Palavra Redentorista

Perpétuo Socorro: modelo de discipulado

Escrito por Redentoristas

01 MAR 2021 - 11H08 (Atualizada em 01 MAR 2021 - 13H57)

Thiago Leon missa-perpetuo-socorro-2020 (Thiago Leon)

Um dos aspectos mais marcantes do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é o fato de que ela não olha para o seu filho assustado, mas para nós.

Por que ela olha diretamente para nós?

Os olhos de Maria atraem todos os que olham em seu rosto para o mistério da Redenção que ela segura em seus braços. Seu olhar é de grande compaixão, mas também de intensidade. É um olhar penetrante. Este estilo artístico na iconografia mariana que mostra explicitamente Maria segurando o Menino Jesus, mas olhando diretamente para nós, significa que Jesus abençoa aquele que sua mãe olha.

O olhar de Maria para nós não só nos abençoa, mas também nos convida a ser discípulos e evangelistas de Jesus Cristo como ela própria o foi. Ela acompanhou Jesus desde a concepção em seu ventre até a morte na cruz. Ao fazer isso, ela seguiu Jesus de uma maneira perfeita.

:: Simbologia do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O propósito da Congregação do Santíssimo Redentor é “seguir o exemplo de Jesus Cristo, o Redentor ...”. Maria mostra a nós e a todos os cristãos como seguir Jesus. Maria é o modelo de discipulado.

Shutterstock
Shutterstock


Lucas apresenta Maria como aquela que ouve a Palavra de Deus. É evidente nos dois primeiros capítulos de seu Evangelho. Lucas descreve Maria como um modelo de discipulado em seu Evangelho.

Em Lucas 11, 27-28, ele enfatiza essa ideia mais uma vez. “Enquanto ele falava, uma mulher da multidão gritou e disse-lhe: 'Bendito seja o ventre que te carregou e os seios em que você amamentou'”. Ele respondeu: “Antes, bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a observam”. 

A mulher elogia Maria por ser a mãe de Jesus. Mas Jesus mostra que uma bênção genuína vem de ouvir a Palavra e guardá-la. Aqui, Jesus não nega o status de Maria como sua mãe. Por outro lado, Jesus elogia sua mãe por ouvir a Palavra de Deus e cumpri-la.

Leia os demais artigos deste mesmo autor: Perpétuo Socorro: nossa esperança Perpétuo Socorro: nossa ajuda em tempos de dificuldadePerpétuo Socorro: o que o ícone desta devoção nos falaMaria é abençoada não apenas porque deu à luz a Jesus e o cuidou em sua infância, mas também porque é ouvinte e cumpridora da Palavra. Deus se agrada dela e realizou grandes coisas por causa de sua fé. Como a mulher na multidão, vemos uma bênção semelhante em Lucas 1, 42. Isabel elogia Maria por sua fé e sua concepção de Jesus. “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre”.

Maria é abençoada porque é a mãe de Jesus. Ela se tornou mãe de Jesus por ser obediente à Palavra de Deus. Portanto, segundo os critérios de Jesus, Maria também está incluída no grupo dos bem-aventurados. De todos os evangelistas, Lucas dá a imagem mais completa e empática de Maria. Ele não hesita em apontar os pensamentos íntimos de Maria. Ele expressa o dilema de Maria com a saudação do anjo, sua alegria pela visita a Isabel e sua ansiedade durante sua busca por Jesus quando ele tinha doze anos. Lucas retrata Maria como uma mulher simples, modelo de obediência, humildade, discipulado e fé sublime. 

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma mãe a todo momento para nos ajudar. Ela nos encoraja a confiar em Deus nos momentos de dificuldade, a ter esperança nos momentos de descontentamento e desânimo e a permanecer firmes no seguimento de seu filho Jesus como discípulos fiéis.

Como Redentoristas, devemos olhar para nossa Padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para nos ajudar a viver plenamente nossas vocações ungidas para pregar as boas novas aos pobres e abandonados. Com a sua compaixão e intercessão materna, ela nos ajude a ser verdadeiros apóstolos com e para os pobres, a quebrar as cadeias que os impedem e a nós de experimentar o Evangelho como boa nova. Que possamos crescer em nosso amor por Jesus como Sua mãe O amava. E, pelo seu exemplo, que nos tornemos evangelizadores sempre fervorosos, atraindo sempre a Jesus os que mais precisam de Jesus.

Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!


Fonte: Maurice J. Nutt, C.Ss.R/CSSR News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Palavra Redentorista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.