O Santuário Nacional de Aparecida acolheu, neste sábado (16), a Romaria da Diocese de Leopoldina (MG).
O clero e mais de dois mil fiéis da diocese mineira participaram da missa das 9h, no Altar Central da Basílica, presidida pelo bispo diocesano, Dom Edson José dos Santos.
Criada pelo Papa Pio XII, em 1942, há 83 anos a Diocese vive e evangeliza os 34 municípios que fazem parte do seu território.
Segundo Dom Edson, desde o ano de 2020 o episcopado de Leopoldina vem trabalhando, no sudeste das Minas Gerais, três eixos importantes para uma evangelização mais proativa: a caridade pastoral, a “diocesaneidade” e a comunhão presbiteral.
Nesse sentido, Dom Edson expressou a alegria de estarem no Santuário Nacional neste dia:
“Estar aqui neste santuário significa um grande momento de ação de graças da nossa diocese, porque nós estamos louvando, servindo a Deus e buscando sempre o apoio desta mãe tão querida na nossa história”, exclamou.
Para comentar as leituras, o bispo ressaltou a importância da Palavra de Deus como dom e presença viva na vida dos cristãos. A palavra deve ser entendida como “um grande presente”, oferecido pela Liturgia.
“Tem dia que a gente olha o presente com muito amor, tem dia que a gente deixa o presente de lado, tem dia que a gente não é atento a alguns sinais. Mas o presente de hoje vem mostrar uma coisa muito importante para todos nós: que devemos crescer na graça, na sabedoria e na santidade diante de Deus”, afirmou.
Inspirado no Evangelho, Dom Edson destacou ainda a tradição, no tempo de Jesus, das mães levarem seus filhos aos anciãos receberem uma bênção.
“Por que os pais tinham essa mentalidade? Impor as mãos significa alguém vai transmitir o poder, impor as mãos significa alguém vai trazer favores espirituais.”, explicou.
A homilia encerrou-se com um convite à gratidão, à confiança e ao resgate dos valores antigos, que o próprio Jesus nos ensinou no Evangelho:
“Então Jesus disse: 'Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus'. E depois de impôr as mãos sobre elas, Jesus partiu dali” (Mateus 19, 13-15)
Nesse sentido, Dom Edson citou o costume de “pedir a bênção aos pais”, e destacou como esse gesto de humildade e reconhecimento também inspira a relação dos fiéis com Deus.
“Somos chamados a resgatar uma coisa tão bonita que nós aprendemos quando ainda éramos crianças: pedir a bênção aos nossos pais”, concluiu.
Assista a seguir:
Leia + Reflexão semanal: Maria nos ensina a viver para os outros
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.