No dia 2 de outubro, a Igreja faz memória aos Santos Anjos, servos mensageiros de Deus. Você reza para o seu anjo da guarda? O catecismo da Igreja Católica explica que a existência dos anjos, segundo as Sagradas Escrituras, é uma verdade de fé.
“Pelo fato de contemplarem «continuamente o rosto do meu Pai que está nos céus» (Mt 18, 10), eles são «os poderosos executores das suas ordens, sempre atentos à sua palavra» (Sl 103, 20).” — CIC 329
Nós já sabemos que os anjos são seres espirituais, não corporais, destinados a proteger-nos. Mas, a tradição da Igreja ensina muitas outras coisas importantes sobre eles que talvez você ainda não saiba ou não se recorda.
Sobre a natureza desses amigos espirituais o Portal A12 já tirou muitas dúvidas, e neste dia, em especial, faremos memória do que já foi possível aprender por aqui:
Qual a diferença entre anjo e arcanjo?
Recentemente, falamos sobre a Festa dos Arcanjos, celebrada em 29 de setembro. Em algum momento você pode ter se perguntado qual a diferença entre Miguel, Gabriel e Rafael dos demais.
A explicação é que anjos são protetores e mensageiros de Deus no dia a dia. Já os arcanjos ocupam grau superior na hierarquia angélica e transmitem mensagens especiais e decisivas de Deus à humanidade, como observamos em passagens da bíblia.
> Entenda melhor essa diferença aqui.
O que é a milícia celeste?
A milícia celeste compõe todos esses seres celestes que permanecem em nosso auxílio no cotidiano, servindo e adorando a Deus. Ela é dividida em nove coros angelicais: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e Anjos, que pertencem a três hierarquias.
> Entenda melhor neste conteúdo.
Como é a hierarquia dos anjos?
Deus criou uma multiplicidade de partes que, em perfeita harmonia, são reflexo da Sua perfeição. Nesse sentido, a teologia católica entende que a Hierarquia celestial são inúmeras partes do céu organizadas de acordo com a vontade divina, para a glória de Deus.
1º Serafins, Querubins e Tronos
2º Dominações, Virtudes, Potestades
3º Principados, Arcanjos e Anjos
> Descubra mais sobre cada um deles aqui.
Posso dar nome ao meu anjo da guarda?
Até aqui você conheceu e refletiu sobre todas as denominações dos Santos Anjos. Será que para nos relacionarmos mais com o nosso anjo da guarda, poderíamos dar-lhe um nome? É compreensível essa dúvida, pois quando sabemos o nome torna-se “mais fácil”.
Porém, a Igreja ensina que não nos cabe dar nome a essas criaturas que estão acima de nós, pois somente Deus pode dar-lhe nomes de acordo com a missão destinada a cada um. Os únicos nomes que Deus nos permitiu conhecer, pelas Sagradas Escrituras, foi dos três arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael.
> Entenda mais aqui.
add_box Cada pessoa tem um anjo da guarda?
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Lista de agradecimentos do ano de 2025, qual é a sua?
Neste Advento, já caminhando para o fim do Ano Santo, o Portal A12 te convida a fazer um exercício de gratidão. Faça sua lista e comunique esperança a todos!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.