Nesta segunda-feira (6), os devotos de Nossa Senhora Aparecida tiveram a oportunidade de participar do 4º dia da Novena da Tarde no Santuário Nacional.
O Missionário Redentorista, Pe. Vanderlei Sousa, diretor da Rede Aparecida de Rádio, presidiu a celebração em honra à Padroeira do Brasil, com o tema: “Com Maria, celebrar a reconciliação e o perdão do Senhor”.
Logo no início da Novena, o animador da celebração, Pe. Célio Lopes, C.Ss.R., trouxe a memória do Papa Francisco, que durante seu pontificado, ao instituir o Ano da Misericórdia, afirmou diversas vezes que a "Misericórdia de Deus é infinita".
Para coroar o momento, uma rosa foi colocada próxima a um quadro representando Francisco.
O Papa Francisco, que tantas vezes ofereceu rosas a Maria, foi homenageado com uma rosa no 4º dia da Novena
.:: Fique por dentro da Novena e Festa da Padroeira 2025 pelo Aplicativo Aparecida ::.
A Palavra do Senhor (2Cor 5,17-20), proclamada pelo concelebrante, Pe. Luiz Almir, C.Ss.R., foi um convite à transformação interior.
Na Novena da Tarde, clamar Maria nos ensina que viver o perdão é reconhecer na Mãe da Reconciliação a grandeza do amor oferecido por Jesus Cristo.
Pe. Luiz Almir, C.Ss.R., proclama a Palavra de Deus (2Cor 5,17-20)
.:: Conheça a Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Taubaté (SP) ::.
Pe. Vanderlei iniciou sua reflexão com uma pergunta: Qual a intensidade da presença de Cristo em minha vida?
De acordo com o Padre, se alguém está em Cristo, é criatura nova, que rege suas ações de acordo com os ensinamentos que o Salvador deixou nas Sagradas Escrituras.
Assim como está escrito na carta de São Paulo aos Coríntios, o presidente da celebração relembrou que somos embaixadores de Cristo:
“A reconciliação com Deus acontece, apesar de nossas culpas. Em Cristo, o Pai derrama a abundância do Seu amor, para cada um daqueles que é mergulhado no batismo, e nos confia o ministério da reconciliação, para sermos seus embaixadores”.
O Missionário Redentorista demonstrou a importância de praticar o perdão:
“Sem a reconciliação, vai imperar em nossa vida o ódio, a vingança, a exclusão, a polarização, o racismo, o racismo religioso e social, vai imperar muitas expressões de agressão à pessoa humana e que nós nos acostumamos a dizer ‘faz parte’. Como novas criaturas em Cristo, temos que nos rebelar contra esse homem velho”.
Ele também destacou o momento da crucificação do Salvador, como forma de oferecer a Copiosa Redenção à humanidade por meio da reconciliação:
“Cristo, encarnado em Jesus, não nos condenou. Ele disse do alto da cruz: ‘Perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem’. E nós, distantes do Cristo, sempre iremos procurar os culpados para as atitudes erradas que tomamos”.
Para encerrar sua reflexão, Pe.Vanderlei recordou as Bodas de Caná, onde Maria nos ensina a viver a reconciliação:
“Maria vai ao encontro daqueles assustados, amedrontados, e os motiva a um encontro pessoal com Jesus, apontando para Ele. Maria lhes fala dessa grande novidade que é o encontro com Jesus, e nos diz ‘Com Seu exemplo devemos seguir a nossa vida, façam o que Ele vos disse’. Maria se torna para nós, portanto, essa grande anunciadora que, em Jesus Cristo, o Filho eterno do Pai, há o perdão e a reconciliação”.
Pe. Vanderlei Sousa, C.Ss.R., após seu momento de reflexão
No final da celebração, rosas foram oferecidas à Nossa Senhora Aparecida, como sinal de reconciliação da humanidade com Deus.
Viver a devoção a mariana é um aprendizado sobre como restaurar a dignidade do ser humano, independente da situação.
Que a Mãe Aparecida nos ensine a abrir o coração para o perdão e a viver reconciliados com Jesus.










.:: Pe. Ferdinando reflete tema do 4º dia da Novena da Padroeira ::.
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões
Pe. Pessanha, C.Ss.R., destacou na homilia a importância do coração aberto e da vigilância no Advento, reforçando a unidade cristã nas Santas Missões. Confira!
CAS de Campinas é destaque no novo episódio de Seguindo o Redentor
Com apresentação do Ir. Joaquim Barbosa, C.Ss.R., o episódio apresenta o CAS Copiosa Redenção de Campinas, com a participação da Coordenadora Arlete Ferreira. Confira!
Padre Rodolfo Von Smetana e a Congregação Redentorista
Conheça o papel de Pe. Von Smetana na organização e crescimento da Congregação Redentorista, que de 4 províncias em 1852, saltou para 12 em 1890. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.