Notícias

Livro reúne pensamento de Santo Afonso fiel ao tempo presente

Publicação lançada pela Editora Santuário reúne 11 obras em um único volume e reforça a grandeza dos escritos do santo fundador dos Redentoristas para os nossos dias.

Escrito por Elisangela Cavalheiro

02 AGO 2021 - 16H40 (Atualizada em 03 AGO 2021 - 07H48)

Gustavo Cabral

O lançamento mais esperado do ano pela Editora Santuário, o livro “Santo Afonso Maria de Ligório – Obras Espirituais Selecionadas”, teve seu lançamento realizado na manhã desta segunda (02), no Auditório Pe. Geraldo Pires de Souza, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP). A publicação que traz 11 obras de Santo Afonso pretende ser a expressão do pensamento deste Doutor da Igreja que se mantém relevante para o tempo presente.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento da publicação diversos convidados e missionários redentoristas de diversas comunidades religiosas de Aparecida. Destes, formaram uma mesa para apresentar a nova obra, padre Flávio Cavalca, C.Ss.R., organizador da publicação; padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., diretor editorial da Editora Santuário; padre Victor Hugo Lapenta, C.Ss.R., que contribuiu na seleção de algumas obras; padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., superior provincial da Unidade de São Paulo, e o senhor Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro.

Na apresentação inicial Padre Marlos retomou o fecundo legado do Santo Fundador, ao citar o que ele almejava com suas obras.

“O apostolado alfonsiano da pena não foi para o nosso santo uma forma de alcançar projeção social nem destaque acadêmico entre seus pares, querendo unicamente enaltecer o seu ego intelectual, mas em cada linha escrita e em cada texto publicado, Santo Afonso almejava possibilitar a formação da consciência cristã das pessoas”, disse o superior provincial. A preocupação de Santo Afonso era unicamente “edificar a pessoa humana e sua capacidade de resposta ao amor que de Deus recebeu”, completa o superior.

Em outro momento, padre Marlos destacou a forma com que as obras foram selecionadas para reforçar a importância do pensamento de Santo Afonso para o tempo presente.

“O esmero e cuidado da presente publicação de fazer a devida seleção, isto é, de privilegiar os textos alfonsianos que gozam ainda de pertinência e significância para o nosso tempo sócio eclesial, que foi muito enriquecido pelo maior evento eclesial do século 20, o Concílio Vaticano II; esse que continua sendo referencial imprescindível e seguro para a vida da Igreja, mesmo que alguns tentem não admitir”, assinalou o superior.

Leia MaisVisitas ao Santíssimo Sacramento e à Virgem Maria: o legado de Santo AfonsoSanto Afonso, o homem do equilíbrio moral150 anos da proclamação de Santo Afonso Doutor da IgrejaO Espírito Santo no pensamento de Santo Afonso

Para Afonso, a forma de promover e amar os pobres mais abandonados era dar-lhes uma boa formação, segundo o superior. “Sem colocarmos essas lentes da finalidade de suas obras dificilmente iremos entender seus escritos achando que são elementos para meramente alimentar devocionismos estéreis ou que são transbordamentos e afetos de uma alma demasiadamente adocicada. Ao invés disso, temos que reconhecer que ele possuía ao mesmo tempo uma envergadura intelectual ímpar, conjugada com profundo senso pastoral”, completou.

O organizador da publicação, Padre Flávio Cavalca, também reforçou o mesmo empenho de Santo Afonso ao fazer do seu trabalho de escritor um verdadeiro apostolado dedicado aos mais simples. “Santo Afonso escreveu de maneira clara, objetiva, sem muitas palavras”, disse o missionário que ainda lembrou um fato interessante da época que denota a preocupação do santo ao falar de maneira próxima ao povo de Deus.

“Na época de Santo Afonso a língua italiana estava em construção e ele conhecia a linguagem toscana que era da elite, mas ele não usava essa linguagem e preferiu utilizar o italiano popular que o colocava ao alcance das pessoas mais simples”, enfatizou.

Além dos missionários presentes na mesa, também tomou a palavra o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Vitor Tavares que manifestou a sua alegria pela publicação de tamanha obra para o segmento católico. “Nós profissionais desse segmento religioso católico, das obras católicas, estamos muito felizes por mais uma grande obra de um doutor da Igreja, de um cânone da literatura universal católica, Santo Afonso Maria de Ligório”, disse.

O presidente comentou ainda que a nova publicação deverá estar em destaque nas editoras católicas na Bienal Internacional do Livro em 2022. “Tenho certeza que a Editora Santuário estará presente e este livro estará em destaque em nossos estandes a disposição e todo publico católico e não católico”.

Toda a cerimônia foi transmitida nos canais oficiais da Editora Santuário e da Província Redentorista de São Paulo. Abaixo assista a íntegra e logo depois confira fotografias deste momento importante. 

:: Para adquirir a publicação, acesse aqui o site da Editora Santuário. 

Galeria do evento:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...