Por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 07 ABR 2020 - 16H07

Confissão e comunhão em tempos de isolamento social

Em um só coração, unidos em oração. Não podemos permitir, que nossa fé seja roubada.

Assistimos nos últimos dias a mobilização mundial em favor da superação da pandemia provocada pelo Covid-19 (coronavírus). Ainda não havíamos escutado falar deste vírus avassalador, que provocou tantas mortes e que ainda vem gerando tanto espanto em um mundo, marcado por tantas transformações, sobretudo no campo do cuidado da pessoa.

Diante desta situação, como cristãos, somos desafiados a superar este momento a partir da esperança que nos vem da fé e do Evangelho.

“Na vida havereis de ter muitas dificuldades, coragem, pois eu venci o mundo” Jesus

Estas palavras de Jesus, registradas nas linhas do Evangelho de João, nos encorajam neste momento a não deixarmos morrer em nossos corações o ardor missionário. Este tempo exige, que como homens de fé, sejamos como o Bom Samaritano: contemplou, teve compaixão e cuidou do que estava caído à beira da estrada.

Shutterstock
Shutterstock

Leia MaisBaixe agora o livro de orações para a Semana Santa
Neste ano somos
chamados a viver o Tempo Quaresmal de um outro modo.

Certamente, o isolamento social, pedido pelas nossas autoridades sanitárias, nos impossibilitará de celebrar em nossas comunidades dois sacramentos muito caros para os cristãos, a eucaristia e a reconciliação.

Todavia, se não podemos estar unidos fisicamente em comunidade, com a força da oração estaremos conectados, formando uma grande corrente de oração. E ajudados pelos meios de comunicação, poderemos alimentar, no aconchego de nosso lar a fé e o nosso espírito de comunidade.

Recolher-se em nossas casas se faz necessário, para que a vida 
aconteça entre nós e aconteça de um modo abundante.

Agora é hora de vivermos mais intensamente a prática de sermos também uma Igreja doméstica. Por isso, auxiliados pelos meios de comunicação poderemos acompanhar a celebração da eucaristia. Desfrutando assim, da oportunidade de escutar a Palavra de Deus, medita-la e encontrar nela ânimo e coragem para superarmos este hoje que nos abala, mas que não deve nos derrubar.

Não podemos permitir, que nossa fé seja roubada. Agora é hora de semearmos esperança, mesmo não podendo estar presente fisicamente, na vida de nossos irmãos e irmãs, sobretudo daqueles que vivem a dor de terem contraído o coronavírus.

Para bem acompanhar a Eucaristia em sua casa, procure:

check Criar um ambiente silencioso, reunindo aqueles que residem em seu lar, sem criar um aglomerado de pessoas.

arrow_forward Dicas para participar da missa pela TV, rádio ou internet

check Acompanhe cada momento da celebração, tendo em mente que você se une a tantas outras pessoas, que neste tempo de pandemia, através dos meios de comunicação formam um só corpo e em um só espírito, para fazer chegar ao coração do Pai, um grande pedido: ajuda-nos Senhor a superar esta situação sanitária, sem perdermos a confiança de que o nosso amanhã será diferente, do hoje marcado por tantas dores.

check Mesmo não tendo a oportunidade de receber a comunhão, agradeça ao Senhor pela eucaristia celebrada na intenção de todos que a acompanha. Não tenha medo de dizer ao Cristo, o que disseram os discípulos de Emaús: “Fica conosco Senhor, pois a noite já chegou”.

arrow_forward Reze a oração para a comunhão espiritual

Sacramento da Reconciliação

O Tempo Quaresmal também nos exorta a celebrar o sacramento da reconciliação. Este ano, diante da impossibilidade de nos apresentarmos diante de um sacerdote, para celebrar tal sacramento, somos chamados:

check No silêncio da nossa oração pessoal, apresentarmos ao Senhor as nossas incoerências frente a vivência do Evangelho, com um desejo sincero de vivermos como novas criaturas.

check A nossa oração pessoal penitencial pode começar com a meditação do Sl 50,

check Momento de diálogo com Deus, onde apresentamos a Ele, na nossa liberdade de sermos seus filhos, os nossos pecados.

check Todavia, não basta apresentar ao Senhor as nossas incoerências é preciso também pensar nas novas atitudes que devemos e queremos ter.

check A nossa oração pode finalizar com uma prece de louvor, ajudados pelo Sl 150, celebrando a alegria da presença misericordiosa de Deus em nossas vidas. Esta oração, em um tempo de isolamento social necessário, nos ajudará quando a pandemia passar, a celebrar o sacramento da reconciliação, nos apresentando a um sacerdote, como um momento especial de mudança profunda de vida, que nos conduz a ter gestos que provocam e concretizam plenamente entre nós, o Reino de Deus.

O momento que vivemos pede de todos nós novas atitudes.

Leia MaisUma quarentena espiritualComo ser sal na terra e luz no mundo em tempos de reclusão socialAs Eucaristias que acompanhamos pelos meios de comunicação e as nossas orações pessoais penitenciais devem despertar em nós comportamentos que nos ajudem, como homens e mulheres de fé, a superarmos esta pandemia, sem nos deixarmos consumir por ela.

check É hora de viver a caridade, praticando o mandamento do amor.

check De nos sentirmos corresponsáveis um pela vida do outro, seguindo as orientações dadas, por aqueles que buscam caminhos salutares, para superarmos os males criados por tal enfermidade.

check O momento pede também compreensão de nós mesmos e dos outros, a fim de nos animarmos mutuamente.

check Exercitaremos o companheirismo, que nos ajudará a atravessar este vale de lágrimas, sem perdermos a esperança.

check Por fim, é hora de viver a compaixão, dividir a dor do próximo e ajuda-lo a superá-la na alegria e na força do evangelho.

Certamente não sairemos os mesmos deste momento. Sairemos sim, mais humanos, pois os inúmeros gestos de cuidado e auxílio aos homens e mulheres acometidos por este vírus têm nos ensinado que, na fraternidade e no respeito à pessoa, encontramos um caminho plausível para a construção de uma nova humanidade.

Continuemos unidos, em um só coração, formando uma grande corrente de oração.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...