“A gente aprende muito mais do que técnicas. A gente aprende sobre o valor da partilha, do respeito e da inclusão.”
O depoimento de Maria Victória Soares, aprendiz do Projeto Social Manto de Amor, resume bem o espírito das iniciativas promovidas pelo Santuário Nacional.
Por meio dos projetos “Mãos na Massa” e “Manto de Amor”, muitos jovens encontram não apenas uma formação profissional de qualidade, mas também acolhimento, autoestima e oportunidades reais de transformação.
Qualificação com propósito
Voltado à capacitação em panificação e confeitaria, o projeto Mãos na Massa vai muito além das receitas.
“Ele proporciona um espaço seguro e acolhedor, onde os participantes desenvolvem habilidades como responsabilidade, empatia, comunicação e trabalho em equipe”, explica Anthony Roberto Campos, instrutor do projeto.
Segundo o instrutor, o impacto vai além do ambiente de formação: “Esse ambiente impacta diretamente no convívio familiar e social, preparando-os para os desafios da vida com mais maturidade e consciência.”
1/3
Bruna Mayara, aprendiz do projeto, confirma a amplitude da mudança. “Profissionalmente, essa experiência abriu meus olhos para o mundo da gastronomia. Descobri uma paixão pela culinária que eu não sabia que tinha”, conta.
No campo pessoal, ela destaca o desenvolvimento de competências interpessoais: “Aprender a colaborar com outros adolescentes em um ambiente criativo me fez perceber o valor da amizade e do apoio mútuo.”
O projeto também desperta o olhar empreendedor. “Proporcionou uma visão empreendedora, pois entendi como transformar uma paixão em um negócio”, diz Bruna.
Ela acredita que iniciativas como essa contribuem diretamente para a construção de um futuro melhor: “Isso não só capacita habilidades técnicas, mas também desenvolve empatia e responsabilidade social.”
Anthony lembra com carinho da trajetória de um ex-aprendiz:
“Durante o tempo no Mãos na Massa, além de desenvolver habilidades práticas, Paulo amadureceu, fortaleceu seus valores e encontrou um propósito de vida. Hoje, ele exerce com orgulho a função de Policial Militar no Estado de São Paulo. Sua trajetória é um exemplo de como o projeto pode transformar vidas e abrir caminhos que, antes, pareciam distantes.”
Acolhimento e dignidade
Já o Projeto Manto de Amor, que também integra as ações sociais do Santuário, oferece cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI e apoio psicossocial.
Para muitos, é a primeira chance de se inserir no mundo do trabalho com dignidade e preparo. “Eles entram muito vulneráveis e carentes de tudo, e aqui no projeto vão aprendendo a se portar e a como se comportar em cada situação. Aprendem a se valorizar como pessoa e como profissional”, afirma Nivalda Clarindo, instrutora do projeto.
Ela destaca que a mudança é visível em todas as dimensões da vida dos jovens: “A transformação é notória em todos os sentidos — até fisicamente. Crescem no físico e no mental. Temos aprendizes que foram contratados e estão trabalhando no Santuário e felizes.”
1/3
Uma dessas jovens é Maria Victória, que carrega consigo gratidão e um sentimento de pertencimento. “Foi um momento muito especial na minha vida, que marcou tanto o meu crescimento profissional quanto o pessoal”, conta.
A experiência com o curso do SENAI foi transformadora: “Hoje eu posso dizer que tenho um currículo rico em conhecimentos e experiências que vão me acompanhar para o resto da vida.”
Mais do que um curso, ela encontrou afeto e valorização: “Foi um espaço onde eu me senti parte de algo importante, onde cada pessoa é tratada com carinho, atenção e dignidade.” E completa com um agradecimento:
“Sou imensamente grata à Família dos Devotos, porque sem a ajuda deles, eu não teria tido essa oportunidade tão incrível.”
Mudança de vida
Ao unir formação técnica e valores sociais, os projetos do Santuário Nacional demonstram como a solidariedade podem construir pontes para o futuro.
São centenas de jovens que passam a enxergar possibilidades em seus potenciais e a escrever novas histórias. Histórias como a de Paulo, Bruna, Maria Victória e tantas outras que ganham sentido com o amor ao próximo.
Dom Orlando: Lava-Pés como impulso para caminhar em direção ao próximo
Dom Orlando celebra Missa do Lava-Pés, destaca amor, humildade, cuidado com a natureza e missão no Tríduo Pascal.
Catequese em Aparecida reflete a Copiosa Redenção
Devotos de todo o país aprenderam como a entrega de Cristo na Cruz foi necessária para nossa redenção.
Missa da Unidade no Santuário celebra a Igreja, Corpo de Cristo
O início do Tríduo Pascal em Aparecida teve a presença de Dom Orlando Brandes, dos redentoristas e do clero arquidiocesano.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.