No último dia 16 de setembro, os Missionários Redentoristas se uniram à Pastoral Carcerária para levar a Imagem de Nossa Senhora Aparecida aos presídios da cidade de Potim (SP).
Essa é uma iniciativa que ocorre anualmente no período de preparação para a Novena e Festa da Padroeira do Brasil, não somente em penitenciárias, mas também em escolas e hospitais. A Mãe Aparecida percorreu o presídio e alcançou muitos detentos.
A ação aconteceu em sintonia com o tema da Novena e Festa deste ano, “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”. A presença de Nossa Senhora levou aos seus filhos encarcerados o consolo materno e a expectativa do encontro com Jesus.
O Missionário Redentorista Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, ressaltou que o Santuário comunga da missão evangélica da Pastoral Carcerária no Brasil, que cumpre há mais de 50 anos o mandato do Senhor: ‘Estive na prisão e me fostes ver’ (Mt 25,36).
“O Santuário de Aparecida compartilha a vida dos excluídos; solidariza-se com os pobres de todos os tipos; conhece a fome, a sede e a indigência. Neste tempo de preparação para a festa da Padroeira do Brasil, a visita da Imagem de Aparecida aos presídios da cidade de Potim (SP) simboliza a esperança de um mundo novo, onde a fraternidade humana é condição para entrar no Reino de Deus”.
O Irmão Alan Patrick, C.Ss.R. relembrou o lema da Congregação do Santíssimo Redentor que diz, em outras palavras, “Somos missionários da Esperança”. Além disso, ressaltou que o trabalho da Pastoral, que atua no sistema prisional na Igreja, é desafiador, exigente e com poucos operários.
A Pastoral Carcerária é liderada pelo Padre José Ferreira, da Arquidiocese de Aparecida, por leigos voluntários e irmãs religiosas. Segundo Ir. Alan, foram visitadas 64 celas, mais algumas em um pavilhão que está em readaptação, a área administrativa e os carcerários em regime semiaberto.
“Quando chegamos, dizemos a eles: 'A paz com vocês'. Foi sempre essa a saudação de Jesus, o Ressuscitado. Falamos que eles estavam recebendo a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, a Mãe que é solidária em nossas dores e se mostra como uma presença amorosa e libertadora”, afirmou.
Em entrevista ao A12, o Padre José Ferreira, responsável pela Pastoral Carcerária da Arquidiocese, falou sobre a importância da Igreja se fazer presente nos presídios para ir ao encontro das “ovelhas perdidas”, que se encontram nos lugares mais obscuros.
“O cárcere sempre fica escondido aos olhos da sociedade e a Pastoral Carcerária tem a missão de evangelizar humanamente e espiritualmente os irmãos encarcerados”, disse.
Por fim, o Padre José afirmou que a Imagem de Nossa Senhora foi a representação de mães, esposas, filhos e até da própria liberdade que estes filhos deixaram para trás. Maria, Mãe da Esperança, consolou e ofereceu Seu Filho a estes irmãos, que puderam rezar, emocionados, na Sua presença.
add_box Papa: Justiça verdadeira respeita a dignidade humana
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.