Notícias

1º dia da Novena da Padroeira: Ser cristão é caminhar em comunhão

Abrindo a Novena Solene da Padroeira, dom Odilo reflete sobre a sinodalidade na Igreja

Escrito por Lais Silva

23 SET 2022 - 13H49 (Atualizada em 04 OUT 2022 - 07H55)

Thiago Leon

Nesta segunda-feira, 3 de outubro, o Santuário Nacional deu início à Novena da Padroeira deste ano, um momento de preparação para celebrar a Festa de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro.Leia Mais1º dia da Novena destaca Maria como modelo para o caminho sinodal da Igreja

A Novena Solene será celebrada todos os dias às 19h, no Altar Central. Neste primeiro dia da Novena, a celebração foi presidida pelo Cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, e concelebrada pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, o reitor do Santuário Nacional, Missionário Redentorista, Pe. Eduardo Catalfo, e os demais padres presentes.

“Com Maria, construir uma Igreja Sinodal”. Este foi o tema do primeiro dia da Novena e que, de acordo com Dom Odilo, é um tema muito bonito, pois somos convidados a “tomar consciência renovada daquilo que nós somos como Igreja, pois somos uma Igreja Missionária, a Igreja de Jesus Cristo”.

Em sua reflexão, o Cardeal falou sobre sermos uma Igreja Missionária, sobre estarmos em comunhão com nossos irmãos, e reforçou que esta não é uma missão antiga, do tempo dos apóstolos, mas é atual, pois hoje “de maneira especial precisamos nos renovar como uma Igreja Missionária”, pois somos também uma Igreja Sinodal.

Papa Francisco convida as Igrejas de todo o mundo a viver em sinodalidade, para construir uma Igreja Sinodal, para dialogarmos com todos. E principalmente, voltarmos para a própria Igreja e nos perguntarmos: "O que é Igreja? O que somos como Igreja?"

“Porque com o tempo que passa, muitas vezes vão entrando ideias que talvez nem sempre são as mais acertadas como Igreja, nos dividem. E o Papa tem dito que somos uma Igreja Sinodal, em comunhão, participação e missão”.

Sínodo significa caminhar juntos, e este tema nos convida a fazer caminho juntos. Caminhar com Maria, é estar acompanhado da Mãe de Deus e nossa Mãe, construindo uma Igreja em comunhão, uma sociedade fraterna.

Igreja Sinodal é uma igreja que procura estar unida em comunhão, não uma igreja dividida, não uma igreja polarizada, uns contra os outros. Isso não pode dentro da Igreja, talvez por aí estão, mas se isto entra na Igreja, a Igreja fica falseada e acaba introduzindo a divisão, a discriminação, o que é exatamente ao contrário daquilo que Jesus pensou para a Igreja. Jesus pensou para a Igreja uma Igreja como comunidade, comunhão de discípulos e discípulas em torno d'Ele, Ele é o centro da Igreja, não uma ideia. É Jesus Cristo o centro da Igreja”.

Dom Odilo reforçou que a nossa fé tem por centro Jesus Cristo e explicou que ser cristão é estar em sinodalidade e ser uma Igreja Sinodal é caminhar junto com Cristo e com os irmãos, é ser uma Igreja em comunhão, pois divididos não podemos ser a Igreja de Cristo, que pela essência significa: comunhão, fraternidade e amor.

“Igreja sinodal é Igreja reunida em torno de Jesus Cristo, e n'Ele encontra a sua união, a superação das divisões dos antagonismos, n'Ele encontra o remédio, o balsamo para superar as divisões”.


Confira a galeria do primeiro dia de Novena:


3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...