Neste domingo aconteceu no Santuário Nacional a abertura do 3º período da Campanha Laudato Si’, durante a Santa Missa das 8h, no Altar Central. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.
A Campanha Nacional Laudato Si’ foi lançada em março deste ano e é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) e pelo Movimento Laudato Si’ (MLS). Leia MaisCampanha Laudato Si': A preocupação da Igreja com o meio ambiente
O primeiro período da campanha aconteceu em maio com a Semana Laudato Si’ e o segundo, em junho com o Junho Verde. Nesta terceira etapa, acontece a celebração do Tempo da Criação 2023, uma celebração ecumênica realizada de 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, até 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis.
“Deixa a luz do céu entrar. Deixa a luz do céu entrar.
Abre bem as portas do teu coração e deixa a luz do céu entrar”.
Foi assim que Dom Orlando iniciou sua Homilia convidando todos os fiéis presentes a cantarem com ele. Em seguida disse: “Nossa Senhora me manda dizer a vocês: eu, tua Mãe estou feliz com tua presença”.
O salmo da celebração dizia “a minha alma tem sede de Deus”, e o arcebispo explicou aos fiéis que quem vai a Missa tem sede de Deus, “tem sede do encontro com Deus, da experiência de Deus”. E completou dizendo que quem vai saciar esta sede “é Jesus, o sedento da Cruz, que morrendo disse: eu tenho sede”.
“Deus tem sede de nos salvar e nós temos sede do amor de Deus”.
O arcebispo refletiu ainda a necessidade de renunciarmos a nós mesmos para saciar nossa sede do encontro com Deus.
“Jesus nos ensina o caminho que sacia a sede: renuncia a ti mesmo. Isso é humildade de coração, é o esquecimento de nós para a elevação do outro e para a adoração de Deus, se não vamos adorar a nós mesmos.
Temos que diminuir nosso ego para que o outro tenha lugar em nosso coração e Deus também, se não nosso coração estará cheio do nosso eu, da nossa arrogância. É preciso renunciar o egoísmo até para gente conviver bem”.
Dom Orlando explicou que durante a vida de Jesus nós podemos ver que Ele carregou diversas cruzes no caminho e ele nunca escondeu que para segui-lo temos que assumir nossas cruzes.
“Ele não carregou a Cruz só no calvário. Jesus sofreu muitas crises de oposição, rejeição e de julgamento falso, já era o caminho da cruz, nós devemos então abraçar a cruz de cada dia, nosso trabalho, nosso dever diário e a cruz de se doar ao irmão, quem ama um irmão dá a vida por ele”.
Ele ainda refletiu com os fiéis presentes no Santuário Nacional a vida de São Francisco Xavier, que foi humildade ao reconhecer que era necessário abrir mão de seus bens materiais para sua conversão.
“De que adianta ganhar o mundo e perder a alma? São Francisco Xavier era nobre, rico e com essa frase ele se converteu. Santo Inácio disse pra ele: Francisco de que adianta você ganhar tudo isso perder a alma? E depois disso ele se converteu e se tornou um grande missionário”.
“Então irmãos e irmãs o caminho é esse: sofrer, morrer, ressuscitar e ser glorificado. Aí está a beleza disso, não é um pessimismo de Jesus é o caminho da gloria”
Dom Orlando finalizou sua reflexão enfatizando que nossa Casa Comum tem sede e que é necessário que todos cuidem dela.
“Vamos ter sede de cuidar da criação, cuidar da água que esta poluída, plantarmos árvores, termos consciência que o lugar do lixo é no lixo e a natureza também está com essa sede de viver para o nosso bem e para a vida de todos”.
A iniciativa, lançada em março tem o intuito de mobilizar religiosos e não religiosos para as questões intrínsecas à Carta Encíclica Laudato Si’, que chama atenção para o cuidado da ‘Casa Comum’.
Este ano a celebração tem como tema "Que a Justiça e a paz Fluam", que se refere às palavras do Livro de Amós: “Deixe a justiça fluir como água e a justiça como uma torrente eterna”, (cf. Amós 5,24).
A programação do Tempo da Criação ocorre do dia 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, ao dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis. O evento ecumênico convoca cristãos do mundo inteiro a rezarem e a cuidarem da criação de Deus.
Advento: "O coração deve ser o melhor presépio para Jesus"
No Santuário Nacional, primeiro domingo do Advento foi marcado por reflexões sobre esperança, justiça e vigilância.
Presépio do Santuário é inaugurado para celebrarmos a Luz da Esperança
Devotos de Nossa Senhora puderam contemplar o presépio da Casa da Mãe.
Na espera pelo Senhor que vem, Advento é iniciado no Santuário
Saiba como foi a Missa que marca o início do Advento em Aparecida, período de quatro semanas em que somos chamados a refletir, vigiar e renovar a esperança na vinda do Senhor.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.