Neste sábado (06), o Santuário acolheu a Romaria Nacional da Juventude, na Santa Missa do meio-dia, no Altar Central. Jovens de todo o Brasil vieram à Casa da Mãe Aparecida celebrar o Jubileu da Juventude.
A celebração foi presidida por Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude na CNBB. E concelebrada pelos demais bispos e sacerdotes presentes.
Ao iniciar sua reflexão, Dom Vilsom lembrou as palavras de Papa Leão no Jubileu dos Jovens em Roma: “os jovens devem ter a coragem de buscar hoje coisas maiores, de buscar a santidade”.
E aproveitando para falar do Ano Santo, o bispo explicou que este é um tempo de graça, um tempo para nos aproximarmos de Deus, “de buscar a intimidade com o Senhor”. E o Jubileu dos Jovens em Aparecida vem para reforçar esta missão da Igreja de buscar e encaminhar os jovens ao encontro de Jesus.
“O Jubileu dos Jovens que estamos celebrando hoje é para poder buscar a conversão, poder mudar de vida, receber as indulgências, viver com mais leveza e viver com santidade. O Jubileu é a oportunidade de amadurecer na fé, de uma fé mais robusta, capaz de suportar as durezas da vida, sem desanimar, sem perder as esperanças. Como diz a Carta aos Romanos: Nós nos gloriamos até nas tribulações, porque a tribulação produz a paciência, a paciência, prova a fidelidade, a fidelidade produz a esperança e a esperança não decepciona”.
Ao refletir o Evangelho de hoje, Dom Vilsom lembrou que o caminho nem sempre é fácil, que é preciso nos esforçarmos, carregarmos nossa cruz e estarmos comprometidos com Jesus.
“Como disse Jesus no Evangelho de hoje: quem não carrega a sua cruz e não caminha atrás de mim, não é digno de mim. Eu digo: jovens, juventude, é necessário que permaneceis inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes do que nos diz o Evangelho”.
Neste fim de semana, a Igreja de todo o mundo volta os olhares para o Vaticano, para celebrar a canonização de dois novos santos, Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati. Nesse contexto, o bispo então citou o exemplo dos dois futuros santos.
“É tempo de confiar em Deus, como dizia Carlo Acutis: Não eu, mas Deus. E a exemplo de Frassati: para o alto, sempre buscando a Deus”.
Ele ainda reforçou o pedido para que os jovens rezem e vivam em comunhão com Deus, para que sejam comprometidos com seus grupos em suas comunidades, sempre em comunhão com o Papa Leão, o bispo diocesano e toda a Igreja.
Dom Vilsom voltou a lembrar da importância do compromisso de nos reaproximarmos de Jesus neste Ano Santo, para que possamos reafirmar nossa fé.
“O Jubileu é tempo de renovar a confiança em Deus, de ter a certeza de que Jesus é o amigo que nos acompanha. O companheiro de viagem que caminha conosco e está do nosso lado para nos escutar e nos ensinar”.
E, por fim, incentivou os jovens presentes:
“Jovens, é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé. Jovens, não tenhais medo de buscar coisas maiores, de buscar a santidade”.
1/13













:: Veja a página especial do A12 sobre Carlo Acutis
:: Conheça a história de Pier Giorgio Frassati
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.