2000
Uma coroa especial para o centenário da coroação da Mãe Aparecida

Em 2003 foi realizado um Concurso Nacional de Design para escolher a Coroa do Centenário de Coroação da Imagem de Aparecida. Participaram 167 artistas, de 17 estados brasileiros. A comissão organizadora do Concurso selecionou cinco projetos finalistas, que foram submetidos à votação popular (63 mil votos) e a um júri institucional, formado por religiosos e convidados.

O centenário da coroação em 2004

O ano de 2004 foi marcado pelo Centenário da Coroação Pontifícia de Nossa Senhora Aparecida. A solenidade teve amplo significado com as comemorações da Proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Rainha do Brasil e do Jubileu dos 150 anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição de Maria. Como reconhecimento da importância do Centenário, o Papa João Paulo II concedeu um período de Indulgências Plenárias, de maio ao final de dezembro.

A coroa vencedora foi produzida em ouro amarelo de 18 quilates, projetada por Lena Garrido e Débora Camisasca, que trabalharam com delicadas hastes que convergiam para uma cruz, composta de pedras verdes e amarelas.

O ano de 2007 foi marcado
pela visita do Papa Bento XVI

O A visita do Papa Bento XVI aconteceu durante a V Conferência Geral Latino-Americano e Caribenho em Aparecida, no ano de 2007. A viagem ao Brasil foi realizada no período de 9 e 13 de maio. Na programação do Papa estava confirmada a cerimônia de canonização do Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, em São Paulo.
O Pontífice retribuiu com uma Rosa de Ouro, a segunda ofertada pelo Vaticano ao Santuário Nacional. A primeira Rosa de Ouro foi presenteada em 1967, pelo Papa Paulo VI, por ocasião do Jubileu de 250 anos do encontro da imagem.

Papa Francisco mobiliza milhares de devotos da Mãe Aparecida no Santuário Nacional

O Papa Francisco também garantiu sua passagem no Santuário de Aparecida. Entre os dias 22 e 28 de julho de 2013, o Santo Padre esteve no Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro e incluiu em sua programação uma visita ao Santuário de Aparecida. O Papa rezou diante da Imagem, celebrou a Santa Missa, abençoou os fiéis e visitou o Seminário Bom Jesus.
Durante a Santa missa, Dom Raymundo Damasceno, então Cardeal arcebispo de Aparecida, ofereceu uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida esculpida em madeira, produzida por um artista do Vale do Paraíba. O Papa a beijou e apresentou aos féis, como retribuição, Francisco ofereceu um cálice ao Santuário Nacional.

O papa Francisco, durante a sua visita, rezou a consagração a Nossa Senhora Aparecida lendo, pela primeira vez, a atualização que incluiu a figura do Cristo na oração, reforçando as características de intercessão e de cooperação da Mãe na obra de Deus.

A oração de consagração a Nossa Senhora
A oração de consagração a Nossa Senhora
.
A origem da imagem

De acordo com a historiadora Tereza Pasin, a imagem de Nossa Senhora Aparecida teria sido esculpida por volta do ano de 1600. “A provável pessoa que teria feito a imagem foi o frei Agostinho de Jesus, discípulo de frei Agostinho da Piedade, porque o tipo de escultura é o mesmo”, esclarece. Frei Agostinho de Jesus se ocupava em moldar na argila piedosas imagens da Imaculada Conceição. Eram pequenas e se destinavam a oratórios domésticos.

Não há informações sobre como a Imagem foi parar no rio Paraíba antes de ser resgatada. Para a historiadora, a Imagem tanto pode ter sido jogada por alguém que quis se desfazer da imagem quebrada, ou a peça poderia estar abrigada em uma capelinha na cidade de Roseira, quando foi arrastada por uma enchente. “A capelinha desapareceu; isso foi escrito por um padre em 1956, que fala dessa enchente”, pontua.

Atualmente, o Museu Nossa Senhora Aparecida expõe a “Coleção Santa Gertrudes de Imagens Paulistas do Século XVII”, que conta com 54 obras, produzidas há mais de trezentos anos. Um dos destaques da exposição é uma escultura de Frei Agostinho de Jesus com muita semelhança à imagem de Aparecida, encontrada pelos pescadores em 1717. A peça é tratada como ‘irmã’ da Imagem da Mãe Aparecida.

Hoje, o Santuário Nacional é um complexo de evangelização que recebe milhões de romeiros todos os anos

Sua estrutura de acolhida, com estacionamento, sanitários, bebedouros, lanchonetes e outras comodidades ajudam o devoto a dedicar tempo para rezar, objetivo de todos os que aqui chegam. O trabalho pastoral diário conta com celebrações eucarísticas, sacramentos da penitência, batismo e matrimônio. Tudo no Santuário é feito com muito amor e acolhendo fraternalmente a todos os que chegam pra visitar a Senhora Aparecida.

+ Conheça os Locais Turísticos

300 anos de bênçãos

O Santuário de Aparecida viveu uma grande festa em 2017, com as celebrações e homenagens pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, em 1717.

A HISTÓRIA CONTINUA...

Agradecimento de Nossa Senhora Aparecida

"Meu coração de Mãe conhece seus corações. "

Assista e se emocione!

Para homenagear a Mãe Aparecida o A12 gravou um vídeo onde crianças encenam o encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição no Rio Paraíba do Sul, em 1717.

PRODUÇÃO

TEXTO E ROTEIRO

Marilia Ribeiro


REVISÃO

Luciana Gianesini
ARTE E DIAGRAMAÇÃO

Marieli Borges

PINTURAS / ILUSTRAÇÕES PARTE INTERNA DO SANTUÁRIO NACIONAL

Cláudio Pastro
FOTOS HISTÓRICAS

CDM - Santuário Nacional


PRODUÇÃO/EDIÇÃO

Felipe Guimarães
Gustavo Cabral
Verônica Souza
LIVRO

BRUSTOLONI, Júlio J. História de Nossa Senhora Aparecida: Sua Imagem e seu Santuário. 3º ed. Aparecida, SP: Editora Santuário, 1998.
CORDEIRO, José. Aparecida: devoção Mariana e a imagem Padroeira do Brasil/José Cordeiro, João Rangel, Denílson Luis – São Paulo: Ed. do autor, 2008.


IMAGENS

Banco de imagens Santuário Nacional
CONSULTA NA INTERNET

-Nossa Senhora Aparecida
- Padroeira do Brasil
- Historiadores atribuem pesca da Imagem de Aparecida a mistérios divinos
- Coleção do século 17 é nova atração de museu do Santuário Nacional
- Devotos Mirins
- História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
- Press Kit imprensa

Os textos, fotos, artes e vídeos do A12 estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. 
Não reproduza o conteúdo em outro meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do A12 (contato@a12.com).

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.