Notícias

Dúvida vocacional: Eu tenho vocação para ser mãe?

Ser mãe, vocação, dom ou desejo? Vamos juntos descobrir!

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

10 AGO 2022 - 13H00 (Atualizada em 10 AGO 2022 - 15H03)

Shutterstock

A vocação de ser mãe é muito mais do que gerar biologicamente uma pessoa, é cuidar amorosamente de alguém que tomou para si como filho.

Mais do que o fruto do seu ventre, ser mãe é tomar para si a responsabilidade pela vida, pela educação, pela criação de alguém.

A psicóloga Taciana Souza, embora não seja mãe, traz uma reflexão sobre a maternidade. Ser mãe, vocação, dom ou desejo? Vamos juntos descobrir.

Durante toda a construção de nossas vidas, teremos diversos planos e, com isso, diversos questionamentos poderão surgir. Questionamentos que poderão nos trazer dúvidas. As dúvidas são positivas, pois elas nos ajudam a analisar e refletir sobre o que buscamos construir e desenvolver ao longo de nossas vidas.

Leia MaisSão Geraldo é o santo das Mães e das GestantesEnsinamento do Padre Vítor Coelho para uma mãeOrações de São Geraldo para as mães e gestantesSe permitirmos compreender quem somos e o que buscamos para nossa vida, conseguiremos seguir em frente diante qualquer plano e enfrentar qualquer dificuldade. A dúvida proporciona conhecer e explorar de forma mais profunda, o todo daquilo que estamos buscando na construção e no desenvolvimento de nossa vida. 

A ausência da dúvida pode contribuir para decisões impulsivas, podendo trazer inseguranças ou até mesmo arrependimentos futuros que podem trazer frustrações, um sentimento que costuma surgir quando algo desejado não acontece ou não acontece conforme planejamos.

É importante compreender que a resposta para nossas dúvidas, estará no sentido. Quando falamos de sentido, falamos daquilo que está internamente em nós e não externamente. O sentido possibilita a capacidade da autotranscendência, que proporciona a ampliação dos limites pessoais, potencializando a espiritualidade. 

Quando refletimos sobre dúvida vocacional, podemos atribuir os mesmos conceitos, mas é importante compreender que vocação, não é simplesmente uma resposta, pois envolve algo que supera os pequenos planos e anseios humanos e sim, uma resposta ao chamado de Deus. 




Se fizermos uma comparação entre sentido e vocação, iremos perceber que ambos estão ligados a algo muito maior que vai além do decidir ou escolher. Compreender o sentido é perceber o todo daquilo que buscamos para nossa vida. É algo que não é percebido através das influências do meio externo e sim através do nosso interior. 

A vocação é um mistério que vai se revelando pouco a pouco, na medida em que vamos descobrindo e percebendo quem somos e qual a finalidade da nossa existência. Quando nos perguntamos se temos vocação para algo, devemos compreender qual é o sentido daquilo que estamos buscando.

Quando o desejo de ser mãe não está voltado para o sentido, ele pode estar influenciado pelos padrões criados no dia a dia, pelo meio em que vivemos, pois são diversas as influências que podem envolver o desejo de ser mãe. Muitas vezes, este desejo pode estar influenciado pelo sentimento de culpa ou pela sensação de vergonha, proporcionando a cobrança interna, trazendo comparações, fazendo com que o ser mãe não aconteça pelo sentido e sim pelas pressões sofridas pelo meio em que se vive. 

Nos tempos atuais, a maternidade também enfrenta as adversidades e desafios proporcionados pelo cotidiano, onde o medo pode ter uma grande influência. O medo de não ser uma boa mãe ou de não conseguir cuidar do filho, faz com que a maternidade perca o verdadeiro sentido e se torne algo trabalhoso e preocupante, pois serão os diversos os desafios e preocupações. A vocação do ser mãe será percebida através do sentido, pois o ser mãe é algo que vai além da gestação biológica, é profundidade, entrega, doação e cuidado.




Quando existe sentido, a construção da maternidade não será baseada nas influências do dia a dia. Se tenho vocação para ser mãe, terei força suficiente para lidar e superar qualquer desafio que surgir durante a maternidade, pois ela será repleta de sentido e confiança.

A vocação em ser mãe, também pode ser percebida quando compreendo que não existe um modelo pronto e ideal de ser mãe e sim um desejo repleto de profundidade. Não serão colocadas expectativas, mas sim permissões de abertura. Se encontro sentido, percebo a minha vocação. Se percebo a minha vocação, compreendo que o ser mãe está relacionada ao meu desejo interno e não nas influências do dia a dia.

Reprodução/ Arquivo pessoal
Reprodução/ Arquivo pessoal
Taciana Andressa, Psicóloga

Segundo a Psicologia, quando temos uma dúvida de forma geral em nossas vidas, devemos fazer uma reflexão voltada para o autoconhecimento, buscando nos ouvir e nos perceber, podendo assim atingir o profundo de nosso eu. É no profundo do nosso eu, que encontraremos o sentido.

Quando temos uma dúvida vocacional, também somos convidados a fazer uma reflexão por meio da nossa autotranscendência para que possamos nos aproximar do nosso eu espiritual e ouvir a voz de Deus e, assim, também encontrar o sentido. A vocação está diretamente relacionada a minha essência que está ligada à minha existência e na finalidade da minha existência está a minha vocação.

Ter vocação para ser mãe é profundidade, entrega, doação e cuidado!


Taciana Andressa de Carvalho Souza
Psicóloga CRP 06/113703


Para refletir

Como compreender se tenho vocação para ser mãe?

A compreensão estará relacionada à capacidade reflexiva autotranscendente, ultrapassando os desejos pessoais e os anseios humanos.

1 - Refletir sobre quais foram as motivações que direcionaram o desejo de ser mãe.

2 - Analisar se as motivações foram externas ou internas, pois as motivações externas são passageiras e as internas são permanentes.

3 - Compreender qual é o sentido do ser mãe para minha vida.


Participe da 53ª Semana Vocacional



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.