Nesta segunda-feira (6), os devotos de Nossa Senhora Aparecida tiveram a oportunidade de participar do 4º dia da Novena da Tarde no Santuário Nacional.
O Missionário Redentorista, Pe. Vanderlei Sousa, diretor da Rede Aparecida de Rádio, presidiu a celebração em honra à Padroeira do Brasil, com o tema: “Com Maria, celebrar a reconciliação e o perdão do Senhor”.
Logo no início da Novena, o animador da celebração, Pe. Célio Lopes, C.Ss.R., trouxe a memória do Papa Francisco, que durante seu pontificado, ao instituir o Ano da Misericórdia, afirmou diversas vezes que a "Misericórdia de Deus é infinita".
Para coroar o momento, uma rosa foi colocada próxima a um quadro representando Francisco.
O Papa Francisco, que tantas vezes ofereceu rosas a Maria, foi homenageado com uma rosa no 4º dia da Novena
.:: Fique por dentro da Novena e Festa da Padroeira 2025 pelo Aplicativo Aparecida ::.
A Palavra do Senhor (2Cor 5,17-20), proclamada pelo concelebrante, Pe. Luiz Almir, C.Ss.R., foi um convite à transformação interior.
Na Novena da Tarde, clamar Maria nos ensina que viver o perdão é reconhecer na Mãe da Reconciliação a grandeza do amor oferecido por Jesus Cristo.
Pe. Luiz Almir, C.Ss.R., proclama a Palavra de Deus (2Cor 5,17-20)
.:: Conheça a Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Taubaté (SP) ::.
Pe. Vanderlei iniciou sua reflexão com uma pergunta: Qual a intensidade da presença de Cristo em minha vida?
De acordo com o Padre, se alguém está em Cristo, é criatura nova, que rege suas ações de acordo com os ensinamentos que o Salvador deixou nas Sagradas Escrituras.
Assim como está escrito na carta de São Paulo aos Coríntios, o presidente da celebração relembrou que somos embaixadores de Cristo:
“A reconciliação com Deus acontece, apesar de nossas culpas. Em Cristo, o Pai derrama a abundância do Seu amor, para cada um daqueles que é mergulhado no batismo, e nos confia o ministério da reconciliação, para sermos seus embaixadores”.
O Missionário Redentorista demonstrou a importância de praticar o perdão:
“Sem a reconciliação, vai imperar em nossa vida o ódio, a vingança, a exclusão, a polarização, o racismo, o racismo religioso e social, vai imperar muitas expressões de agressão à pessoa humana e que nós nos acostumamos a dizer ‘faz parte’. Como novas criaturas em Cristo, temos que nos rebelar contra esse homem velho”.
Ele também destacou o momento da crucificação do Salvador, como forma de oferecer a Copiosa Redenção à humanidade por meio da reconciliação:
“Cristo, encarnado em Jesus, não nos condenou. Ele disse do alto da cruz: ‘Perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem’. E nós, distantes do Cristo, sempre iremos procurar os culpados para as atitudes erradas que tomamos”.
Para encerrar sua reflexão, Pe.Vanderlei recordou as Bodas de Caná, onde Maria nos ensina a viver a reconciliação:
“Maria vai ao encontro daqueles assustados, amedrontados, e os motiva a um encontro pessoal com Jesus, apontando para Ele. Maria lhes fala dessa grande novidade que é o encontro com Jesus, e nos diz ‘Com Seu exemplo devemos seguir a nossa vida, façam o que Ele vos disse’. Maria se torna para nós, portanto, essa grande anunciadora que, em Jesus Cristo, o Filho eterno do Pai, há o perdão e a reconciliação”.
Pe. Vanderlei Sousa, C.Ss.R., após seu momento de reflexão
No final da celebração, rosas foram oferecidas à Nossa Senhora Aparecida, como sinal de reconciliação da humanidade com Deus.
Viver a devoção a mariana é um aprendizado sobre como restaurar a dignidade do ser humano, independente da situação.
Que a Mãe Aparecida nos ensine a abrir o coração para o perdão e a viver reconciliados com Jesus.










.:: Pe. Ferdinando reflete tema do 4º dia da Novena da Padroeira ::.
Uneser marca presença na Assembleia Capitular Provincial
Uneser participa da Assembleia Capitular da Província Nossa Senhora Aparecida, que definiu os primeiros textos que constarão no Estatuto Provincial. Saiba mais!
Geraldo Majella: o santo que fez revolução no silêncio
A revolução de São Geraldo não se anunciou em manifestos, mas em pequenos gestos de humildade, provando que "o silêncio de um santo é o grito mais forte do amor"
Assembleia Capitular: primeiros passos para o Estatuto Provincial
Durante 5 dias, a Província Nossa Senhora Aparecida esteve reunida no Seminário Santo Afonso para estudar os primeiros textos que irão formar o Estatuto Provincial
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.