Esse grande vulto da Congregação Redentorista nasceu em 17 de julho de 1799, na Áustria, filho de um chanceler do império.
Discípulo e penitente de São Clemente Maria Hoffbauer, sentindo-se chamado à vida religiosa entrou para a Congregação e no noviciado teve o Padre José Armando Passerat como seu diretor espiritual.
Concluído esse importante ano de aprofundamento na vida redentorista, professou na congregação no dia 2 de fevereiro de 1821, tornando-se padre dois anos depois, em 21 de agosto de 1823.
Intensa atividade em prol da Congregação
Ordenado sacerdote, Padre De Held tornou-se o braço direito do Padre José Armando Passerat que era o Vigário Geral Transalpino para a Congregação na Europa Central, trabalhando na fundação de numerosas casas redentoristas na Bélgica, na Inglaterra e também na América do Norte, para onde enviou os primeiros redentoristas.
Com a criação das 06 primeiras províncias redentoristas pelo Papa Gregório XVI, em 1841, tornou-se o primeiro Superior Provincial e fundador da Província Belga.
Essa criação de províncias é considerada uma das primeiras medidas de reconfiguração da Congregação, adaptando-a a novas realidades do mundo, especialmente da Europa do século XIX, a fim de cumprir melhor sua missão herdada do fundador Santo Afonso.
Poucos anos após a criação das primeiras províncias ocorreria a Revolução de 1848, que balançaria as estruturas políticas de vários países do continente. Esse movimento foi chamado de “Primavera dos Povos” pelos historiadores.
O também redentorista francês Padre Achilles Desurmont fez sobre ele este belo elogio: "Natureza fortemente temperada, intrépida como um soldado, devota como um noviço, hábil como diplomata, paciente como um homem de sofrimento ... este homem notável tornou-se o alter ego do Vigário Geral nas regiões do norte".
Colaboração na expansão da Congregação
As ações do pai como chanceler do Reino Austríaco que era então uma das maiores potências da Europa, certamente o ajudou em sua missão de conduzir a sua província a trabalhar na fundação de novas casas que se tornariam a base de novas províncias.
O fim do século XVIII e início do século XIX foi um período de grande expansão da Congregação na Europa e para fora dela, especialmente na América do Norte.
.:: A presença redentorista na América do Norte ::.
Padre Frederico de Held era um missionário devorado pelo zelo da salvação das almas. Olhando de fora, podia ser tomado por um eremita que se entregou à penitência, graças à sua vida mística e espiritualidade.
Nos últimos anos de sua vida Padre De Held perdeu a visão, mas ele não viu isso como castigo e assim disse em sua humildade: "Se tenho tanto que sofrer, provavelmente é porque Deus quer me dar a oportunidade de expiar minhas dificuldades para com os doentes quando eu era superior".
Padre Frederico De Held faleceu aos 82 anos e dele pode ser dito: Pater de Held, qui fuit Passerat, qui fuit Hofbauer, qui fuit Alphonsi, qui fuit Dei.
Sua vida foi escrita pelo historiador belga Padre Maurice Di Meulemeester que tão bem usou a inspiração do livro do Eclesiástico para sintetizar sua vida e missão: "Gaudemus viros gloriosos e parentes nostros in generatione sua" (Façamos o elogio dos homens ilustres, que são nossos antepassados, em sua linhagem - Eclo 44,1).
.:: Conheça a história do Irmão Simão, o marceneiro ::.
Fonte: Instituto Histórico Redentorista
Santuário do Bom Jesus da Lapa lança tema da Romaria 2026
Arte convida o romeiro a entrar na gruta, a fazer-se peregrino e a reconhecer que o Bom Jesus continua habitando entre nós. Saiba mais!
Ex-Seminaristas Redentoristas realizam primeiro encontro de 2026
Encontro de janeiro destaca o vínculo familiar e a maturidade de amizades que permanecem fortes, unindo risadas, abraços e histórias cheias de significado
A obra Redentorista em Campos dos Goytacazes (RJ)
Confira a trajetória da obra redentorista em Campos dos Goytacazes desde 1923, quando os missionários encontraram um cenário de grande abandono espiritual!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.