Você já se perguntou o que realmente acontece após a morte? A Igreja Católica ensina que a vida não termina com o último suspiro. Depois da morte, cada pessoa recebe um "destino" como consequência de suas escolhas.
O Catecismo da Igreja Católica (nº 1020-1060) explica com clareza o que é o céu, o purgatório e o inferno:
O céu é o destino daqueles que morreram em graça e amizade com Deus. É descrito como a “visão beatífica”, ou seja, ver Deus face a face e viver em perfeita comunhão com Ele. O Catecismo (nº 1024) afirma que “esta vida perfeita com a Santíssima Trindade” é o fim último da alma humana.
No céu, não há dor, nem sofrimento. Há apenas o amor de Deus em plenitude. A santidade alcançada em vida permite que a alma entre diretamente nessa comunhão eterna.
O purgatório é uma realidade de misericórdia. É o estado das almas que morrem em amizade com Deus, mas ainda precisam ser purificadas de suas imperfeições. O Catecismo (nº 1030) ensina que essas almas “passam por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu”.
Não é um castigo, mas um processo de amor. A Igreja recorda que as orações, especialmente a Missa, ajudam essas almas a se aproximarem mais rapidamente de Deus.
:: O que é o "limbo"? É o mesmo que purgatório?
O inferno é o estado de separação definitiva de Deus. É a consequência da recusa consciente e livre do amor divino. O Catecismo (nº 1033) diz que “morrer em pecado mortal sem arrependimento e sem dar acolhimento ao amor misericordioso de Deus, significa permanecer separado d'Ele para sempre, por nossa própria livre escolha”.
A Igreja não afirma que alguém esteja condenado, mas alerta sobre a gravidade de rejeitar o amor de Deus. O inferno não é uma punição imposta por Deus, e sim o resultado da liberdade humana usada contra o bem.
:: Morte, juízo, inferno e céu: O que são os Novíssimos?
A Igreja destaca que Deus quer que todos sejam salvos (1Tm 2,4). No entanto, Ele respeita a liberdade de cada pessoa. As decisões tomadas na vida refletem o destino eterno da alma.
Por isso, a Igreja convida os fiéis a viverem em estado de graça, alimentando-se dos sacramentos e do amor ao próximo.
O céu, o purgatório e o inferno são realidades espirituais que recordam uma verdade essencial: a eternidade começa agora, nas escolhas de cada dia.
Fonte: Catecismo da Igreja Católica
A palavra de Deus é o escudo contra as flechas da tentação
Entenda por que o Batismo é o primeiro passo para vencer o mal e como a Palavra de Deus nos protege das tentações, a exemplo de Jesus no deserto.
Domingo com o Senhor: no deserto, Jesus nos ensina a vencer
No novo quadro do A12, "Domingo com o Senhor", Pe. Guilherme Viana conduz a reflexão sobre as tentações de Jesus e a força da Palavra no deserto.
Mistérios da Fé: entenda a Quaresma e seus símbolos
Conheça os principais símbolos da Quaresma: cinzas, cor roxa, deserto, cruz, jejum, esmola e oração e aprofunde seu caminho de conversão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.