Notícias

Conheça o padre que sucedeu Afonso de Ligório na Congregação Redentorista

Padre Andrea Vilani tornou-se Reitor-Mór das casas localizadas no Reino de Nápoles após a morte de Santo Afonso

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

17 ABR 2024 - 17H06 (Atualizada em 18 ABR 2024 - 09H39)

Divulgação

Padre Andrea (André) Villani nasceu no dia 8 de fevereiro de 1707, na localidade de Casale di Curteri, na região de São Severino. Padre Villani foi admitido por Santo Afonso no Instituto, poucos anos depois da fundação. Ele tinha 36 anos, se tornando a pedra angular da nascente congregação depois do fundador. Leia MaisAfonso de Ligório: Mestre da Oração e da MisericórdiaConheça o padre contemporâneo de Santo Afonso conhecido como "Juiz de Paz"A misericórdia na história redentorista

Possuidor de uma grande sabedoria e conhecimento, de grande virtude e de singular prudência, foi encarregado pelo próprio Santo Afonso de alguns dos trabalhos mais importantes para a Congregação, como Mestre de Noviços. Várias vezes foi Reitor local de alguma comunidade, sendo ainda Consultor Geral, Vigário Geral e, após a morte de Santo Afonso, o Reitor-Mór das casas localizadas no Reino de Nápoles.

Trabalhou pela reunificação da Congregação

Uma lei chamada de “Regolamento”, instituída pelo rei de Nápoles, provocou a divisão da Congregação por vários anos. Quando se conseguiu a abolição deste famigerado “Regolamento”, padre Villani, que era o Reitor-Mór das casas do reino, logo fez convocar um Capítulo Geral para tratar da reunificação e regular a situação dos dois diferentes ramos do Instituto. Ele estava na faina dos preparativos, quando a morte o surpreendeu em Pagani, no dia 11 de abril de 1792, para tristeza de seus confrades, que confiavam em sua ação.

Divulgação
Divulgação
Redentoristas e Santo Afonso - Padre Villani é o primeiro, da primeira fila


A idade de 86 anos e as enfermidades, que já sofria, o levaram a afirmar aos confrades que não teria a alegria de presidir a tal capítulo. De fato, no dia em que se celebrava São Leão Magno, ele entregou sua alma a Deus, calmo e tranquilo como sempre viveu.

Padre Lorenzo Negri, que estava ao seu lado e o assistiu no momento de sua morte, fez sobre ele este merecido louvor: “Distinguido pela nobreza do seu nascimento, Padre Villani ganhou a estima de todos com a santidade de sua vida, com sua grande humildade e com sua heroica doçura”.

Sempre agraciado com a presença de Deus, Padre Villani nunca pensava em obter a sua glória pessoal, mas sim a ganhar almas para Deus.

Companheiro de Santo Afonso 

Divulgação
Divulgação
Padre Andrea Villani era considerado 'braço direito' de Santo Afonso

Padre Andrea Villani gozava do respeito e da consideração de nosso fundador, Padre Afonso de Ligório, que o amava mais do que a qualquer outra pessoa.

Nosso fundador o escolheu como Diretor Espiritual, como seu Conselheiro no governo da Congregação e como seu sucessor no cargo de Reitor-Mór da Congregação.

Um pouco antes da sua morte, Padre Lourenço, que o assistia, perguntou se havia alguma coisa que o incomodasse.

Ele, pedindo que o padre se aproximasse, afirmou com sua habitual serenidade: “Morro em paz e sem medo”.

E sua alma voou para o céu, a fim de encontrar nosso santo fundador, do qual foi um fiel discípulo aqui na terra.


Trabalhou pela aprovação pontifícia da Congregação

Padre Villani, falando de si mesmo no processo de beatificação de Santo Afonso, assim afirmou:

“Eu nasci em São Severino, na diocese de Salerno; meu pai era da família dos Marchesi della Polla, e minha mãe era nobre de São Severino. Pela graça de Deus, tenho cumprido todos os anos não apenas o preceito da confissão e da comunhão da páscoa, mas desde a infância tenho comungado a cada oito dias, porque dos meus pais recebi uma santa educação. Desta forma, tenho vivido desde minha ordenação como sacerdote, e desde então tenho celebrado a Santa Missa todos os dias, menos em casos de doenças…”

Ainda menino de nove anos, quando estava rezando na igreja, recebeu a notícia de que seu pai havia morrido subitamente. Ele imediatamente saiu correndo, e realmente encontrou seu pai morto. “Glória ao Pai!” foi o que exclamou com a voz de criança sufocada pelos soluços, mostrando sua ternura filial, e, ao mesmo tempo, a perfeita submissão à vontade de Deus.

Em Nápoles, estudou Filosofia e Direito com grande sucesso e proveito. Tendo sido há pouco ordenado sacerdote, entrou para a Congregação, e o Mestre dos Noviços, Padre Mazzini, para experimentar, o fez viajar de Castelamare até Ciorani numa mula, entre duas cestas de carvão.

Era tal a sua santidade, que alguns se perguntavam, entretanto, sem resolver a questão, qual dos dois, Padre Afonso ou Padre Villani, era maior em santidade. 

Padre Villani tinha 43 anos quando, mesmo sendo Mestre dos Noviços e Reitor da Comunidade de Ciorani, foi enviado por Santo Afonso a Roma para obter a aprovação das regras e Constituições da Congregação junto a Santa Sé

Divulgação
Divulgação
Aprovação da Congregação Redentorista pelo Papa Bento XIV

E o Papa Bento XIV, em 25 de fevereiro de 1749, deu sua aprovação pontifícia acrescida de muitos Privilégios à Congregação, apenas 17 anos após a sua fundação.

Depois disso, Padre Villani foi visitar a Casa de Nossa Senhora em Loreto, regressando imediatamente a Ciorani, onde foi recebido com muita alegria e festa por todos os confrades.

.:: Memória da aprovação das Regras e Constituições Redentoristas ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...