Notícias

Visitação à Cúpula e Museu do Santuário: tour na história da Mãe Aparecida

Viaje pela história da devoção à Mãe Aparecida

Escrito por Marília Ribeiro

18 ABR 2018 - 12H58 (Atualizada em 16 JUL 2021 - 12H18)

Thiago Leon

Você já fez o Circuito de Visitação à Cúpula e o Museu de Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional?

Sem dúvida, esse é um passeio imperdível para conhecer um pouco da história da expansão da devoção a Nossa Senhora Aparecida, como se deu a fundação do Museu e relembrar os principais acontecimentos que celebraram os 300 anos do encontro da Imagem.

Localizado na Torre Brasília, o Museu Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado em 1956 e guarda relíquias de grande valor histórico e sacro, que podem ser conferidas nos dois andares de exposição.

Thiago Leon
Thiago Leon
Museu Nossa Senhora Aparecida

Durante a visita, o devoto poderá ver de perto alguns dos objetos que comprovam os primeiros milagres sob a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, como a corrente do escravo Zacarias e a pedra com a marca da ferradura de um cavalo.

Além de toda essa cultura e aprendizado no Museu Nossa Senhora Aparecida o devoto visita ainda o Mirante no 16º andar da Torre, de onde é possível ter uma visão privilegiada do Rio Paraíba, local do encontro da imagem de Aparecida.

Matheus Mussolin
Matheus Mussolin
Portal de entrada da Casa de Ouro do Museu Nossa Senhora Aparecida


No Museu estão expostos também os objetos litúrgicos utilizados pelos três Papas que visitaram o Santuário, a Coleção Santa Gertrudes com destaque especial para a vitrine de Frei Agostinho de Jesus, a quem é atribuída à autoria da imagem de Nossa Senhora Aparecida e ainda, um espaço chamado Casa de Ouro, que já na entrada o devoto é surpreendido por um portal feito com flores do cerrado, que foram cozidas e preparadas para serem inseridas no local, deixando o devoto encantado.

Thiago Leon
Thiago Leon
Mirante na Torre Brasília

Como parte desse aprendizado e conhecimento da história do Santuário e de Nossa Senhora Aparecida é importante o devoto também garantir a sua visita à Cúpula.

Thiago Leon
Thiago Leon
Circuito de Visitação à Cúpula

O acesso ao Circuito de Visitação à Cúpula é pelo subsolo do Santuário, próximo ao estúdio da TV Aparecida. Nesse espaço o devoto aprecia todo o esplendor dessa linda obra do artista sacro Claudio Pastro, que foi revelada em outubro de 2017, como presente do Jubileu dos 300 anos. Nesse ponto turístico o devoto poderá saber os detalhes dessa grande obra, que teve o revestimento interno iniciado em 2012.

Thiago Leon
Thiago Leon
Inclinação nos vidros para uma visão panorâmica da Basílica.


É possível ainda fazer ótimas fotos da Cúpula e até do Santuário, com a vantagem de usufruir de quatro locais que foram preparados com inclinação nos vidros, para facilitar a visualização panorâmica da Basílica.

Na exposição do Circuito de Visitação à Cúpula o devoto pode também ver o manto que foi utilizado na Imagem da Aparecida durante visita Jubilar aos Estados, as porções de terra que foram colhidas para a coroa Jubilar, cada uma com a sua característica e colocação diferente, e tantas outras peças marcantes das celebrações dos 300 anos, momento que foi muito importante para todo o povo brasileiro.

Para conhecer esses pontos turísticos do Santuário de Aparecida o devoto pode adquirir o ingresso especial Combo que oferece a visitação ao Museu Nossa Senhora Aparecida, Mirante e Cúpula. Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheterias localizadas no Circuito de Visitação à Cúpula ou no Hall da Torre Brasília.



Todos os espaços estão devidamente preparados com acessibilidade, para atender e receber os cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O horário de visitação é de segunda a domingo: 9h às 16h30.

Para informações ou agendamento de visitas guiadas entre em contato com o Centro de Informações Turísticas do Santuário no (12) 3104-1504 / 3104-1103 ou no e-mail informacoes.turisticas@santuarionacional.com. Os agendamentos também podem ser solicitados clicando aqui e preenchendo o formulário.

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...