Notícias

Os desafios da Missão junto aos Meios de Comunicação Social

A comunicação é hoje o instrumento mais eficiente para levar a copiosa redenção

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

17 OUT 2022 - 07H00

Juan Ribeiro/TV Aparecida

Vocação e Missão são duas realidades que caminham juntas na vida de todo cristão e do homem e da mulher consagrados inteiramente a Deus. Para ser feliz é imprescindível que cada um de nós descubramos, de fato, a nossa vocação nesta vida.

Estar atento ao chamado de Deus, assim como aconteceu com Samuel (1 Sam 3, 1-10), é colocar-se como um bom ouvinte para compreender qual é o sentido e o rumo da nossa vida. O segundo momento é o discernimento; precisamos deixar que a Palavra de Deus encontre abrigo no nosso coração e assim receber através das pessoas amigas, dos acontecimentos, do conhecimento, os sinais sensíveis do Pai que nos ama com amor gratuito. O terceiro passo é a decisão do “sim”, verdadeiro, real e entregue a Deus na confiança de que Ele vai estar comigo, com você, todos os dias “até o fim dos tempos”.

Aí começa a nossa missão. A missão de servir que está baseada na ação do próprio Jesus, nosso Santíssimo Redentor: “Se, portanto, eu que sou o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, vós também deveis lavar-vos os pés uns aos outros” (Jo 13, 1-15).

Leia MaisEncontro de Mídias debate a reconfiguração das províncias, em AparecidaReestruturação e reconfiguração mudará Congregação Redentorista na próxima décadaJesus entregou a sua vida por cada pessoa em vista de sua salvação integral e hoje, nós, homens consagrados da Congregação Redentorista, mesmo em meio às adversidades dos nossos tempos e dificuldades pessoais, seguimos na missão a nós confiada de levar a Copiosa Redenção, “fortes na fé, alegres na esperança e fervorosos na caridade”. O processo de reestruturação pelo qual passa nossa congregação pede que sejamos missionários criativos, alegres e perseverantes, renovando nosso ardor como “Testemunhas do Redentor, Solidários para a Missão, em um Mundo Ferido”.

Um dos instrumentos mais eficientes dos nossos tempos para levar a Copiosa Redenção de Jesus Cristo sãos os meios de comunicação social. Nós, redentoristas, sobretudo na Província de São Paulo, realizamos com ardor missionário o trabalho de comunicar a Boa Nova de Jesus Cristo através da imprensa, do rádio, da televisão e internet. Sabemos da grande responsabilidade que temos ao atuar nestes meios, pois estamos conversando todos os dias com os devotos de Nossa Senhora Aparecida.

E vale ressaltar que nestes últimos dois anos, momentos difíceis da pandemia, procuramos ser aquele “ombro amigo” ou aquele que ajudou a enxugar as lágrimas dos nossos irmãos e irmãs que perderam seus familiares e amigos. É a comunicação amiga que, mesmo à distância, sente as dores do próximo e procura trazer o consolo e a esperança em Deus.

Juan Ribeiro
Juan Ribeiro
Ir. Alan Patrick Zuccherato, Missionário Redentorista


Ser Missionário Redentorista é estar consciente de que toda mudança na sociedade reflete na missão atuante nos meios de comunicação. Se a sociedade sofre, nós também estamos sofrendo, e a nossa comunicação precisa estar em sintonia com esse momento trazendo a mensagem de libertação e de esperança, confiando na condução divina para nossas vidas e nas bênçãos da Mãe Aparecida. Este é o primeiro desafio de anunciar através dos meios de comunicação.

Um outro ponto importante e desafiante desta missão, é falar a linguagem do povo para se fazer entender aquilo que desejamos pregar: os valores do Evangelho de Jesus Cristo. E quais são estes valores? O amor ao próximo, a misericórdia que vem de Deus, a alegria e a responsabilidade de ser discípulo de Jesus na comunidade, na família, na sociedade, a pobreza que nos aproxima da realeza de Deus – recordando que Ele “desceu, se encarnou e nos mostrou seu rosto divino”.

A12
A12
Coração Missionário


O Papa Francisco, logo no início de seu pontificado, convocou toda a Igreja num estado permanente de Missão, isto é, ser a “Igreja em Saída”, que promove a cultura do encontro, cura as feridas, vai às periferias e em todos os lugares para conhecerem a luz e a alegria do Evangelho. A identidade da Igreja é evangelizar! Por isso, no mês de outubro deste ano, inspirados na mensagem do Papa queremos ser na Igreja o que já somos em virtude do Batismo: profetas, testemunhas, missionários do Senhor! Por um catolicismo mais missionário, precisamos despertar esta consciência em cada cristão. Todos somos vocacionados para a Missão. O Senhor conta com nossos passos missionários. Por isso, como Moisés, o nosso desejo para o Povo de Deus a caminho é: “Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta” (Nm 11,29).

No Evangelho, vemos Jesus falando por meio de parábolas, um jeito simples de ensinar o povo de sua época. Nós, como evangelizadores nos meios de comunicação de Aparecida temos o desafio diário de falar com os devotos de uma maneira acessível, de acordo com a sua realidade, buscando juntos a fraternidade cristã. A Missão nos transformará para dizer ao mundo que existe futuro. Conforme nos lembra o Documento de Aparecida: somos “Discípulos-Missionários de Jesus Cristo” a serviço da vida.

Unidos pela força da oração, que é o “pulmão da Missão”, ungidos pelo Espírito Santo, caminhemos juntos e vamos construir a Igreja em Missão. A graça divina nos sustenta! Venha seguir Jesus, o Redentor, Missionário do Pai. Responda com alegria: “Eis-me aqui, Senhor!”. Anunciemos especialmente através dos meios de comunicação disponíveis junto da nossa congregação, pois “o Espírito do Senhor está sobre nós e nos envia” (Lc 4,18). O carisma de Aparecida é uma grande mensagem missionária que nos envia a lançar as redes em águas mais profundas. Perseveremos! A missão não pode parar! Que a Palavra de Deus continue ecoando longe por meio da Rede Aparecida de Comunicação.

Ir. Alan Patrick Zuccherato, Missionário Redentorista

Diretor de Programação da TV Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...