Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 20 SET 2019 - 13H25

Tijolinhos do Santuário são caminho para perceber a ação de Deus

De longe, os devotos são impactados pela grandiosidade da Casa da Mãe e pelos tijolinhos, que estão presentes na parte interna e externa do Santuário Nacional.

Thiago Leon
Thiago Leon

Como tudo na Basílica de Aparecida tem um significado que ajuda na espiritualidade e no envolvimento do devoto, os tijolinhos também não estão aqui por acaso.

O missionário redentorista Padre João Batista de Almeida trouxe alguns elementos importantes sobre os tijolinhos, enfatizando que eles são mais um caminho para os devotos chegarem a Deus. “Deus vai dispondo as situações, de tal maneira que as pessoas vão podendo enxergar um pouco mais da Sua presença nos lugares, nas pessoas e nas situações.”

Dentro do contexto da espiritualidade, o tijolo simboliza a presença de cada um dos devotos no Santuário, que unidos de forma organizada, estrutural, formam a Casa da Mãe, a Casa Espiritual.

Thiago Leon
Thiago Leon

Presente em toda a estrutura do Santuário, o tijolinho representa também todo o Brasil. Isso porque o barro por muitos séculos era usado na construção das moradias e, no Brasil, lembra padre João Batista, é muito comum as casas de pau-a-pique, que têm revestimento de barro.

Leia MaisVocê conhece o arquiteto que projetou o maior Santuário Mariano do Mundo?Ele convida os devotos a olharem os tijolinhos do Santuário e recordarem ainda a nossa criação. “Somos seres humanos, feitos de húmus, somos terra... pois tu és pó e ao pó tornarás.” (Gênesis 3, 19)

O tijolo no Santuário não é apenas um elemento para a sustentação estrutural, mas sim um elemento que nos leva à reflexão sobre o que somos, imagem e semelhança de DeusOutro elemento da simbologia dos tijolinhos está relacionada a imagem de Nossa Senhora encontrada há 300 anos, ela é feita de barro, de terracota

Thiago Leon
Thiago Leon

Toda essa simbologia vem de encontro com o propósito do Santuário, que é a evangelização, permitindo que Deus guie a história e seja presença viva a todos os que aqui celebram a sua fé.  Participe da Jornada Bíblica do Santuário de Aparecida e receba todos os conteúdos catequéticos.

Revestir-se da Palavra

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...