Artigos

Os títulos de Aparecida: Generalíssima do Exército

Nossa Senhora recebeu a honraria em 1967 com o título da mais alta patente do Exército brasileiro

Escrito por Ir. André Luiz Oliveira, C.Ss.R.

30 AGO 2018 - 15H44 (Atualizada em 08 DEZ 2022 - 09H58)

Da série de artigos marianos sobre os títulos eclesiásticos e civis concedidos a Nossa Senhora Aparecida, tem especial destaque o de Generalíssima do Exército Brasileiro; por tratar-se de um título completamente civil e único na história do país, outorgado em 1967, em comemoração ao jubileu de ouro (250 anos) do encontro da Imagem de Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul.

Leia MaisSantuário recebe 15ª Romaria dos Militares do Brasil

Em sua vertente masculina – Generalíssimo – trata-se de uma das mais altas patentes militares, de caráter exclusivo masculino. O termo, que é um superlativo da palavra General, é utilizado para descrever Generais cujos cargos foram além do normalmente permitido pelas patentes militares.

Em 17 de abril de 1965, uma comissão de militares de Belo Horizonte encaminhou ao Reitor do Santuário de Aparecida o pedido de peregrinação nacional da Imagem, em decorrência das comemorações dos 250 anos de seu encontro, a iniciar pela capital mineira.

O pedido fora levado a Aparecida (SP) em pergaminho, pelo Comandante da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

Assinado pelo então Presidente da República, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, trazia os seguintes dizeres:

“O Povo Mineiro, interpretando o desejo de todo o Povo Brasileiro, vem, pela comissão abaixo relacionada, respeitosamente pedir a Vossa Eminência Reverendíssima e ao D.D. Conselho Administrativo da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que se dignem conceder licença para que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, seja levada em triunfante peregrinação às Capitais de todos os Estados do Brasil, sendo em Brasília aclamada Generalíssima das Gloriosas Forças Armadas Brasileiras.”

Alberto Andrade - A12
Alberto Andrade  - A12

Leia MaisOs títulos de Aparecida: RainhaOs títulos de Aparecida: Padroeira do Brasil
Porém, o
pedido de peregrinação acabou não sendo atendido, o título de Generalíssima do Exército foi protelado e, assim, coube posteriormente ao então Presidente da República, Marechal Arthur da Costa e Silva, outorgar em 1967 o título, ato que aconteceu na capital mariana do Brasil, Aparecida (SP), durante as comemorações dos 250 anos do encontro da Imagem. 

Assim, Nossa Senhora da Conceição Aparecida passou a ter o reconhecimento civil conferido pela patente mais alta do Exército Brasileiro, sendo-lhe prestadas as devidas reverências e honras militares.

Na ocasião das celebrações, o legado pontifício, o Cardeal Amleto Cicognani entregou a primeira Rosa de Ouro do Santuário, considerada a alta condecoração pontifícia exclusiva a mulheres.  A honraria foi oferecida pelo Papa Paulo VI em 15 de agosto de 1967.


Padre Reinaldo explica o Dogma da Imaculada Conceição de Maria


Apresentação de Jesus
Artigos

Festa da Apresentação do Senhor

“O Rei da glória é o Senhor onipotente” (Sl 23/24) No próximo dia 2 de fevereiro de 2023, celebramos a Festa da Apresentação do Senhor. Essa celebração acontece 40 dias após o Natal. Esse acontecimento é narrado no capítulo 2 do Evangelho de Lucas.

Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos

Em meados de 1681 o conde Philipp de Dietrichstein Siegmund fundou ao Norte da Boémia a pequena aldeia de Philippsdorf. Um lugar místico que atrai ao longo dos anos inúmeros fiéis que peregrinam em busca de Maria Santíssima invocada neste local como Auxílio dos Cristãos. Esta aldeia é o berço da fé e da devoção à Mãe de Deus entre os povos Thecos. No longínquo ano de 1835 nascia em Philippsdorf a vidente Madalena Kade. De família humilde, Madalena, ficou órfã muito cedo e por conta de uma série de doenças muito graves vivia sob os cuidados do irmão Joseph. O irmão Joseph além dos muitos cuidados com a irmã, trabalhava arduamente para sustentar a esposa Cecília e os seus cinco filhos.

Nossa Senhora de Knock (1)
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora de Knock

Aprovação: Em 1936 pelo Arcebispo de Tuam. A comissão investigativa do Dr. Gilmartin retorna um veredicto positivo. No condado de County Mayo, Irlanda, situa-se o Santuário Nacional de Knock. Este não foi somente lugar de uma das aparições da Virgem Maria. Videntes afirmam terem visto além da Mãe de Deus; seu castíssimo esposo São José; o Evangelista João e o próprio Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. André Luiz Oliveira, C.Ss.R., em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.