Notícias

Exercícios para você pensar sobre a escolha da vocação

Vocação é um chamado de Deus, que nos criou, nos ama e tem um plano para nós

Escrito por Redentoristas

17 AGO 2023 - 07H00

Pexels/ Shutterstock

Compreender o plano de Deus para a nossa vida é uma tarefa difícil: nem sempre conseguimos ouvir claramente a Sua voz em nosso coração.

Para quem está num momento em que existem dúvidas sobre qual vocação seguir, o melhor a fazer é se abrir para olhar para si mesmo, para descobrir o que te move, os desejos e habilidades para resgatar a sua essência e autenticidade, que, às vezes, fica meio perdida entre tantos caminhos, escolhas e possibilidades. 


As escolhas tem consequências, mas não seguir os sonhos e escolhas, também tem!


Vocação
é um chamado de Deus; que nos criou, nos ama e tem um plano para nós. Já o discernimento é a oportunidade para refletir sobre a vocação a que somos chamados. É diferente de simplesmente tomar uma decisão sobre uma carreira ou estilo de vida.

Leia MaisA vocação de São Geraldo MajellaConheça a história da Semana Vocacional7 fatos marcantes na história de Santo Afonso de LigórioO discernimento começa na fé, onde reconhecemos Deus como a fonte da vocação, envolvemos Deus no processo de tomada de decisão, e isso tudo passa pela oração e ouvirmos ativamente a vontade de Deus.

Não pense que você vai ser mais um excluído se escolher um caminho de vida diferente da maioria. Obviamente, nossas escolhas têm consequências, mas não seguir os nossos sonhos e escolhas também tem!

Preparamos alguns exercícios para te ajudar a refletir e a discernir a sua vocação! 

Exercícios para discernimento vocacional 

1 - Imagine que é chamado a ser Irmão ou Irmã Religiosa, padre, mulher ou homem consagrado. Escreva em uma lista as vantagens e desvantagens de ser chamado a estas vocações.

2 - Agora imagine que você foi chamado para a vocação do casamento. Escreva uma lista de todas as vantagens e desvantagens do chamado a esta vocação.

3 - Santo Inácio, em seus exercícios espirituais, falou de uma maneira criativa para discernir uma vocação. Ele disse para explicar a um amigo o que você sente sobre a vocação para a vida religiosa e, a seguir, sobre o casamento. Considere seus pensamentos, sentimentos e motivações ao falar sobre cada um deles. Examine-os. Como você se sente ao descrever cada uma para um amigo? Qual delas traz mais alegria, entusiasmo e interesse? (se você não conseguir falar com alguém, ao menos, escreva)

4 - Outro exercício de Santo Inácio é pensar em si mesmo no leito de morte e se lembrar de sua vida. O que você vê sobre o que tem sido? Onde você se vê realizado na vida? Que vocação lhe trouxe maior alegria no serviço a Deus?

5 - Escreva uma linha do tempo histórica de sua vida. Quais são os eventos mais importantes e significativos de sua vida? E as pessoas que fizeram parte? Você vê algum padrão de como Deus tem trabalhado, conduzido e chamado você ao contemplar sua vida?

6 - Escreva uma lista das qualidades de um homem / mulher com quem você gostaria de se casar se fosse chamado para o casamento. Certifique-se de incluir uma lista de qualidades que você não gostaria em um homem / mulher.

7 - Escreva uma lista de qualidades que você procuraria em uma Ordem Religiosa, alguma outra forma de vida consagrada ou o sacerdócio. Quais são os carismas e a vida de oração da Ordem? Por qual apostolado ou missão você é apaixonado? Vida contemplativa ou vida ativa? Ou um equilíbrio de ambos?

8 - Escreva uma lista dos maiores desejos ou paixões do seu coração, do maior ao menor. Inclua coisas como o que você gosta de fazer, como cozinhar, caminhar, etc. Em seguida, ore e faça um diário sobre qual vocação se encaixa melhor com esses desejos.

9 - Você já teve algum sinal de vocação iluminador ou algo que você sabe que vem de Deus? Nesse caso, reflita sobre eles e certifique-se de fazer um diário e orar sobre eles.

10 - Quais são seus medos e dúvidas, incertezas em ser chamado ao casamento, à vida religiosa ou à vida consagrada? Os medos e as dúvidas parecem ser as maiores coisas que nos impedem de seguir em direção à nossa vocação. Ore com a passagem bíblica de Mt 14, 22-33, coloque-se no lugar de Pedro e reflita sobre os medos de sua vida que podem fazer você duvidar como o apóstolo.

11 - Ore e medite com estas passagens bíblicas para discernir o casamento: Ef 5, 22-33, Mt 19, 4-6 e Vida Consagrada 1 Cor 7, 32-34, Mt 19, 11-12, Mc 10, 20-21. 

Depois desses exercícios, você deve se perguntar o que fazer com as respostas e os sentimentos que surgiram no seu coração. Agora é hora de procurar uma igreja, paróquia, um padre ou alguém que possa te ajudar a continuar esse discernimento. A Pastoral Vocacional pode te ajudar e muito nesse caminho! 



Fonte: Exercícios com Diocese de Lansing.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...