Notícias

Por que nos pés de São Geraldo tem uma caveira?

Uma pergunta interessante que pode ser também a dúvida de muitos que se interessam pelo santo

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

12 FEV 2016 - 14H54 (Atualizada em 28 OUT 2022 - 12H11)

Reprodução

Você já parou pra pensar no significado da caveira nos pés de São Geraldo? Você sabe a resposta?

Essa é uma das perguntas que a gente sempre recebe aqui no site dos Missionários Redentoristas e o padre Lourenço Kearns, C.Ss.R., da Província de Campo Grande, explica o que representa este símbolo segundo a tradição da Igreja Católica.

Antes uma curiosidade: outros santos também foram retratados com frequência junto a crânios, como São Jerônimo, Santa Maria Madalena e São Luiz Gonzaga. 

Veja a seguir a explicação! 

Segundo o missionário redentorista, a caveira humana é tradicionalmente um símbolo da mortalidade e da vaidade nesta vida terrena. A caveira, então, chama nossa atenção para dois aspectos principais:

1 - Mortalidade: contemplar que um dia vamos morrer. A caveira nos ajuda a acolher essa verdade. 

2 - Tudo é vaidade: um dia seremos reduzidos também à morte. Ajuda a pessoa a colocar suas opções em perspectiva que tudo terá seu fim. Somente o amor a Deus e ao próximo vai sobreviver à vida mortal.

:: Conheça a vida e a missão de São Geraldo

:: Conheça o lugar onde viveu São Geraldo

A Regra de São Bento, por exemplo, escrita no século VI, diz que é preciso “manter a morte todos os dias perante os olhos“. Também existe uma tradição chamada "memento mori", uma frase latina que significa, "lembre-se de que você vai morrer", e que diz respeito a manter lembretes visuais sobre a iminência da morte, como é o caso de um crânio.

A caveira que aparece muitas vezes próxima a São Geraldo simboliza, portanto, a morte física e o desapego material em prol da vida espiritual. 


19 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...