1800
Diversas pessoas ilustres passaram pelo
Santuário de Aparecida para
 DEMONSTRAR A SUA DEVOÇÃO 

Dom Pedro I, durante sua viagem ao Rio de Janeiro e São Paulo, passou no Santuário de Aparecida. D. Pedro, então Príncipe Regente, quis rezar diante da imagem de Aparecida. Prometeu-lhe consagrar o Brasil, caso resolvesse favoravelmente sua complicada situação política.

Isto ocorreu no dia 22 de agosto de 1822. Quinze dias depois, em 7 de setembro, em São Paulo, nascia o Brasil independente, pelo brado histórico do príncipe que se tornaria o primeiro imperador, com o nome de D. Pedro I.

  

  

O imperador Dom Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina estiveram em duas ocasiões (1843 e em 1865) na capela de Aparecida, para rezar diante da imagem.



A festa da Aparecida no ano de 1868, até então celebrada em 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, foi encerrada com a participação de uma pessoa especial.

A princesa Isabel, herdeira do trono brasileiro, quis participar das celebrações ao lado de seu marido, o Conde d'Eu, na esperança de obterem da Senhora Aparecida a graça de um herdeiro.

Para manifestar sua devoção, a princesa doou à Imagem um manto ornado com 21 brilhantes, representando as 20 Províncias do Império e mais a capital.

 

 

Anos depois, em 1884, a princesa Isabel voltava a Aparecida em reconhecimento pela graça recebida. Feliz, vinha acompanhada não só do esposo, mas dos três herdeiros, os príncipes D. Pedro, D. Luís e D. Antonio. 

A princesa novamente quis honrar a imagem da Senhora Aparecida oferecendo-lhe dessa vez uma coroa de ouro 24 quilates, 300 gramas, cravejada de brilhantes. Essa mesma coroa serviu, vinte anos depois, para a solene coroação da Imagem, por ordem do Papa São Pio X.

A inauguração da
 BASÍLICA VELHA 

Em 24 de junho de 1888, Dom Lino D. R. de Carvalho, bispo de São Paulo inaugurou a igreja conhecida como ‘Igreja de Monte Carmelo’ (Basílica Velha). Essa construção teve como personagem principal Frei Joaquim do Monte Carmelo, pois foi ele quem se dedicou integralmente aos projetos dessa obra.

A igreja, hoje denominada Basílica Velha, foi reformada e ampliada em 1768. O primeiro vigário do Santuário foi o padre Joaquim Pereira Ramos. Em 1817, a Igreja recebeu uma aquarela feita pelo pintor austríaco Thomas Ender, por ocasião de sua passagem pelo Santuário.

No ano de 2004, a Basílica Velha de Aparecida passou por uma restauração. Sua reinauguração foi em fevereiro de 2015. 

 Matriz Basílica recebe o título de Santuário  

Em 1893, houve muitas mudanças significativas com a criação da Paróquia de Aparecida e a concessão à “Basílica Velha” do título de Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, assinada por Dom Lino Deodato Rodrigues, Bispo de São Paulo, em 28 de novembro daquele ano.

A chegada da Congregação dos
Missionários Redentoristas à Aparecida

Em 1894, os Missionários Redentoristas chegam a Aparecida, provenientes da Baviera, Alemanha, para se dedicarem ao cuidado pastoral do novo Santuário, onde permanecem até os dias atuais. A Congregação do Santíssimo Redentor assinou o contrato, assumindo oficialmente o Santuário de Aparecida em janeiro de 1895.

A chegada da Congregação dos
Missionários Redentoristas à Aparecida
PRODUÇÃO

TEXTO E ROTEIRO

Marilia Ribeiro


REVISÃO

Luciana Gianesini
ARTE E DIAGRAMAÇÃO

Marieli Borges

PINTURAS / ILUSTRAÇÕES PARTE INTERNA DO SANTUÁRIO NACIONAL

Cláudio Pastro
FOTOS HISTÓRICAS

CDM - Santuário Nacional


PRODUÇÃO/EDIÇÃO

Felipe Guimarães
Gustavo Cabral
Verônica Souza
LIVRO

BRUSTOLONI, Júlio J. História de Nossa Senhora Aparecida: Sua Imagem e seu Santuário. 3º ed. Aparecida, SP: Editora Santuário, 1998.
CORDEIRO, José. Aparecida: devoção Mariana e a imagem Padroeira do Brasil/José Cordeiro, João Rangel, Denílson Luis – São Paulo: Ed. do autor, 2008.


IMAGENS

Banco de imagens Santuário Nacional
CONSULTA NA INTERNET

-Nossa Senhora Aparecida
- Padroeira do Brasil
- Historiadores atribuem pesca da Imagem de Aparecida a mistérios divinos
- Coleção do século 17 é nova atração de museu do Santuário Nacional
- Devotos Mirins
- História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
- Press Kit imprensa

Os textos, fotos, artes e vídeos do A12 estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. 
Não reproduza o conteúdo em outro meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do A12 (contato@a12.com).

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.