Com uma das mais tradicionais romarias organizadas ao Santuário Nacional, a Arquidiocese de São Paulo celebra neste domingo (5), sua 123ª caminhada à casa da Mãe Aparecida.
Mantendo o legado de 123 anos de peregrinação, a Romaria da Arquidiocese de São Paulo comparece ao Santuário Nacional para participar da Santa Missa que ocorrerá às 10h, no Altar Central.
A relação entre a Arquidiocese de São Paulo e Aparecida é profundamente enraizada na história religiosa do Brasil.
HISTÓRIA
Em 1717, quando a imagem da Padroeira do Brasil foi descoberta, toda a região de São Paulo estava sob a autoridade da Diocese do Rio de Janeiro. Com a criação da Diocese de São Paulo, em 1745, posteriormente elevada à categoria de Arquidiocese, em 1908, Aparecida foi incorporada ao seu território.
Somente em 1958, por determinação do Papa Pio XII, foi estabelecida a Arquidiocese de Aparecida, tendo o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, então Arcebispo de São Paulo, como seu primeiro Arcebispo.
Em 1908, Dom Duarte Leopoldo e Silva obteve do Papa Pio X o título de Basílica Menor para a primeira igreja construída em Aparecida, popularmente conhecida como Basílica Histórica, e celebrou a sua dedicação no mesmo ano.
Até a chegada dos primeiros missionários redentoristas, em 1894, a Basílica era atendida pelo clero da Diocese de São Paulo. Essa história revela a profunda conexão entre a cidade de Aparecida e a trajetória religiosa da região de São Paulo, sendo uma consolidação dos laços históricos e espirituais entre as duas regiões. Essa conexão exemplifica a importância do Santuário de Aparecida como um símbolo central da fé católica no Brasil.
A jornada de peregrinação oferece um momento de comunhão e encontro com Nossa Senhora Aparecida, onde os devotos têm a oportunidade de expressar seus agradecimentos, súplicas e graças alcançadas. A romaria atrai milhares de fiéis e clérigos, desde seus primórdios reconhecida como uma das mais antigas e emblemáticas, partindo da cidade de São Paulo em direção à morada da Padroeira do Brasil.
A “Capital Mariana” presencia milhares de testemunhos de fé, uma verdadeira exemplificação da simbologia do amor e devoção dos romeiros a Nossa Senhora Aparecida, um modelo de religiosidade.
:: Foto histórica mostra a 1ª romaria da Arquidiocese de São Paulo
Fonte: O SÃO PAULO
Dom Orlando envia Família dos Devotos: “Cuide do outro, por amor de Deus”
Ao celebrar os 26 anos da Família dos Devotos, Dom Orlando chamou os fiéis a serem bons samaritanos, descerem do pedestal e cuidarem dos caídos por amor de Deus.
Romaria da Família dos Devotos reza terço em gratidão a Maria
Romeiros da Mãe Aparecida rezam em ação de graças aos 26 anos da Família dos Devotos, no Altar Central
Em mais uma ação ambiental, Santuário Nacional inaugura Usina Fotovoltaica
O Santuário Nacional de Aparecida deu início a Romaria da Família dos Devotos e entregou a aguardada Usina Fotovoltaica São Francisco.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.