“Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto, o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza” (Ecl 3,10-11)
A Palavra de Deus nos diz no livro de Eclesiastes, primeira leitura da Liturgia desta sexta-feira (26), que apesar de não termos o domínio do tempo, é preciso viver e conviver com as suas disposições, com tudo que ele nos oferece, sem esquecer que Deus nos alcança no tempo certo, do jeito e da vontade d’Ele.
Leia MaisComo a fé pode ser um auxílio contra a ansiedade?Chamados a sair da zona de conforto: as lições do chamado de Mateus
Jesus se mostra como alguém próximo que caminha ao nosso lado mesmo quando não percebemos, porque estamos feridos pela morte (assim como os discípulos de Emaús).
Atualmente, no cenário que vivemos em um mundo cheio de mudanças, onde a modernidade na tecnologia tem muita repercussão para toda a sociedade, o tempo nos parece ser algo atrasado, pois quando é apresentada alguma inovação na ciência, dizemos no geral que “enrolaram demais” e que isso já poderia ter sido descoberto há muito tempo.
A sociedade atual quer “tudo pra ontem”, e vive numa constante ansiedade na qual o relógio das suas vidas parece querer andar mais rápido que o verdadeiro tempo das coisas.
Deus nos deixa de maneira clara que em tudo o que vamos viver e estamos vivendo existe um tempo, um momento correto, uma hora oportuna, ou seja, Deus tem o tempo certo das coisas.
Conhecer e identificar o tempo justo e certo para cada uma das nossas ações exige atenção, disciplina, proatividade e uma boa dose de paciência!
Saber aceitar a vontade de Deus é uma atitude que exige sabedoria de vida. Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, traz uma reflexão sobre o que significa aceitar o tempo de Deus.
A partir desta reflexão, precisamos entender que é necessário ter coragem de se olhar de frente com maturidade. Em oração, pedir a capacidade de analisar pela ótica do Senhor alguma coisa que você queira viver hoje em diferentes áreas da vida.
E também verificar se o que você vai decidir está no tempo certo para viver isso. Se não for, mesmo que os impulsos humanos queiram te influenciar, obtenha a firmeza e, ao mesmo tempo, a serenidade de saber esperar em Deus. Quem sabe fazer silêncio e aguardar o momento certo nunca se decepciona.
.:: Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude essa mensagem chegar a mais pessoas que buscam ter essa compreensão.
Novena Solene termina com apelo à justiça social e à defesa da vida
A última noite da Novena celebrou a Jornada Bíblica do Santuário e o chamado das famílias à evangelização. Dom José Albuquerque destacou o compromisso com a justiça social, a defesa da vida e os direitos humanos.
Procissão Memória: a tradição de fé do povo brasileiro
Veja como foi a tradicional procissão do Santuário Nacional, que acontece na véspera de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida. Conheça essa história!
As cruzes que carregam histórias de fé até o Santuário Nacional
Conheça as histórias de Cauê e Francisco, peregrinos que carregam cruzes até o Santuário Nacional como expressão de fé, gratidão e devoção a Nossa Senhora Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.