A 43ª Romaria das Famílias Redentoristas teve seu início na sexta-feira, dia 28 de novembro, sendo um momento significativo no calendário de eventos da Província Nossa Senhora Aparecida.
Este encontro anual, que se estende por três dias, é um momento de partilha e fortalecimento dos laços que unem os Missionários Redentoristas das diferentes regionais que compõem a província e seus familiares.
O objetivo central da Romaria é proporcionar um espaço de espiritualidade e convivência, onde a família de sangue e a família religiosa se encontram para celebrar a vocação e a missão deixada por Santo Afonso.
Na manhã deste sábado (29), além de momentos de partilha, os redentoristas e seus parentes puderam participar de um enriquecedor momento formativo no Seminário Santo Afonso ministrado pelo Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R., e Camila Morais, jornalista da TV Aparecida. Confira os principais momentos abaixo!
Celebração Eucarística no Santuário Nacional
Como parte da variada programação da Romaria das Famílias, o Santuário Nacional de Aparecida acolheu os missionários e seus familiares para a Missa Solene das 18h, no Altar Central, presidida pelo Superior Provincial, Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R.
A celebração iniciou com o Pe. Marlos acendendo a primeira vela do Advento, que representa a esperança e o início do tempo de preparação ao Natal.
Ao iniciar sua homilia, Pe. Marlos direcionou sua fala aos familiares redentoristas presentes, que foram suas bases durante o processo de discernimento e são força na continuidade da missão:
"A 43ª Romaria dos familiares redentoristas é um momento importante da gente agradecer esse presente de Deus, nossa família".
Em seguida, o provincial destacou o Advento, como "tempo espiritual" e "tempo da graça de Deus". Este tempo nos afasta da pressa e do consumismo que marcam muitas vezes o final do ano. Ele nos convoca a uma espera vigilante e a uma preparação interior para o que realmente importa, o momento em que Deus se fez homem:
"O ano acabou, estamos iniciando hoje o novo ano litúrgico na vida da Igreja, por isso a celebração do primeiro Domingo do Advento. O Advento é, sobretudo, um tempo espiritual, um tempo da graça de Deus em nossa vida. Daqui a alguns dias celebraremos a encarnação de Deus em nosso meio”.
O sacerdote também relembrou o momento em que acendeu a primeira vela do advento, reforçando que a luz das velas é um convite para deixar a cegueira causada pelo mundo e seguir o caminho de Cristo:
“Quatro velas simbolizam essa grande luz, que não vem para ofuscar nossa vida, mas para nos fazer enxergar o caminho da salvação”.
Para encerrar sua homilia, Pe. Marlos refletiu sobre o Evangelho de São Mateus (24,27-44), relembrando que a vinda do Filho de Deus também é um chamado a alinharmos nossas vidas a vontade de Deus:
"A palavra-chave para o Evangelho de Mateus é vigilância, atenção. Caso contrário, não iremos nos preparar bem para a celebração do Natal. Não é para nos assustar, mas para que de fato o natal seja a celebração da vida de deus em nosso medo e a mudança na nossa vida para o projeto de Deus”.
Ao final da celebração, o Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., animador da missa, convidou todos os participantes da Romaria e fiéis que a acompanhavam a se dirigirem para a Fachada Norte do Santuário Nacional, onde foi realizada a inauguração e bênção do Presépio.
A 43ª Romaria das Famílias Redentoristas chegou ao fim no domingo (30), após um momento oracional na capela do Seminário Santo Afonso, local que é berço da formação dos Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida.
1/14














Os Rebeldes Amorosos de Santo Afonso Maria de Ligório
Conheça a história dos Redentoristas que, apesar das críticas, priorizam os "muitos feridos de nosso tempo", com cordialidade e hospitalidade em sua missão
Reunião do Secretariado Geral Redentorista para formação em Roma
O encontro analisou desafios e incluiu a formação permanente e de Irmãos, implementando decisões do XXVI Capítulo Geral. Clique e saiba mais!
Virtudes Redentoristas: abnegação de si mesmo e amor à cruz
Abnegação é um ato de renúncia, de esvaziamento total, como nos mostrou Jesus. Amar a cruz significa orientar tudo em nós para fazer a vontade divina.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.