Continuando a programação da Semana Santa, foi celebrada na manhã quarta-feira (27) a Santa Missa no Altar Central do Santuário Nacional, com a liturgia desta Quarta-feira Santa.
O presidente da celebração foi o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, com a animação do Irmão André Luiz Silva Oliveira, C.Ss.R.
Refletimos o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (26,14-25) e vemos a traição de Judas, que aceita trinta moedas de prata como pagamento por entregar Jesus. Essa escolha por dinheiro sobre a vida é uma realidade que ecoa até os dias de hoje, onde muitas vezes a ganância e a busca por privilégios obscurecem a verdadeira essência da vida. Neste momento da Semana Santa, é essencial que busquemos uma fé sólida e constante, capaz de nos destacar em um mundo dominado pela ganância e pelos privilégios, onde muitos sacrificam a vida em busca de poder, prazer e riquezas.
Dom Orlando nos orienta que também somos servos sofredores como Cristo, e que devemos seguir nosso Senhor através das tribulações.
“Este servo diz: 'Esse Deus é meu Auxiliador!', o vosso sofrimento salva a humanidade! Completa a Paixão de Cristo, mas nós não podemos esquecer desta oração: 'Deus é meu Auxiliador!', auxilia médicos, enfermeiros, os que cuidam de nós! Este servo cheio de fé, ele diz ainda mais: 'Deus está do meu lado'. Entender que Deus, mesmo em meu sofrimento, está ao meu lado!
Com este sofrimento tão grande, não vou me abater! Porque Deus é nosso Auxiliador! Além desta fé tão grande, Deus também deu ao servo um ouvido de discípulo! O sofredor se torna um discípulo de Jesus. Todos os discípulos de Jesus foram crucificados, foram incompreendidos, temos esta graça! Isso lembra nosso batismo! Somos muito surdos! Especialmente em relação à palavra! Deus nos dá a graça para que eu tenha uma língua de profeta. Todo discípulo que ouve a Palavra, se torna profeta da Palavra!”.
O arcebispo também destaca que é necessário entender que somente com o Amor de Deus podemos passar por sofrimentos e traições.
“Pedimos isto nesta Semana Santa: imitar Jesus que sempre ouvia o Pai! E ouviu muitas lamúrias durante Sua Paixão, e foi um profeta crucificado, exemplo da força do sofrimento, por isso, o sofredor com fé é um profeta! Conhecemos servos que não perdem a serenidade nos sofrimentos e nas cruzes e ainda conservam a paz no coração! Porque uma pequena crítica, um comentário, a gente já faz uma guerra!
Jesus não estava com muita alegria não! Ele estava sofrendo uma profunda comoção! Porque foi traído! Você já foi traído? É uma dor muito grande, uma grande decepção, uma experiência humana que Jesus soube lidar com essa situação da traição, mas Ele continuou firme na celebração eucarística e ainda acolheu Judas, o traidor! Olha a misericórdia! Jesus fez de tudo para Judas deixar-se amar e se tornar um servidor. Judas foi um comprador, vendeu até Jesus. Essa realidade se repete e nós vamos escolher o lado eucarístico do Servo que aceita ser amado e muitos de nós não aceitamos também!
Muita gente tem dificuldade de crer que é amado! Quem não se deixa amar, vai sofrer, pois sofremos traições, rejeições e o santo remédio é amor de Deus na Cruz, na Eucaristia e sempre pensando em nós, em tudo isso!”.
Ao fim da homilia, Dom Orlando diz que precisamos aproveitar a Semana Santa para nos prepararmos nosso coração a viver a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
“No Evangelho, Jesus, servidor do Pai, manda preparar a Eucaristia para nos servir hoje o Seu banquete! E Ele mandou preparar! Pergunto-me se eu me preparo para cada celebração, isso é muito perigoso para quem celebra e para quem participa! Vir de qualquer jeito! É preciso preparação, tudo no mundo precisa ser preparado, imagine então a gente vir com o coração aberto para o Servo nos servir seu Corpo e Seu Sangue, e aprendemos a serem servidores exatamente na Eucaristia, Corpo dado e Sangue derramado”.
Acompanhe novamente a Santa Missa das 9h
.:: Confira aqui a programação do Tríduo Pascal no Santuário Nacional
"O Papa amou até o fim!", diz Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Aparecida e missionários redentoristas enviam mensagem de fé e esperança pela perda do Santo Padre
Cristo ressuscitou! Santuário Nacional celebra a Páscoa do Senhor
Celebração da Páscoa no Santuário Nacional recorda a vitória de Cristo sobre a morte e renova a esperança dos fiéis.
Ele vive! Devotos celebram a alegria da Ressurreição na Casa da Mãe
Fieis celebram a Ressurreição de Cristo em procissão no Santuário Nacional, proclamando a esperança e a vitória da vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.