como lema: “Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade”, que significa: escutar o Evangelho em família, partilhar o Evangelho no setor missionário e celebrar o Evangelho na comunidade.

Precisamos estar atentos para podermos ver o quanto Deus nos ama em Jesus; ver como é bom ser uma Igreja viva e fraterna; ver como é bom ter Maria como Mãe; anunciar o Evangelho pela união e reunião fraterna; anunciar o Evangelho pela palavra direta e amiga; anunciar o Evangelho em todos os ambientes. Estas estratégias e estes anúncios kerigmáticos fazem parte da estrutura atual e da metodologia das Santas Missões Redentoristas.

 

pe_renato_savassa_missionario_em_acao

Desde o início, o Missionário Redentorista se caracteriza como o homem da palavra inflamada e
arrebatadora.

 

Tipos de Missão:

A missão, em geral, como o próprio nome já diz é qualquer incumbência que alguém recebe para realizar um trabalho missionário de cunho pastoral ou religioso.

Missão religiosa:

No sentido cristão e tradicional, é o Envio de Cristo para o anúncio do Evangelho por palavras, anúncios, testemunhos, celebrações (sinais) e acontecimentos, para a Evangelização.

Missão no sentido cristão:

É toda e qualquer Ação Pastoral (anúncios, celebrações, acontecimentos cristãos) em qualquer tempo ou circunstância (Pastoral Ordinária) da Igreja.

Missão Especial: Acontece em tempos e circunstâncias especiais, através de retiros, Missões Populares, tríduos, novenas, festas etc.

Missões Populares: Trata-se de uma convocação especial do povo, visando a conversão e o aperfeiçoamento da vida cristã. As Missões Populares variam conforme os objetivos, conforme os tipos de pessoas atingidas (pobres, jovens etc.) e conforme a índole dos pregadores ou de suas equipes (modo, espiritualidade), mas em geral, tem características que se aproximam.

 

mensagem_missionaria

Características das Missões Populares Redentoristas:

• Anúncio explícito (sem deixar de lado os testemunhos, as vivências etc.) e convertedor;

• Destinada a todos, mas especialmente aos Pobres e aos mais abandonados;

• Realizada de modo extraordinário (tempo e outras circunstâncias);

• Acontece sempre na comunidade, pela comunidade e para a vida da comunidade;

• Tem sempre com um cunho mariano;

• Visando a perseverança e estabelecendo meios para se levar à ela

Os nomes: O nome Santas Missões, Missões Populares, Missões Paroquiais, Missões Diocesanas etc., são usados conforme a finalidade especial, o cunho de sua organização e espiritualidade e de quem as realiza ou as dirige.

O nome “Missões Populares ou Santas Missões” foi aparecendo aos poucos na Igreja, mas ganhou força após a Reforma Protestante do século XVI, quando algumas congregações religiosas foram criadas e outras foram reformadas para ajudar no afervoramento e conversão dos cristãos, adotando os retiros do tipo franciscano ou inaciano para certas pessoas e classes, e os de movimentos missionários, do tipo “Santas Missões” de Santo Afonso, para todo o povo.

Na Província de São Paulo, usamos oficialmente três denominações: Santas Missões, Missões Populares, Missão Redentorista. Não há fixação exclusiva com um nome.

 

 

padre_inacio_medeiros_articulista

 

Pe. Inácio Medeiros, CSsR

Equipe de Comunicação

Santas Missões

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.