Notícias

Deus nos convida a reafirmar nosso compromisso como cristãos

No Evangelho de hoje somos chamados a ser sal na terra e luz do mundo

Escrito por Laís Silva

05 FEV 2023 - 09H45 (Atualizada em 06 FEV 2023 - 08H56)

Reprodução / Aparecida Ao Vivo

Leia MaisPassagens da Bíblia que vão te ensinar sobre o amor e os valores de uma famíliaNeste domingo, 5 de fevereiro, o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes presidiu a Santa Missa das 8h no Altar Central do Santuário Nacional. A celebração foi concelebrada por outros sacerdotes presentes e contou com a participação de membros da 1ª Romaria Nacional da Vida e da Família. 

“Vocação é graça e missão”: todos nós temos uma vocação, recebemos um chamado de Deus e é importante que não deixemos esse chamado passar por nós sem que a gente perceba.

O Evangelho deste domingo nos chama a “ser sal da Terra e luz do mundo” e foi com essa reflexão que dom Orlando iniciou sua homilia.

“Todos vocês, peregrinos de Nossa Senhora, causam muita alegria à Mãe, pois toda mãe quer ver o filho em casa. Ela também pede: ‘seja luz do mundo, sal da terra. Nada de ser trevas; sua vocação é ser luz’”.

O arcebispo refletiu sobre a missão do cristão e lembrou que nossa essência deve ser entender e compartilhar o Evangelho, e não guardar para nós mesmos. Temos a missão de levar a Palavra de Deus pelo mundo.

“Vamos estar no meio do mundo, não ficar só em casa, só na Igreja. Sim, vamos da Igreja para o meio do mundo. Não vamos fugir do mundo, não vamos ser indiferentes ao mundo. Não podemos ser indiferentes à fome, às mortes dos índios yanomamis. Luz do mundo é humanizar esta humanidade tão desumana”.

Neste fim de semana, a Casa da Mãe está recebendo uma grande quantidade de catequistas, pois o maior encontro do país destinado a esse público, o Catequistas Brasil, está sendo realizado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. Dom Orlando aproveitou para reforçar a missão de todo o cristão e também dos catequistas:

“Sal da terra e luz mundo é você. Você é a presença de Jesus, para transformar este mundo e melhorar este mundo com o Evangelho, com o Reino de Deus”.

O Santuário Nacional também está recebendo a 1ª Romaria Nacional da Vida e da Família, cristãos que receberam de Deus a vocação familiar, do matrimônio e que participam de movimentos da Igreja, da Pastoral Familiar e de Instituições Pró-Vida. O arcebispo de Aparecida destacou que “a gente evangeliza com nossos testemunhos, com nossas boas obras”, e convidou:

“Queridos irmãos e irmãs, nós vamos voltar para nossas casas e dizer: de Aparecida para o mundo, de Aparecida para todas as realidades que nos envolvem, porque Deus quer salvar o mundo através da sua luz e do nosso sal”.

Brian A Jackson/ Shutterstock
Brian A Jackson/ Shutterstock


Como ser a luz do mundo?

Dom Orlando reforçou o convite de Deus, para que cada pessoa escute seu chamado e seja luz do mundo.

Durante sua reflexão, ele deu exemplo de como sermos luz. E começou nos lembrando que não é necessário que façamos algo grandioso, basta apenas que façamos aquilo que vai ajudar o outro:

“Existe muitas luzes. A luz do fósforo é uma luz pequena, mas ela resolve a escuridão”.

Ele também usou de exemplo do que a Madre Leônia Milito, fundadora das Irmãs Claretianas, que falava sobre sermos como uma vela.

“Vamos ser como uma vela. A vela brilha na medida em que ela se consome, essas velas estão se consumindo, mas estão iluminando. Nós também devemos nos consumir na evangelização para tornar o mundo mais humano. Salvar o mundo como uma vela, nos doando, nos diminuindo e a luz de Cristo crescendo”.

O arcebispo reforçou nossa missão nos comparando à luz de uma tocha, que leva para a frente o Evangelho de Deus e a de um incêndio, pois temos a força para incendiar a humanidade com a cristificação.

E finalizou lembrando que nós evangelizamos dando nosso testemunho e realizando boas ações.

“Sabe o que é luz? É repartir o pão. Reparta o pão que sua luz brilhará. Pratique a justiça que sua luz brilhará sete vezes mais forte do que a luz do sol”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...