Missa

Santuário Nacional recebe 1ª Romaria dos Parlamentares

Escrito por Beatriz Nery

20 ABR 2024 - 19H14 (Atualizada em 26 ABR 2024 - 09H51)

Santuário Nacional

O Santuário Nacional acolhe, pela primeira vez, a Romaria dos Parlamentares Federais e Estaduais de diferentes partidos políticos na Missa das 18h, neste sábado (20). Sua presença, junto de familiares e assessores, foi motivada pela Assessoria de Relações Institucionais Governamentais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do assessor, frei Jorge Luiz Soares da Silva.

A celebração foi presidida por Dom Jaime Spengler, presidente da CBNBB e arcebispo de Porto Alegre (RS) e concelebrada por Dom João Justino de Medeiros, 1º vice-presidente da CNBB e arcebispo de Goiânia (GO); Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília (DF); Dom Francisco Agamenilton, bispo de Rubiataba/Mozarlândia (GO) com a presença do Padre Eduardo Catalfo, Reitor do Santuário Nacional.

Na homilia, Dom Jaime inspirou-se no Evangelho (Jo 10, 11–18) ao falar do Bom Pastor, que possui muitos significados.

“Jesus se apresenta como Bom Pastor que, com a sua mansidão, vence as divisões, a violência, as formas de controle e de domínio. Ele não conhece outro poder senão aquele de servir, outra violência que aquela de amar, outra riqueza senão aquela de doar, outra vitória senão aquela de perdoar”.

Leia MaisOração ao Bom Pastor Toda vocação é porta aberta pelo Bom Pastor para a comunhão de coraçãoParábola do Bom Pastor deve desafiar cristãos, diz Papa na catequeseAbrindo a reflexão para o contexto social, o presidente da CNBB pede que nos perguntemos quem são os autênticos pastores de hoje, inspirados nas palavras do Santo Agostinho.

“Santo Agostinho dizia que ‘há homens que evangelizam com segundas intenções, procurando da parte dos homens os seus próprios interesses, sejam interesses financeiros, sejam interesses das honras ou o louvor humano, querendo receber recompensas seja de que maneira for. Anunciam o Evangelho não tendo em vista tanto a salvação daquele a quem anunciam, quanto os seus próprios interesses”.

Para isso, diz Dom Jaime, o Bom Pastor convida a todos a tomar parte do seu projeto de vida, de amor e a encarnar a beleza do Evangelho nos diferentes estados de vida, nas distintas esferas da vida social. E diante do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, pede que o Bom Pastor conceda a toda a Igreja, vocações missionárias.

Compreender a nossa vocação é antes de tudo o modo mais seguro que temos para alimentar o desejo de felicidade que trazemos em nós. Inspirados e orientados pelo Bom Pastor podemos perceber que a nossa vida se realiza e se torna plena quando descobrimos quem somos, as qualidades que temos, o espaço, o lugar onde é possível desenvolver as nossas qualidades e assim sermos instrumentos de paz, de fraternidade, de solidariedade, de entendimento social, de amizade social”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...