Notícias

As virtudes da vocação redentorista: a oração

Orar é um modo de dialogar com Deus na intimidade, discrição e confiança filial. Como dizia Santo Afonso: quem reza se salva, quem não reza se condena.

Escrito por Thamara Gomes

04 NOV 2025 - 10H05 (Atualizada em 05 NOV 2025 - 14H27)

Luiz Gustavo de Oliveira/A12

Muito sabemos de oração. Mas partimos do fundamento teológico, de que “a essência da oração cristã é entrar em diálogo com Deus Trindade Santíssima, pela mediação de Cristo”. (Laudazi, 2012, p. 1812)

A oração é um colóquio com Deus a partir das profundezas do nosso ser e das profundezas da nossa missão de vida terrestre. (Rahner, 1960, p. 72)

Orar é, portanto, um modo de dialogar com Deus na intimidade, discrição e confiança filial.

Leia MaisConheça a história dos 4 Santos RedentoristasA vocação de São Geraldo MajellaVocação é amor A oração e a contemplação são o lugar de acolhida da Palavra de Deus e, ao mesmo tempo, brotam da escuta da Palavra.

A mesma Palavra que nos revela que, para rezar, não é preciso ficar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças para sermos vistos. Pelo contrário, “quando fores rezar, entra em teu quarto, fecha a porta e reza a teu Pai em segredo, e teu Pai, que conhece todo segredo, te dará a recompensa”. (Mt 6, 6)

Luiz Gustavo de Oliveira/A12 Luiz Gustavo de Oliveira/A12


A VIRTUDE DA ORAÇÃO NA CONGREGAÇÃO REDENTORISTA

Os congregados sem cessar apliquem a si próprios a advertência de Cristo Redentor: "é preciso orar sempre sem jamais esmorecer" (Lc 18, 1). Assim procurarão viver em si mesmo, com todas as forças, o espírito da oração de Santo Afonso. (Const. CSSR, n. 26).

A Palavra de Deus é sustento e vigor da Igreja e para seus filhos força da fé, alimento da alma, fonte pura e perene da vida espiritual. Por isso, como ministros da revelação do Mistério de Cristo, entre os congregados é preciso assíduo contato com essa palavra viva e vivificante pela frequente leitura divina e pelas celebrações comunitárias. (Const. CSSR, n. 27)

:: O poder da oração para seu discernimento vocacional

Se não rezarmos, seremos infiéis a todas as luzes recebidas e a todas as nossas promessas. (Grande meio de oração, cap. 3)

Como dizia Santo Afonso, fundador da Congregação Redentorista: "quem reza se salva, quem não reza se condena".

Baixe gratuitamente o subsídio "Orar com o Redentor" do mês de novembro e reze pelas vocações redentoristas!

Baixar agora


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...