No dia 05 de novembro, a Congregação Redentorista recorda a data de morte do Irmão Bento Hiebl, ou Joseph Hiebl. Ele viveu no Brasil os últimos anos de sua vida, dedicando-se à arte sacra, especialmente nas pinturas e esculturas.
O religioso morou durante quinze anos em Aparecida(SP) (de 1897 a 1912), e deixou um patrimônio histórico e pastoral de grande valor. Suas obras encontram-se distribuídas em igrejas, conventos, capelas, colégios e até mesmo residências particulares, em diversos estados brasileiros.
.:: 3 Irmãos Redentoristas que inspiram a vida missionária ::.
O Irmão José Mauro Maciel, Missionário Redentorista, um dos historiadores da província, recorda a história desse alemão que aceitou sair da sua terra natal para assumir o desafio da missão no Brasil.
“Irmão Bento foi um bávaro que nasceu em Edling, próximo a Munique, na Alemanha. Filho de um produtor agropecuário e uma comerciante. Quando adolescente, ingressou na Escola Profissional de Wasserburgo, onde estudou música, desenho e pintura. Depois de uma Missão Redentorista, em sua terra natal, tornou-se um católico convicto e começou a participar das Associações Católicas. Em 1858, ingressou na Congregação Redentorista com a intenção de ser irmão religioso, e nela recebeu formação para a Vida Consagrada, onde também teve apoio e estímulo para se esmerar na sua profissão artística”, conta Irmão Maciel.

.:: Quem foi o primeiro Irmão Missionário Redentorista? ::.
Como jovem artista, trabalhou na recuperação e restauração de um antigo e grande mosteiro, em Gars In, nos anos de 1856 e 1857.
Durante os seus 50 anos de vida religiosa redentorista, dedicou-se intensamente à confecção e restauração de artes sacras. Faleceu em 05 de novembro de 1912.
Segundo o historiador, Irmão Bento deixou para a Congregação a herança de um missionário consagrado para a arte sacra. “Foram muitos anos vividos, dedicados, expressos e caracterizados nos traços artísticos de suas obras. A sua espiritualidade pessoal o ajudou nas retratações do Mistério de Cristo, de Maria Santíssima e dos santos. Por isso, até hoje suas obras facilitam o exercício da piedade e da mística cristã católica”, assinala.
O missionário deixou mais de 100 obras, que estão espalhadas na Alemanha, nas cidades de Heldenstein, Dürnberg, Vilsbiburg, Deggendorf e Gars In, e no Brasil, no Rio de Janeiro, Aparecida, São Paulo, Goiás e Sul de Minas.
No Brasil, por meio de suas obras, ele pode contribuir com a cultura religiosa e as devoções típicas do povo. Suas obras retratam o perfil da história da arte sacra, no alvorecer do século XX.
Conheça algumas obras do Irmão Bento, com imagens do arquivo da Comissão para o Patrimônio Histórico da Província de São Paulo.
.:: A Missão do Irmão Redentorista ::.
No dia 23 de março de 2023, a então Província de São Paulo inaugurou, na cidade de Potim (SP), a Comunidade Irmão Bento, voltada ao acolhimento dos Missionários Redentoristas idosos e enfermos.
O prédio havia funcionado, durante 70 anos, como Casa de Formação dos Irmãos Redentoristas, até ser totalmente revitalizado para melhor acolher os religiosos que dedicaram suas vidas à redenção dos povos.
A unidade conta com 28 quartos, ambulatório, enfermaria, espaço para fisioterapia, piscina para hidroterapia, um amplo espaço externo, além de áreas destinadas à convivência entre os moradores e visitantes.
O nome Irmão Bento foi escolhido como uma justa homenagem ao religioso que dedicou sua vida ao serviço humilde e fraterno dentro da Congregação do Santíssimo Redentor.
.:: Saiba mais sobre a Comunidade Ir. Bento ::.
Santo Afonso de Ligório e a recitação do Santo Rosário
À luz de Santo Afonso, é possível notar como o caminho de oração perseverante e espiritualidade mariana fortalece a missão redentorista. Clique e confira!
Uneser celebra a vida durante encontro em Aparecida (SP)
Confraternização, oração e fraternidade marcaram os dias de convivência do grupo Uneser, que celebrou amizades construídas ao longo de décadas. Confira!
Redentoristas lançam Centro de Assistência aos Migrantes no México
Projeto da Conferência Redentorista da América do Norte cria redes de acolhimento e serviços para migrantes em mobilidade na fronteira do México. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.