Na manhã deste domingo (09), devotos e devotas de Nossa Senhora Aparecida se reuniram a redor do Altar Central da Casa da Mãe para participar da Santa Missa das 8h, neste 10º Domingo do Tempo Comum.
Sob animação do missionário redentorista Pe. Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R., e presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, acompanhado dos demais sacerdotes concelebrantes, a celebração convidou os fiéis à reflexão sobre o seguimento de Jesus ser o caminho perfeito para a nossa salvação e vida eterna junto a Deus.
Ao iniciar sua homilia, Dom Orlando saudou “a todos os peregrinos e peregrinas de Nossa Senhora, aos sacerdotes que sempre nos enriquecem com sua presença religiosa, e a todos os nossos queridos irmãos e irmãs. Saudações também a todos os que nos acompanham pelos meios de comunicação social”.
E prosseguiu, explicando as leituras do dia:
“Vencer o mal com o bem. Esse é o tema de todas as leituras. Repito: vencer o mal com o bem. Observemos a Primeira Leitura. O mal do pecado original. E qual foi o bem? Deus foi ao encontro de Adão. E Deus disse: 'Estou com saudades de ti. Nossa amizade deve continuar. Onde estás?' Olha Deus, então, mostrando a salvação após o pecado de Adão. E é claro que a Primeira Leitura também menciona que a serpente do pecado mal será esmagada por uma mulher. E essa mulher é Nossa Senhora, cheia de graça. Então, Nossa Senhora, cheia de graça, está nos dizendo: 'Vivam na graça de Deus, e com a graça vocês vão vencer o mal do pecado'”, explicou.
Passando a explicar o Salmo, Dom Orlando assim refletiu: “Senhor, meus pecados são muito grandes, eu sou muito fraco. Qual foi a resposta do bem? Bem, a confiante redenção. A redenção de Jesus é a resposta para os nossos pecados, vencendo o mal em seu ápice”.
Chegando à Segunda Leitura, o Arcebispo de Aparecida explicou que Jesus vence o mal com o perdão e, claro, com a ressurreição, com a glória. “Observe que Paulo ainda diz que todo sofrimento é um caminho para a glória. Nós frequentemente esquecemos disso. Assim foi com Jesus, assim foi com Nossa Senhora das Dores… E é assim, então, que nossa cruz nos leva à glória. O sofrimento nos conduz ao céu. O sofrimento é santificador. E aqui está o bem da ressurreição e da glória, vencendo o mal da dor humana”.
O sofrimento humano é também mencionado no Evangelho, com Jesus expulsando o mal que atormenta as pessoas. Dom Orlando lembrou a importância de seguirmos a Cristo com confiança e sem blasfemar contra o Espírito Santo, pois este é o pecado que nos leva à condenação. O arcebispo ainda ressaltou o papel de Nossa Senhora como nossa Intercessora: “Que delicadeza, que humanismo, que bonita instituição humana é Nossa Senhora, que vai a Jesus, e então diz a todo aquele povo: 'Se vocês fizerem a vontade do Pai, serão salvos'”. A vontade do Pai, praticada por nós, é a graça salvadora.
E finalizou:
“Irmãos, vamos então vencer o mal com o bem. O ódio, com o amor. Vamos transformar a guerra em paz, a fome em partilha, o egoísmo em dádiva, o individualismo em comunhão. Vamos substituir a discórdia pelo diálogo. E estamos no Junho Verde. Vamos vencer o mal da depredação e da morte da natureza com a conversão ecológica, cuidando da nossa mãe Terra!”, concluiu.
Padre Silvio, da Diocese de Londrina (PR), rezou a Consagração à Nossa Senhora Aparecida ao final da Santa Missa.
LEIA TAMBÉM:
Dom Orlando Brandes: “o santo não tira o lugar de Deus”
Neste domingo, Dom Orlando Brandes presidiu a missa da Solenidade de Todos os Santos no Santuário Nacional, refletindo sobre as bem-aventuranças e a santidade.
Missa de Finados: “Todos nós somos romeiros da eternidade, romeiros do céu"
Em sua homilia, o bispo destacou a esperança cristã na vida eterna e a importância de boas obras, reforçando a fé de que a morte é um caminho para os braços de Deus.
Garanta o seu livro da Novena de Natal do Santuário de Aparecida
A Novena de Natal é mais uma oportunidade para rezar em família e refletir, em sintonia com o Jubileu de 2025, buscando a Esperança, a pedido do Papa Francisco.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.