Existem diversos lugares que hoje fazem parte do chamado Roteiro Afonsiano, por possuírem ligação direta com a vida, com a missão de Afonso e com o seu ideal de fundação de um Instituto Religioso dedicado especificamente à evangelização dos mais abandonados. Um desses lugares, localizado em Scala, cidadezinha do sul da Itália onde nasceu a Congregação Redentorista, é a chamada gruta de Scala, lugar onde a Santa Mãe de Deus revelou-se ao nosso santo fundador. Leia MaisReze oração de Santo Afonso para aumentar seu amor por JesusAs devoções marianas de Santo AfonsoA súplica de Santo Afonso à Mãe de Deus
Existe uma tradição entre os habitantes da cidadezinha e também na Congregação Redentorista de que a Virgem Maria tenha aparecido ao nosso santo fundador na solitária gruta deste lugar, em seus momentos de reflexão. Esta tradição foi confirmada por uma sentença que o santo fundador proferiu em sua velhice e que está registrada no livro sobre sua vida.
O Padre A. Berthe, um dos primeiros biógrafos de Santo Afonso e da história da Congregação, narra em um diálogo, o que esta gruta significava para Santo Afonso e agora para todos nós, seus seguidores e filhos espirituais.
Padre Giovani Baptista Constanzo era o seu confessor e foi testemunha no processo de canonização de Santo Afonso. Assim nos diz:
“No ano anterior à sua morte perguntei ao nosso Santo Pai e fundador, depois de sua confissão, se ele tinha o desejo de ver a Virgem Maria no momento da morte e de se sentir apoiado por ela na última hora.
Como a Virgem Santa — respondeu-me ele — poderia conceder um tal favor a uma pessoa miserável como eu?
Maria — repliquei — é capaz de visitar um grande número de seus devotos. Por que é que ela não poderia aparecer para aquele que trabalhou tanto para a sua glória?
Com esse pensamento a face de nosso santo se iluminou.
Ouça-me bem — disse-me ele — quando eu era ainda jovem, muitas vezes entretive-me com a Mãe de Deus; ela deu-me muitos conselhos sobre os assuntos da Congregação.
— E o que a boa mãe te disse? Perguntei.
— Muitas coisas foram ditas e coisas muito boas!
Eu insisti, mas ele recusou-se e não disse mais nada”.
Nunca mais Santo Afonso esqueceu-se desta abençoada gruta, desta cela mística, segundo a expressão feliz do também escritor Padre Tannoia, onde a sua alma ficou embriagada do amor divino e onde forjou o espírito de penitência que bem caracterizou toda a sua vida.
Quando regressou a Scala, nunca deixou de procurar este lugar tão cheio de boas memórias: “Oh, minha querida gruta — exclamava como que em êxtase — que eu viva sob o teu abrigo, como naqueles dias felizes que se foram cedo demais!”. (P. Berte, Vida de S. Alfonso, I, p. 152).
.:: Conselhos de Santo Afonso para manter viva a fé ::.
Fonte: Tradução livre: Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Sacramento da Ordem é tema de episódio do Vozes da Missão
Missionário Redentorista Pe. Adão Mazur destaca mais uma temática importante para as Santas Missões e compartilha sua trajetória vocacional. Confira!
Governo Redentorista se reúne com representantes das Santas Missões
Encontro realizado de forma virtual contou com a participação de 100 missionários itinerantes das cinco conferências. Saiba mais!
CAS participa do programa “Fortes na Fé” da TV Aparecida
Ir. Joaquim Barbosa, C.Ss.R., e Márcia Castro falam sobre a missão das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.