Leia MaisPassagens da Bíblia que vão te ensinar sobre o amor e os valores de uma famíliaNeste domingo, 5 de fevereiro, o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes presidiu a Santa Missa das 8h no Altar Central do Santuário Nacional. A celebração foi concelebrada por outros sacerdotes presentes e contou com a participação de membros da 1ª Romaria Nacional da Vida e da Família.
“Vocação é graça e missão”: todos nós temos uma vocação, recebemos um chamado de Deus e é importante que não deixemos esse chamado passar por nós sem que a gente perceba.
O Evangelho deste domingo nos chama a “ser sal da Terra e luz do mundo” e foi com essa reflexão que dom Orlando iniciou sua homilia.
“Todos vocês, peregrinos de Nossa Senhora, causam muita alegria à Mãe, pois toda mãe quer ver o filho em casa. Ela também pede: ‘seja luz do mundo, sal da terra. Nada de ser trevas; sua vocação é ser luz’”.
O arcebispo refletiu sobre a missão do cristão e lembrou que nossa essência deve ser entender e compartilhar o Evangelho, e não guardar para nós mesmos. Temos a missão de levar a Palavra de Deus pelo mundo.
“Vamos estar no meio do mundo, não ficar só em casa, só na Igreja. Sim, vamos da Igreja para o meio do mundo. Não vamos fugir do mundo, não vamos ser indiferentes ao mundo. Não podemos ser indiferentes à fome, às mortes dos índios yanomamis. Luz do mundo é humanizar esta humanidade tão desumana”.
Neste fim de semana, a Casa da Mãe está recebendo uma grande quantidade de catequistas, pois o maior encontro do país destinado a esse público, o Catequistas Brasil, está sendo realizado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. Dom Orlando aproveitou para reforçar a missão de todo o cristão e também dos catequistas:
“Sal da terra e luz mundo é você. Você é a presença de Jesus, para transformar este mundo e melhorar este mundo com o Evangelho, com o Reino de Deus”.
O Santuário Nacional também está recebendo a 1ª Romaria Nacional da Vida e da Família, cristãos que receberam de Deus a vocação familiar, do matrimônio e que participam de movimentos da Igreja, da Pastoral Familiar e de Instituições Pró-Vida. O arcebispo de Aparecida destacou que “a gente evangeliza com nossos testemunhos, com nossas boas obras”, e convidou:
“Queridos irmãos e irmãs, nós vamos voltar para nossas casas e dizer: de Aparecida para o mundo, de Aparecida para todas as realidades que nos envolvem, porque Deus quer salvar o mundo através da sua luz e do nosso sal”.
Dom Orlando reforçou o convite de Deus, para que cada pessoa escute seu chamado e seja luz do mundo.
Durante sua reflexão, ele deu exemplo de como sermos luz. E começou nos lembrando que não é necessário que façamos algo grandioso, basta apenas que façamos aquilo que vai ajudar o outro:
“Existe muitas luzes. A luz do fósforo é uma luz pequena, mas ela resolve a escuridão”.
Ele também usou de exemplo do que a Madre Leônia Milito, fundadora das Irmãs Claretianas, que falava sobre sermos como uma vela.
“Vamos ser como uma vela. A vela brilha na medida em que ela se consome, essas velas estão se consumindo, mas estão iluminando. Nós também devemos nos consumir na evangelização para tornar o mundo mais humano. Salvar o mundo como uma vela, nos doando, nos diminuindo e a luz de Cristo crescendo”.
O arcebispo reforçou nossa missão nos comparando à luz de uma tocha, que leva para a frente o Evangelho de Deus e a de um incêndio, pois temos a força para incendiar a humanidade com a cristificação.
E finalizou lembrando que nós evangelizamos dando nosso testemunho e realizando boas ações.
“Sabe o que é luz? É repartir o pão. Reparta o pão que sua luz brilhará. Pratique a justiça que sua luz brilhará sete vezes mais forte do que a luz do sol”.
Entenda o tema da Novena e Festa da Padroeira 2025
O reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R. explica o tema da Novena e Festa da Padroeira de 2025, para que possamos vivenciar esta mensagem.
Romaria: a missão evangelizadora da Pastoral Carcerária
Confira como foi a Missa da III Romaria da Pastoral Carcerária e pelo aniversário de ordenação presbiteral de Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP).
Missa celebra presença da Romaria da Arquidiocese de Pouso Alegre
Dom José Luiz Majella, C.Ss.R., Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre (MG), celebrou missa que contou com a presença da Romaria de Pouso Alegre em uma manhã festiva no Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.