Notícias

Contemplar o mistério do Natal com o coração de uma criança

Santo Afonso Maria de Ligório tinha uma forma toda especial de contemplar o mistério do Natal

Escrito por Redentoristas

24 DEZ 2023 - 07H22 (Atualizada em 26 DEZ 2023 - 11H17)

Shutterstock
Para compreender o mistério do Natal, Santo Afonso se faz criança para se sentir próximo de Jesus. Ele busca traduzir seu conhecimento em uma linguagem simples e cheia de sentimentos humildes para também nos aproximar do mistério do nascimento do Deus Menino.

Em muitos de seus escritos encontramos referências dos momentos da infância de modo muito simples: Jesus envolto em panos, Jesus tomando leite, Jesus sobre a palha na manjedoura, Jesus dormindo e chorando, etc.

Cada gesto e cada detalhe não passa despercebido para o fundador. As faixas são o símbolo das cordas com as quais Jesus um dia será amarrado; a palha e a manjedoura anunciam sua vida dura, feita de sofrimentos e sacrifícios; o leite nos faz pensar na comida que comerá quando crescer e no pão da Eucaristia. O choro revela sua amargura pelos pecados do mundo e pela ingratidão dos homens.

Leia MaisO mistério do Natal em Santo Afonso de LigórioO significado e a origem do presépio cristão O presépio de Santo Afonso Podemos perceber também expressões e aspectos que podem despertar algum desconforto, mas é preciso partir do ponto de Santo Afonso e penetrar na sua alma simples e inocente, apaixonada pelo Menino Jesus.

Muitas vezes, Santo Afonso, em momentos de forte emoção, mostra sua devoção e sua piedade com canções e poemas, alguns dos quais são conhecidos como “Tu desces das estrelas”, e “Quando nasceste, Menino”.

Santo Afonso faz uso de todos os meios de expressão para dar vazão à plenitude dos sentimentos de fé e amor, de arrependimento e graça, de gratidão e espanto que nele surgem e que deveriam surgir em todo cristão diante do acontecimento de Natal, ao mistério supremo de um Deus que se faz homem, para que o homem se faça Deus, de um Deus que se faz homem para salvar todos os homens.

Fonte: Site www.santaalfonsoedintorni.it

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...