Notícias

Artistas entre os Irmãos: a história do brasão redentorista

O brasão da Congregação do Santíssimo Redentor teve origem em um desenho do Ir. Vito Curzio, esboçado no forno da comunidade redentorista de Scala, em 1738.

Escrito por Thamara Gomes

13 NOV 2025 - 08H15

C.Ss.R.

Os cristãos se defendem com as "armas" da Cruz, da esponja e da lança, confiando na abundante Redenção.

O brasão da Congregação do Santíssimo Redentor teve origem em um desenho do Irmão Vito Curzio, C.Ss.R. (1707-1745), esboçado no forno da Casa de Anastácio em Scala, em 1738.

A Cruz Redentora no Monte Calvário é ladeada por uma escada, uma esponja e uma lança. Ao fundo, erguem-se o Monte Sinai, onde Deus deu os Dez Mandamentos, e o Monte Tabor, onde o Divino Salvador se manifestou como Mediador entre a Lei de Moisés e o misticismo representado pelo profeta Elias. Assim, Deus nos acompanha com seu olhar amoroso: "Abundante redenção está com ele".

Leia Mais3 Irmãos Redentoristas que inspiram a vida missionária8 passos para ser um Missionário Redentorista O Irmão Gérard Knockaert, C.Ss.R. (1845–1928), arquiteto, escultor e pintor redentorista belga, projetou e contribuiu para a ampliação da igreja, a construção da sacristia e, acima dela, a Capela Doméstica da Casa Geral Redentorista, em Roma.

Em 1890, ele retornou à Cidade Eterna para colaborar com o Irmão Max Schmalzl, C.Ss.R. (1850–1930), da Baviera, na conclusão das pinturas da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Nessa ocasião, Max pintou o brasão redentorista acima da porta da Capela Doméstica da Casa Geral. Ele também criou os vitrais para a sacristia, a igreja e a capela, e foi o autor das ilustrações sacras para os livros litúrgicos da Igreja Católica durante o pontificado do Papa Pio X.

Giorgio Vasari Giorgio Vasari Brasão Redentorista, pintura do Irmão o irmão Max Schmalzl.


O Irmão Bonifácio, C.Ss.R. (1897-1994), desenhista, escultor e pintor holandês, trabalhou por 55 anos no Brasil, onde deixou um rico legado artístico, incluindo brasões esculpidos em madeira e pintados.

Assim, nossos companheiros artistas representaram, exibiram e imprimiram no “Brasão da Abundante Redenção” a marca de sua jornada missionária, proclamando a Boa Nova do Reino.

Ao celebrarmos o tricentenário do nascimento de São Gerardo Majella, C.Ss.R. (1726-1755), pedimos sua intercessão pelas vocações, para que muitos futuros Irmãos, ricos em dons e sabedoria, se levantem para servir à missão de Jesus Redentor.

:: Irmão Bento Hiebl, artista sacro da Congregação Redentorista

Que a fé, expressa na espiritualidade, e o carisma redentorista continuem a nos inspirar cada vez mais.

Damos graças: “Abundante redenção que vem dEle”. Amém.

Irmão Maciel, C.Ss.R.

Fonte: Scala News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...