Continuando a programação da Semana Santa, foi celebrada na manhã quarta-feira (27) a Santa Missa no Altar Central do Santuário Nacional, com a liturgia desta Quarta-feira Santa.
O presidente da celebração foi o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, com a animação do Irmão André Luiz Silva Oliveira, C.Ss.R.
Refletimos o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (26,14-25) e vemos a traição de Judas, que aceita trinta moedas de prata como pagamento por entregar Jesus. Essa escolha por dinheiro sobre a vida é uma realidade que ecoa até os dias de hoje, onde muitas vezes a ganância e a busca por privilégios obscurecem a verdadeira essência da vida. Neste momento da Semana Santa, é essencial que busquemos uma fé sólida e constante, capaz de nos destacar em um mundo dominado pela ganância e pelos privilégios, onde muitos sacrificam a vida em busca de poder, prazer e riquezas.
Dom Orlando nos orienta que também somos servos sofredores como Cristo, e que devemos seguir nosso Senhor através das tribulações.
“Este servo diz: 'Esse Deus é meu Auxiliador!', o vosso sofrimento salva a humanidade! Completa a Paixão de Cristo, mas nós não podemos esquecer desta oração: 'Deus é meu Auxiliador!', auxilia médicos, enfermeiros, os que cuidam de nós! Este servo cheio de fé, ele diz ainda mais: 'Deus está do meu lado'. Entender que Deus, mesmo em meu sofrimento, está ao meu lado!
Com este sofrimento tão grande, não vou me abater! Porque Deus é nosso Auxiliador! Além desta fé tão grande, Deus também deu ao servo um ouvido de discípulo! O sofredor se torna um discípulo de Jesus. Todos os discípulos de Jesus foram crucificados, foram incompreendidos, temos esta graça! Isso lembra nosso batismo! Somos muito surdos! Especialmente em relação à palavra! Deus nos dá a graça para que eu tenha uma língua de profeta. Todo discípulo que ouve a Palavra, se torna profeta da Palavra!”.
O arcebispo também destaca que é necessário entender que somente com o Amor de Deus podemos passar por sofrimentos e traições.
“Pedimos isto nesta Semana Santa: imitar Jesus que sempre ouvia o Pai! E ouviu muitas lamúrias durante Sua Paixão, e foi um profeta crucificado, exemplo da força do sofrimento, por isso, o sofredor com fé é um profeta! Conhecemos servos que não perdem a serenidade nos sofrimentos e nas cruzes e ainda conservam a paz no coração! Porque uma pequena crítica, um comentário, a gente já faz uma guerra!
Jesus não estava com muita alegria não! Ele estava sofrendo uma profunda comoção! Porque foi traído! Você já foi traído? É uma dor muito grande, uma grande decepção, uma experiência humana que Jesus soube lidar com essa situação da traição, mas Ele continuou firme na celebração eucarística e ainda acolheu Judas, o traidor! Olha a misericórdia! Jesus fez de tudo para Judas deixar-se amar e se tornar um servidor. Judas foi um comprador, vendeu até Jesus. Essa realidade se repete e nós vamos escolher o lado eucarístico do Servo que aceita ser amado e muitos de nós não aceitamos também!
Muita gente tem dificuldade de crer que é amado! Quem não se deixa amar, vai sofrer, pois sofremos traições, rejeições e o santo remédio é amor de Deus na Cruz, na Eucaristia e sempre pensando em nós, em tudo isso!”.
Ao fim da homilia, Dom Orlando diz que precisamos aproveitar a Semana Santa para nos prepararmos nosso coração a viver a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
“No Evangelho, Jesus, servidor do Pai, manda preparar a Eucaristia para nos servir hoje o Seu banquete! E Ele mandou preparar! Pergunto-me se eu me preparo para cada celebração, isso é muito perigoso para quem celebra e para quem participa! Vir de qualquer jeito! É preciso preparação, tudo no mundo precisa ser preparado, imagine então a gente vir com o coração aberto para o Servo nos servir seu Corpo e Seu Sangue, e aprendemos a serem servidores exatamente na Eucaristia, Corpo dado e Sangue derramado”.
Acompanhe novamente a Santa Missa das 9h
.:: Confira aqui a programação do Tríduo Pascal no Santuário Nacional
Casa da Mãe acolhe Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo
O Santuário Nacional acolheu a Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo, neste sábado (14), Festa da Exaltação da Santa Cruz.
Como peregrino, cantor Daniel chega de bicicleta ao Santuário
Devoto de Nossa Senhora, ele comemora seus 56 anos em peregrinação pelo Caminho da Fé
Saiba como funciona o Gesto Concreto da Novena da Padroeira
Você devoto da Mãe Aparecida é motivado a, além de se unir em oração ao Santuário Nacional, realizar o Gesto Concreto. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.