Notícias

Missa marca abertura da fase canônica do 26º Capítulo Geral

Capitulares e grupo de apoio estão reunidos em uma casa dos Carmelitas da Antiga Observância, em Roma

Escrito por Mário Pereira

12 SET 2022 - 15H50 (Atualizada em 13 SET 2022 - 07H46)

Divulgação

A fase canônica do 26º Capítulo Geral da Congregação do Santíssimo Redentor teve início no último domingo (11/09), em uma casa pertencente aos Carmelitas da Antiga Observância, em Roma, na Itália.Leia MaisRedentoristas concluem a primeira fase do 26º Capítulo GeralSuperior Geral fala sobre abertura da 1ª fase do 26º Capítulo Geral

Os 91 capitulares com direito a voto se reuniram pela primeira vez, acompanhados por um grupo de apoio formado por 30 confrades, que auxiliam na tradução e logística dos trabalhos

Já nesta segunda-feira (12/09), pela manhã, foi realizada a Missa de abertura do Capítulo Geral, com a invocação do Espírito Santo para guiar este importante momento para os missionários redentoristas. A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Michael Brehl, Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor.

Em sua homilia, o padre Brehl refletiu:

Aceitar nosso chamado hoje exige coragem e decisão, como a coragem de Afonso quando os outros o abandonaram junto com o irmão Vito e ficaram sozinhos em Scala. É como a coragem de Clemente quando foi expulso de San Benon para Varsóvia e não sabia se voltaria a ver seus irmãos redentoristas. É a coragem dos nossos bem-aventurados mártires na Ucrânia, Eslováquia, Espanha. Hoje, encontramos esperança na coragem de tantos dos nossos antepassados na Congregação, que se propuseram a levar a Boa Nova aos outros, seguindo Jesus nas florestas do Suriname e nos desertos da África Ocidental, nas terras inexploradas da América do Norte, até as antigas civilizações da Índia, Japão, Tailândia e Vietnã”.

Divulgação
Divulgação
Missa de abertura foi presidida pelo Superior Geral da Congregação, Pe. Michael Brehl, C.Ss.R.


Ainda nesta segunda-feira, os participantes do Capítulo Geral se reuniram para apresentações, orientações e informações sobre o material recebido.

Um dos capitulares presentes em Roma, o Superior Provincial de São Paulo, Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., falou sobre a importância do encontro:

“Nós temos o Capítulo Geral a cada seis anos. É um momento para balanço da caminhada, mas também para projeções e compromissos, além de algumas mudanças e adaptações que devem ser feitas em vista da pertinência e da continuidade da nossa missão. São muitos desafios, pensando no mundo pós-pandemia, sobre quais serão as direções e as orientações que teremos para continuarmos sendo na Igreja um grupo missionário com coragem, transmitindo esperança e ajudando as pessoas a encontrarem cada vez mais a redenção na pessoa de Jesus, nosso Deus”.

No encontro desta segunda-feira, também foram apresentados os principais assuntos que serão discutidos na fase canônica, como a vida religiosa redentorista, o tema da liderança e governo, a formação redentorista, além da apresentação de relatórios das cinco Conferências e do Governo Geral.

Próximos passos 

Leia MaisA importância do leigo e a perspectiva de sua vocação na Igreja A missão do leigo redentorista

Nesta terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de setembro, os participantes do 26º Capítulo Geral terão um retiro, dedicado para reflexão. Um jesuíta asiático estará orientando os capitulares, ajudando a rezar e a refletir a missão à luz da fé

A partir da segunda semana, o encontro contará com a presença de uma representação leiga, formada por um leigo ou leiga por conferência. Embora não tenham direito de voto, os leigos são convidados a interagir, falar e transmitir suas impressões e compromissos de missão com a Congregação, na chamada “Missão Compartilhada”.

Na terceira semana, será feita a eleição do novo Superior Geral e dos Conselheiros Gerais para compor o próximo Governo Geral da Congregação.

As expectativas são as melhores para essa grande empreitada que estamos apenas iniciando. Um início com uma longa caminhada. Muitos já se conhecem por conta de outros acontecimentos da Congregação, como a primeira fase do Capítulo, que aconteceu em Aparecida. Tudo isso facilita o entrosamento e os momentos de convivência e fraternidade entre nós”, afirmou o Pe. Marlos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...