Por Redação A12 Em Notícias Atualizada em 18 MAI 2023 - 12H17

10 motivos para visitar o Museu Nossa Senhora Aparecida

Com mais de 65 anos de história, o Museu surpreende os visitantes com tantos detalhes e peças de grande valor histórico

Quem gosta de história e é devoto de Nossa Senhora Aparecida precisa reservar um tempo na sua passagem pelo Santuário para conhecer o Museu Nossa Senhora Aparecida, que reúne toda a trajetória do nascimento do título de Aparecida e o crescimento dessa devoção.

O Museu Nossa Senhora Aparecida, localizado no 1º e 2º andar da Torre Brasília, é um espaço dedicado à história de Nossa Senhora Aparecida e do Santuário. O local surpreende os visitantes com tantos detalhes e peças de grande valor histórico, um aprendizado para crianças e adultos.

Confira o que você pode encontrar no Museu e conheça esses 10 motivos para garantir essa visita:

No 1º ANDAR

1 - Objetos testemunhos dos milagres

Os objetos que testemunham os milagres de Nossa Senhora Aparecida são um dos itens mais solicitados pelos devotos. Entre eles estão a pedra atribuída ao milagre do cavaleiro ateu e a corrente atribuída ao milagre do escravo. 

Elisangela Cavalheiro
Elisangela Cavalheiro
Pedra atribuída ao milagre do cavaleiro ateu é um dos mais procurados pelos visitantes


2 - Tela da Coroação

A pintura que tem grande destaque no Museu retrata a Coroação de Nossa Senhora Aparecida, no ano de 1904. A obra é do ano de 1907, assinada por Rosalbino Santoro, pintor italiano que morou na cidade de Taubaté (SP) por quase 20 anos.

Elisangela Cavalheiro
Elisangela Cavalheiro
Detalhe desta obra que ocupa um grande destaque no Museu


3 - Coroas do centenário

Um concurso de designer realizado no ano de 2004 reuniu 167 artistas, de 17 estados brasileiros, para apresentar uma coroa representativa do centenário da Mãe Aparecida. Após a seleção, foram escolhidas cinco coroas finalistas para serem confeccionadas e delas, definir a coroa vencedora. Todas as peças podem ser vistas de perto pelos Devotos durante a visita no Museu. A coroa vencedora está em exposição na Casa de Ouro.

Elisangela Cavalheiro
Elisangela Cavalheiro
Uma das rosas finalistas do concurso


4 - Rosas de ouro

Rosa de ouro ofertada pelo Papa Paulo VI, em 1967 -  Jubileu dos 250 anos do encontro da Imagem de Aparecida.

Rosa de ouro ofertada pelo Papa Bento XVI, em 2007 - em virtude do V CELAM.

Rosa de ouro ofertada pelo Papa Francisco, em 2017 - Celebração do  Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.


No 2º ANDAR

5 - Menino Jesus de Praga (fac-símile)

Escultura vinda de Praga, na República Tcheca, doada ao Santuário de Aparecida por retribuição à entronização de Nossa Senhora Aparecida na igreja do Menino Jesus de Praga. A imagem foi recebida por Dom Raymundo Damasceno Assis, tendo ficado algum tempo em exposição na Basílica Velha.

Elisangela Cavalheiro
Elisangela Cavalheiro
Detalhe da imagem que fica dentro de um nicho


6 - Imagens paulistinhas

As esculturas religiosas de cunho popular são próprias do Vale do Paraíba. As peças são modeladas em barro, queimadas à lenha e pintadas. Os últimos registros de produção dessas imagens foram encontrados na cidade de Santa Isabel (SP), feitas por Dito Pituba (nascido em 1848 e falecido em 1926), o último santeiro no ofício de modelar as “paulistinhas”.

Elisangela Cavalheiro
Elisangela Cavalheiro
Parte da rica coleção de imagens


7 - Fóssil de Mesossaurídeo

O Mesossaurídeo foi um réptil aquático que viveu há aproximadamente 250 milhões de anos, segundo o pesquisador Ideval Costa, do Museu de Geociências da USP-SP.

Elisangela Cavalheiro
Elisangela Cavalheiro
Fóssil conta história de milhões de anos


8 - Coleção de numismática

Cédulas e moedas brasileiras que registram todos os períodos monetários do nosso país, desde a criação do primeiro Banco do Brasil, com a vinda da Corte Portuguesa. As primeiras cédulas começaram a circular em 1810, porém este banco foi extinto devido ao descontrole de emissões.

Elisangela Cavalheiro
Elisangela Cavalheiro
No detalhe, as moedas de réis da coleção


9 - Imagem de novela 

Entre as diversas imagens doadas ao Museu encontra-se a que é uma fac-símile utilizada na novela Padroeira. Seu manto foi confeccionado entre os anos de 2000 e 2001 e a imagem foi doada pela emissora ao final de sua apresentação. 

Elisangela Cavalheiro
Elisangela Cavalheiro
Imagem foi utilizada nas gravações da novela Padroeira


10 - Objetos dos Papas 

Para cada uma das visitas dos Papas ao Santuário, foram confeccionados diversos objetos e vestimentas litúrgicas. Entre eles, destacamos os paramentos utilizados pelo Papa Francisco, a casula e a mitra que tem arte assinada pelo artista sacro, Cláudio Pastro.

:: Museu tem objetos dos papas que já visitaram a Basílica

Elisangela Cavalheiro
Elisangela Cavalheiro
Mitra e casula usadas pelo Papa Francisco no Santuário em 2013


share Gostou dessas dicas? Compartilhe com a família e os amigos e se organize para conhecer o Museu Nossa Senhora Aparecida, e os outros pontos turísticos da Casa da Mãe Aparecida.

Fonte: Erica Coelho - Museu Nossa Senhora Aparecida

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...