Notícias

8º dia da Novena Solene reflete o perdão na construção de uma amizade social

Dom Maurício Grotto refletiu o tema: "Com Maria, sob a força do Espírito, construir a amizade social"

Escrito por Lais Silva

23 SET 2022 - 14H23 (Atualizada em 11 OUT 2022 - 10H17)

Thiago Leon

Nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, o Santuário Nacional celebrou o 8º Dia da Novena da Padroeira, que refletiu o tema “Com Maria, sob a força do Espírito, construir a amizade social”.Leia Mais8º dia da Novena da tarde trata sobre a importância do diálogo

A celebração das 19h, foi presidida por dom Maurício Grotto de Camargo, arcebispo de Botucatu (SP), que iniciou sua reflexão falando sobre a missão de todo cristão, sobre ser mais parecido com Cristo.

Jesus preferiu morrer do que matar, ou de alguma forma, ferir a dignidade humana. Preferiu perdoar e pediu para que perdoássemos sempre”.

O arcebispo explicou que o ato de perdoarmos nos aproxima de Cristo e nos ajuda a construir uma sociedade mais fraterna, uma amizade social.

“Aqueles que perdoam de verdade não esquecem, mas renunciam a deixar-se dominar pela mesma força destruidora que os feriu gravemente. Quebram assim o círculo vicioso, frenam o avanço das forças, o ódio da destruição. Decidem não continuar a injetar na sociedade a energia da vingança, do ódio, que mais cedo ou mais tarde acabam por cair novamente sob nós mesmos”.

Ainda Ilustrando o tema do dia, dom Maurício explicou que quando o Papa Francisco nos apresenta a encíclica Fratelli Tutti, ele se inspira em São Francisco de Assis e nos convida a amar a todos os nossos irmãos.

“A expressão amizade social é o tema central desta encíclica, o Santo Padre inspirando-se na pessoa de Francisco de Assis nos convida a um amor universal que ultrapasse as barreiras da geografia, do espaço que nos desafia a uma sociedade aberta, que nos permite reconhecer valorizar e amar todas as pessoas”

O bispo falou ainda sobre a atualidade, sobre o excesso de informações e os debates superficiais, sobre os pontos que diversas vezes não nos ajudam a sermos fraternos, não nos auxiliam no entendimento da realidade do próximo e nos faz caminharmos para lados opostos de uma amizade social.

A acumulação esmagadora de informações que nos inundam, não significa maior sabedoria. A sabedoria não se fabrica com buscas impacientes na internet nem é um somatório de informações cuja a veracidade não está garantida. Desta forma não se amadurece no encontro, no diálogo com a verdade e a partir dela”.

A amizade nos aproxima, nos faz quebrar barreiras, esquecer diferenças e aceitar diferentes opiniões. E essas são atitudes que nos levam a construir uma amizade social.

“Ninguém pode enfrentar a vida isoladamente, precisamos de uma comunidade que nos apoie, que nos auxilie e dentro da qual nos ajudemos mutuamente a olhar em frente como é importante sonhar juntos”.

:: Acompanhe toda a cobertura da Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida no a12.com/festadapadroeira

Confira a Galeria de alguns momentos do 8º Dia da Novena e Festa da Padroeira


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...