A 43ª Romaria das Famílias Redentoristas teve seu início na sexta-feira, dia 28 de novembro, sendo um momento significativo no calendário de eventos da Província Nossa Senhora Aparecida.
Este encontro anual, que se estende por três dias, é um momento de partilha e fortalecimento dos laços que unem os Missionários Redentoristas das diferentes regionais que compõem a província e seus familiares.
O objetivo central da Romaria é proporcionar um espaço de espiritualidade e convivência, onde a família de sangue e a família religiosa se encontram para celebrar a vocação e a missão deixada por Santo Afonso.
Na manhã deste sábado (29), além de momentos de partilha, os redentoristas e seus parentes puderam participar de um enriquecedor momento formativo no Seminário Santo Afonso ministrado pelo Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R., e Camila Morais, jornalista da TV Aparecida. Confira os principais momentos abaixo!
Celebração Eucarística no Santuário Nacional
Como parte da variada programação da Romaria das Famílias, o Santuário Nacional de Aparecida acolheu os missionários e seus familiares para a Missa Solene das 18h, no Altar Central, presidida pelo Superior Provincial, Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R.
A celebração iniciou com o Pe. Marlos acendendo a primeira vela do Advento, que representa a esperança e o início do tempo de preparação ao Natal.
Ao iniciar sua homilia, Pe. Marlos direcionou sua fala aos familiares redentoristas presentes, que foram suas bases durante o processo de discernimento e são força na continuidade da missão:
"A 43ª Romaria dos familiares redentoristas é um momento importante da gente agradecer esse presente de Deus, nossa família".
Em seguida, o provincial destacou o Advento, como "tempo espiritual" e "tempo da graça de Deus". Este tempo nos afasta da pressa e do consumismo que marcam muitas vezes o final do ano. Ele nos convoca a uma espera vigilante e a uma preparação interior para o que realmente importa, o momento em que Deus se fez homem:
"O ano acabou, estamos iniciando hoje o novo ano litúrgico na vida da Igreja, por isso a celebração do primeiro Domingo do Advento. O Advento é, sobretudo, um tempo espiritual, um tempo da graça de Deus em nossa vida. Daqui a alguns dias celebraremos a encarnação de Deus em nosso meio”.
O sacerdote também relembrou o momento em que acendeu a primeira vela do advento, reforçando que a luz das velas é um convite para deixar a cegueira causada pelo mundo e seguir o caminho de Cristo:
“Quatro velas simbolizam essa grande luz, que não vem para ofuscar nossa vida, mas para nos fazer enxergar o caminho da salvação”.
Para encerrar sua homilia, Pe. Marlos refletiu sobre o Evangelho de São Mateus (24,27-44), relembrando que a vinda do Filho de Deus também é um chamado a alinharmos nossas vidas a vontade de Deus:
"A palavra-chave para o Evangelho de Mateus é vigilância, atenção. Caso contrário, não iremos nos preparar bem para a celebração do Natal. Não é para nos assustar, mas para que de fato o natal seja a celebração da vida de deus em nosso medo e a mudança na nossa vida para o projeto de Deus”.
Ao final da celebração, o Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., animador da missa, convidou todos os participantes da Romaria e fiéis que a acompanhavam a se dirigirem para a Fachada Norte do Santuário Nacional, onde foi realizada a inauguração e bênção do Presépio.
A 43ª Romaria das Famílias Redentoristas chegou ao fim no domingo (30), após um momento oracional na capela do Seminário Santo Afonso, local que é berço da formação dos Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida.
1/14














Santo Afonso de Ligório e a recitação do Santo Rosário
À luz de Santo Afonso, é possível notar como o caminho de oração perseverante e espiritualidade mariana fortalece a missão redentorista. Clique e confira!
Uneser celebra a vida durante encontro em Aparecida (SP)
Confraternização, oração e fraternidade marcaram os dias de convivência do grupo Uneser, que celebrou amizades construídas ao longo de décadas. Confira!
Redentoristas lançam Centro de Assistência aos Migrantes no México
Projeto da Conferência Redentorista da América do Norte cria redes de acolhimento e serviços para migrantes em mobilidade na fronteira do México. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.