Notícias

Em Romaria no Santuário, Aposentados buscam justiça e reconhecimento

Em carta lida no Altar Central, categoria pediu as bênçãos de Nossa Senhora e também mais atenção, acolhimento e cuidado por parte da sociedade brasileira

Escrito por Alberto Andrade

29 JAN 2023 - 09H41 (Atualizada em 29 JAN 2023 - 13H15)

Reprodução Youtube - A12

Para celebrar o Dia Nacional do Aposentado, comemorado no dia 24 de janeiro, o Santuário de Aparecida recebeu a Romaria Nacional dos Aposentados neste domingo (29).

Leia MaisSaiba os direitos preferenciais dos idososSanta Missa celebra Dia Mundial dos Avós e dos IdososA Santa Missa no Altar Central da Basílica foi celebrada por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida e concelebrada pelo Padre Marlos Aurélio, C.Ss.R., Superior Provincial da Unidade Redentorista de São Paulo e também pelo redentorista Padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário.

A celebração também foi em ação de graças ao trabalho realizado durante quatro anos pelo Padre Luiz Cláudio Alves Macedo, C.Ss.R. como administrador e ecônomo do Santuário Nacional que agora parte para uma nova missão, pastorear a Paróquia Santuário São Geraldo Majella, na Arquidiocese de Sorocaba (SP). Esta função continuará sendo realizada pelo missionário redentorista Padre Heliomarcos Ferraz.

Na homilia da Santa Missa deste domingo, Padre Marlos Aurélio traduziu o Evangelho de hoje, das bem-aventuranças (Mt 5,1-12a) quando Jesus nos ensina que é possível, se tivermos a confiança dos pobres e dos pequenos, dos humildes e dos simples, compreender o mistério do Reino dos Céus.

“Na fragilidade, Deus sempre revela sua força! Assim ao longo da história da Salvação, Deus escolhe o que é fraco para confundir os fortes! A bem-aventurança é uma promessa para o futuro, porque vamos herdar o Céu, mas é já com o reconhecimento de Deus pelo bem que praticamos”.

Reprodução Youtube - A12
Reprodução Youtube - A12


O Superior Provincial também incentivou os aposentados a sempre buscarem e lutarem por mais justiça e reconhecimento por parte da sociedade.

“Se hoje fossemos atualizar essa expressão de bem-aventurados, podemos dizer a você parabéns você que é manso e humilde de coração, parabéns a você que busca a paz, que mesmo a tantas seduções do mundo permanece fiel e coerente no caminho de Jesus. Parabéns a você, aposentado, pensionista, que com seu salário ajuda a manter a economia de sua família num país que as vezes não valoriza aqueles que suaram a camisa para ajudar a construir esse país. Parabéns a você que continua lutando e buscando seus direitos!”, concluiu.

Direitos dos aposentados do Brasil

Ao fim da celebração foi lida a Carta de Aparecida, preparada pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (COBAP), que também relembra os 100 anos de história da Previdência Social, sistema de proteção da cidadania e garantidora da renda para mais de 37 milhões de brasileiros atualmente que, por algum motivo, estão afastados do trabalho.

“A pessoa idosa é a base da sociedade, constrói, contribui para o crescimento do país economicamente como também com a experiência e sabedoria de vida. A maior riqueza do país é seu povo”, diz um trecho do documento.

Leia aqui a Carta de Aparecida na íntegra

Assessoria Imprensa FAPESP
Assessoria Imprensa FAPESP


Após a Missa, os integrantes da romaria se reuniram no auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo da Basílica, para a Plenária Nacional da categoria, onde foram debatidas pautas e bandeiras dos aposentados neste ano. 

Em entrevista ao A12, Antônio Alves da Silva, presidente da Federação das Associações e Departamentos de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado de São Paulo (Fapesp) falou uma das principais motivações em organizar esta romaria.

Nossa principal luta é para termos um reajuste digno em nossos benefícios do INSS a todos nós pelo mesmo índice do salário mínimo. Os aposentados e idosos na maioria das vezes não são ouvidos! Um dos pontos importantes na nossa romaria é que temos a oportunidade de mostrar que estamos vivos, ativos e muitos ainda no mercado de trabalho”.

Antônio também falou com muita gratidão ao Santuário Nacional, a oportunidade de voltar à Aparecida de forma presencial após o período da pandemia.

“O ponto mais importante desse encontro e agradecer a Mãe Aparecida pelas graças recebidas e pedir a Sua proteção para mais um ano de luta com saúde e muita paz no amor de Deus Filho Jesus Cristo. E agradecer também ao cerimonial nas pessoas dos Padres Diego Antônio e Lucas Emanuel e especialmente agradecer só nosso Arcebispo Dom Orlando Brandes que nos acolhe sempre de forma muito carinhos e presidiu a missa que nossa romaria participou”.

Acompanhe novamente a Santa Missa das 8h no Santuário Nacional


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...