Um dos aspectos mais marcantes do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é o fato de que Ela não olha para o seu filho assustado, mas para nós.
Por que ela olha diretamente para nós?
Os olhos de Maria atraem todos os que olham em seu rosto para o mistério da Redenção que ela segura em seus braços. Seu olhar é de grande compaixão, mas também de intensidade. É um olhar penetrante. Este estilo artístico na iconografia mariana que mostra explicitamente Maria segurando o Menino Jesus, mas olhando diretamente para nós, significa que Jesus abençoa àquele que sua Mãe olha.
O olhar de Maria para nós não só nos abençoa, mas também nos convida a ser discípulos e evangelistas de Jesus Cristo, como Ela própria o foi. Ela acompanhou Jesus desde a concepção em seu ventre até a morte na Cruz. Ao fazer isso, ela seguiu Jesus de uma maneira perfeita.
:: Simbologia do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
O propósito da Congregação do Santíssimo Redentor é “seguir o exemplo de Jesus Cristo, o Redentor ...”. Maria mostra a nós e a todos os cristãos como seguir Jesus. Maria é o modelo de discipulado.
Lucas apresenta Maria como aquela que ouve a Palavra de Deus. É evidente nos dois primeiros capítulos de seu Evangelho. Lucas descreve Maria como um modelo de discipulado em seu Evangelho.
Em Lucas 11, 27-28, ele enfatiza essa ideia mais uma vez. “Enquanto ele falava, uma mulher da multidão gritou e disse-lhe: 'Bendito seja o ventre que te carregou e os seios em que você amamentou'”. Ele respondeu: “Antes, bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a observam”.
A mulher elogia Maria por ser a mãe de Jesus. Mas Jesus mostra que uma bênção genuína vem de ouvir a Palavra e guardá-la. Aqui, Jesus não nega o status de Maria como sua mãe. Por outro lado, Jesus elogia sua mãe por ouvir a Palavra de Deus e cumpri-la.
Leia os demais artigos deste mesmo autor: Perpétuo Socorro: nossa esperança Perpétuo Socorro: nossa ajuda em tempos de dificuldadePerpétuo Socorro: o que o ícone desta devoção nos falaMaria é abençoada não apenas porque deu à luz a Jesus e o cuidou em sua infância, mas também porque é ouvinte e cumpridora da Palavra. Deus se agrada Dela, e realizou grandes coisas por causa de sua fé. Como a mulher na multidão, vemos uma bênção semelhante em Lucas 1, 42: Isabel elogia Maria por sua fé e sua concepção de Jesus. “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre”.
Maria é abençoada porque é a mãe de Jesus. Ela se tornou mãe de Jesus por ser obediente à Palavra de Deus. Portanto, segundo os critérios de Jesus, Maria também está incluída no grupo dos bem-aventurados.
De todos os evangelistas, Lucas dá a imagem mais completa e empática de Maria. Ele não hesita em apontar os pensamentos íntimos de Maria. Ele expressa o dilema de Maria com a saudação do anjo, sua alegria pela visita a Isabel e sua ansiedade durante sua busca por Jesus quando ele tinha doze anos. Lucas retrata Maria como uma mulher simples, modelo de obediência, humildade, discipulado e fé sublime.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma mãe a todo momento para nos ajudar. Ela nos encoraja a confiar em Deus nos momentos de dificuldade, a ter esperança nos momentos de descontentamento e desânimo e a permanecer firmes no seguimento de seu filho Jesus como discípulos fiéis.
Como Redentoristas, devemos olhar para nossa Padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para nos ajudar a viver plenamente nossas vocações ungidas para pregar as boas novas aos pobres e abandonados. Com a sua compaixão e intercessão materna, Ela nos ajude a ser verdadeiros apóstolos com e para os pobres, a quebrar as cadeias que os impedem e a nós de experimentar o Evangelho como boa-nova.
Que possamos crescer em nosso amor por Jesus como Sua mãe O amava. E, pelo seu exemplo, que nos tornemos evangelizadores sempre fervorosos, atraindo sempre a Jesus os que mais precisam Dele.
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
Fonte: Maurice J. Nutt, C.Ss.R/CSSR News
O Redentorista deixa de ser missionário na velhice ou na enfermidade?
Os redentoristas idosos prestam um serviço de ser exemplo de vida autêntica. Saiba mais!
Encontro Vocacional reúne 14 jovens em Campinas (SP)
Entre os dias 13 e 16 de setembro, o Seminário São Clemente, em Campinas (SP), acolheu 14 jovens para um encontro vocacional com os Missionários Redentoristas.
Não há vocação sem cruz
Pe. Reinaldo Beijamim nos lembra que a fragilidade e a cruz nos acompanham ao longo do caminho vocacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...