A Igreja Católica faz distinção de três tipos de culto. O primeiro deles é o chamado culto da latria, que significa exatamente "adorar" e que, portanto, é prestado somente à Deus, bem como às pessoas do Cristo Jesus, que é o próprio Deus que se tornou humano por meio do Mistério da Encarnação, e ao Espírito Santo.
Um segundo culto chama-se dulia, que é "prestar honra" ou "venerar". Trata-se de um tipo de devoção direcionado aos santos e santas da Igreja enquanto modelos de vida e seguimento aos ensinamentos de Jesus.
Leia MaisMagnificat - Maria na Liturgia e na Piedade PopularMagnificat: Maria na LiturgiaO último tipo de culto distinguido pela Igreja Católica Romana é a hiperdulia. O culto da hiperdulia refere-se à devoção e culto prestados somente à Vigem Maria, Mãe de Deus. Sua especificidade caracteriza-se por delimitar o lugar de Maria dentro do projeto salvífico de Deus para a humanidade e, consequentemente, pela maneira correta de orar, homenagear e honrar a Virgem. Em outras palavras, refere-se a um culto também de honra, mas que não pode e não deve se igualar à adoração divina.
Em fevereiro de 1974, o Papa Paulo VI publicou a Exortação Apostólica "Marialis Cultus", documento importante do Magistério da Igreja que esclareceu e conservou o lugar, a maneira e os significados corretos da devoção à Virgem Maria conforme as Sagradas Escrituras, a doutrina e a liturgia da Igreja, com ênfase especial para expressões de fé como a oração do Ângelus e o Rosário.
Quer saber mais sobre o culto e devoção à Nossa Senhora? Visite a Biblioteca da Academia Marial de Aparecida, maior biblioteca especializada no tema do Brasil.
A devoção do Papa Leão XIV a Nossa Senhora
O Papa Leão XIV, em seus primeiros passos como pontífice, tem demonstrado uma forte devoção mariana, e a busca por seguir seu exemplo.
Maria, Mãe presente na missão da Igreja
Desde o início da igreja Maria se faz presente, pois ela, sua vida e missão, está intimamente ligada a Jesus Cristo. Maria tornou-se imagem da Igreja em caminho
Maria, Mãe da Palavra
Uma reflexão sobre a maternidade espiritual de Maria em relação às Escrituras Sagradas, e sua participação na formação da Palavra de Deus escrita.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.