Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

Missa celebra 54ª Romaria das Ligas Católicas à Aparecida

As Ligas surgiram na Bélgica, em 1844, e foram trazidas ao Brasil em 1902, pelos Missionários Redentoristas, levando Jesus às famílias e as famílias à Jesus

Escrito por Ronaldo Casarin

23 AGO 2025 - 14H33 (Atualizada em 23 AGO 2025 - 15H08)

Lucas Torres

Neste sábado (23), foi celebrada no Santuário Nacional de Aparecida (SP) a Santa Missa com a presença da 54ª Romaria das Ligas Católicas. A missa das 12h00 foi presidida pelo Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., superior provincial da Província de Nossa Senhora Aparecida.

As Ligas Católicas surgiram na Bélgica, em 1844, tendo mais de 180 anos de presença no mundo. Ela foi trazida ao Brasil pelos Missionários Redentoristas, em 1902, tendo como primeira sede a cidade de Juiz de Fora (MG).

Na Santa Missa deste sábado, o Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., saudou a presença da Romaria das Ligas, bem como o grande número de fiéis que compareceram ao Santuário Nacional para a celebração.

Homilia

Pe. Marlos destacou na homilia que “O sonho de Deus é que todos os povos, todas as nações, vivam essa experiência de fé nele, numa comunidade universal. Falando aos presentes sobre o que significa estar no Santuário Nacional, ele disse:

“Nós estamos celebrando aqui a nossa fé, estamos aqui para agradecer e suplicar pelas bênçãos de Deus por intercessão de Nossa Senhora. Não é uma simples visita à imagem de Nossa Senhora. Mas estamos aqui, sobretudo, para nos encontrarmos com o evangelho do filho de Nossa Senhora. Ela que nos atrai até aqui, ela é sempre a mãe que ao filho acolhe. E assim como ela, o desejo é que nos tornemos discípulos, missionários.”.

“No Santuário, não se proclama a palavra dos Missionários Redentoristas”, prosseguiu Pe. Marlos, “mas a palavra do Missionário do Pai. De Jesus Cristo. Ele é a palavra, ele é o verbo encarnado. É ouvindo e praticando a sua palavra que nós iremos alcançar a salvação.”.

Ele prosseguiu: “A salvação não é algo para depois da morte, engana-se quem pensa assim. A salvação é algo para ser construído ao longo desta vida. Nas escolhas e opções que nós fazemos. Quem escolhe o caminho do mal, da injustiça, da guerra, já está descartando o caminho da salvação. Toda escolha tem consequências. Quem vive na fidelidade a deus, cultivando a fé no coração e por atitudes e gestos, está construindo sua salvação.”.

Pe. Marlos finalizou a homilia com uma belíssima mensagem aos devotos: “Que essa nossa celebração nos confirme nesse caminho, que abençoe todas as romarias presentes, a Liga Católica Jesus, Maria e José, presente aqui hoje. Que Nossa Senhora seja sempre esse modelo de vida cristã, nos inspirando e ajudando a perceber Jesus como sendo o caminho, a verdade, a vida, a porta da nossa salvação. Que assim, seja, amém.”.


Ligas Católicas celebram 54ª Romaria à Aparecida

Em entrevista ao Portal A12, o Pe. André Luiz Bastos, C.Ss.R, da paróquia de Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora (MG), e assistente eclesiástico nacional das Ligas Católicas, disse que o clima é de muita alegria e emoção em mais esta Romaria à Aparecida.

“Este ano estamos com o tema “Liga Católica, Somos Peregrinos da Esperança”, em comunhão com toda a Igreja, que no ano da esperança reza e vive essa experiência de fé, baseada na esperança que nos salva, nos fortalece e nos anima a caminhar”, disse.

Sobre a atuação das Ligas Católicas no Brasil, Pe. André explica que elas fortalecem a fé e a vida familiar. O que nos inspira muito ao nosso carisma é a oração e o trabalho. Que não dignifica só a vida humana, mas associado à fé e à oração, vincula os laços familiares, trazem para mais perto pessoas e lugares, e promove a oração e a fraternidade. Esse é o nosso carisma essencial”, explicou.

O padre comenta ainda que esse vínculo estreito entre as Ligas Católicas e os Missionários Redentoristas desde sua chegada ao Brasil, é motivo de orgulho e alegria. “É nosso lado pastoral e missionário, que leva a tantas regiões do Brasil esse lado dinâmico de anunciar Jesus Cristo, pelo jeito de participar de uma paróquia, ou de levar no coração também este modo de existir, que é levando Jesus às famílias, e as famílias à Jesus”, completa.

Ele finaliza exaltando a emoção da Santa Missa deste sábado e a presença dos romeiros das Ligas Católicas presentes no Santuário Nacional. “Foi uma alegria muito grande ter nosso superior provincial, Pe. Marlos Aurélio, presidindo a missa que celebrou nossa 54ª Romaria, marcando esse dia de enorme felicidade para todos nós dentro da Casa da Mãe Aparecida”, disse. 

.:: LEIA MAIS: Conheça a Liga Católica Jesus, Maria e José 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ronaldo Casarin, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...