Notícias

Solenidade de São José: "Deus nos chama e quer que nós sejamos seus instrumentos"

Em Belo Horizonte, Dom Walmor ressaltou a fé, obediência e a missão de São José

Escrito por Santuário Nacional

19 MAR 2024 - 20H01 (Atualizada em 19 MAR 2024 - 20H39)

Camila Morais/ TV Aparecida

Nesta terça-feira (19), a comunidade católica de Belo Horizonte (MG) reuniu-se no histórico Santuário de São José, situado na capital mineira, para celebrar a Solenidade de São José, padroeiro da Igreja Universal e patrono da cidade.

A celebração, presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, contou com a animação do missionário redentorista Pe. José Luís Queimado, C.Ss.R., e a participação de diversos missionários redentoristas, numa atmosfera de fervor e devoção ao santo.

Em sua homilia, Dom Walmor começou saudando os presentes e os telespectadores que acompanhavam a celebração através da Rede Aparecida de Comunicação.

Ele destacou a importância de São José como figura central na história da fé cristã, mencionando as palavras inspiradoras de Santa Teresa de Ávila, que exaltou a intercessão poderosa do santo patriarca.

“Assim, tomei por advogado e senhor o glorioso São José, encomendando-me muito a ele. [...] Se a outros santos o Senhor parece ter concedido a graça de socorrer numa dada necessidade, a esse Santo glorioso, a minha experiência mostra que Deus permite socorrer em todas, querendo dar a entender, que São José, por ter-Lhe sido submisso na terra, na qualidade de pai adotivo, tem no céu todos os seus pedidos atendidos.” Santa Teresa D'Ávila, [Teresa de Jesus. Obras Completas. Texto estabelecido por Fr. Tomas Alvarez, O.C.D. Direção Pe. Gabriel C. Galache, SJ. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e outros. – São Paulo: Edições Carmelitanas: Edições Loyola, 1995, Livro da Vida, p. 49.]


A reflexão seguiu com a ênfase na obediência amorosa exemplificada por São José, destacando-a como um elemento fundamental na vida cristã. “A obediência a Deus é a experiência mais importante da nossa vida”, enfatizou o Arcebispo, destacando a necessidade de confiar na vontade divina, assim como José confiou quando foi chamado a desempenhar seu papel na história da salvação.

Dom Walmor também chamou a atenção para a missão que cada fiel carrega consigo, inspirando-se na vida missionária de São José. “Nós somos todos missionários e missionárias dele, o Senhor de nossa vida”, proclamou o Arcebispo, instando os presentes a reconhecerem sua vocação missionária e a se deixarem conduzir pela vontade de Deus, assim como José fez.

Ao concluir sua homilia, Dom Walmor pediu bênçãos especiais para a Igreja de São José, um santuário que há mais de 120 anos tem sido um lugar de encontro com Deus e de busca espiritual para os fiéis. Ele expressou o desejo de que este local sagrado seja reconhecido como um verdadeiro santuário de fé e missão, onde os peregrinos encontram força para seguir em frente em sua jornada.

Toda a celebração foi marcada por momentos de profunda devoção, cânticos de louvor e orações, culminando com a bênção final do Arcebispo e a intercessão de São José por todas as intenções dos fiéis. Ao final da Santa Missa, Pe. Queimado rezou a Consagração a São José. 

Assim, os devotos do Castíssimo Esposo da Virgem Maria deixaram a igreja renovados em sua fé, prontos para levar adiante o exemplo de obediência e missão do santo patriarca em suas vidas cotidianas.

Que São José, patrono da Igreja e modelo de virtude, continue intercedendo pelos fiéis e guiando-os no caminho da santidade e do amor a Deus.

Confira algumas fotos da celebração, enviadas pela jornalista Camila Morais, da TV Aparecida:

VEJA TAMBÉM:

Santuário Nacional celebra a Solenidade de São José

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...