Você já pensou em como está sua vivência dos Sacramentos? Que atitudes podem mudar para se aproximar mais de Deus?
O Catecismo da Igreja Católica afirma que os Sacramentos foram instituídos por Cristo e tocam as etapas importantes da vida do cristão. É por meio deles que a Igreja realiza a sua missão santificadora.
Eles são sete: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio. Toda a vida litúrgica da Igreja acontece em torno da celebração da Eucaristia e dos Sacramentos.
Embora eles sejam fonte da ação redentora de Deus, canal de bênção para a vida de cada fiel, por vezes esquecemos do significado sagrado que carregam e não damos a devida importância, ou pior, não os vivemos com reverência.
Ter reverência é ter um respeito profundo pelos sacramentos em função das virtudes que eles apresentam. Essa postura parte do coração dos que amam, mas só amamos o que conhecemos. Por isso, é importante compreender que os sacramentos são “sinais eficazes da graça de Deus para nós".
Um exemplo é a presença de Cristo na hóstia consagrada, como nos ensina São Pedro Julião ao afirmar: “Querendo unir-se a cada uma das nossas almas, (Jesus) instituiu a Eucaristia, onde, diariamente, se celebram suas bodas com a alma cristã”.
Para viver os sacramentos com verdadeiro decoro, é importante adotar atitudes que expressem respeito e fé, como:
Vestir-se com sobriedade, manter o silêncio na igreja, ter postura corporal atenta e reverente, fazer a genuflexão diante do Santíssimo Sacramento, participar com atenção aos ritos e orações, usar com dignidade os objetos de devoção, cultivar uma disposição interior sincera, ser pontual e permanecer até o fim das celebrações.
Outra forma de compreender a reverência nos sacramentos é olhar para a vida dos Santos. Em todas as idades e vocações — crianças, adolescentes, jovens, casados e religiosos — encontramos exemplos de zelo e decoro diante das coisas sagradas.
Cada um, em sua realidade, soube expressar com gestos e atitudes o amor e a reverência devidos a Deus.
Batismo
São João Batista - Sua pregação e prática do batismo prepararam o caminho para Jesus e o estabelecimento do batismo cristão. “Então Jesus veio da Galileia ao Jordão, ao encontro de João, a fim de ser batizado por ele.” (Mateus 3,13)
Confirmação (Crisma)
Apóstolo São Pedro - “Quando os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram Pedro e João para lá. Desceram, pois, e rezaram por eles a fim de receberem o Espírito Santo, que, de fato, ainda não havia descido sobre nenhum deles; apenas tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus.” (Atos dos apóstolos 8,14-15)
Eucaristia (Comunhão)
Foram muitos santos que tiveram o amor intenso por Jesus sacramentado e, o jovem Carlo Acutis, que será canonizado no mês de setembro, é um sinal de zelo pela Eucaristia.
“Todos os dias vivo a Eucaristia como um diálogo constante com Jesus, como uma autêntica esperança. A Eucaristia é a minha autoestrada para o céu.” Beato Carlo Acutis
Penitência (Confissão)
Padre Pio de Pietrelcina é conhecido como o apóstolo da Confissão. Ele chegava a passar cerca de 16h diárias dentro do confessionário.
"A confissão, que é a purificação da alma, deve ser feita ao menos uma vez por semana. Não é possível manter a alma longe da confissão por mais de sete dias." São Padre Pio
Unção dos enfermos
São Tiago Apóstolo é associado a São Tiago, autor da carta que o menciona e recomenda explicitamente.
“Chame os presbíteros da Igreja, a fim de que rezem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se ele cometeu pecados, estes serão perdoados.” (Tiago 5, 14-15)
Ordem
São João Maria Vianney, conhecido como o Cura d'Ars, é o patrono dos sacerdotes. Ele se destacou por uma vida sacerdotal marcada pela oração constante, pelo zelo no atendimento das confissões e pelo profundo cuidado com o povo confiado a ele.
“O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus.” São João Maria Vianney
Matrimônio
Relíquia de São Luís e Santa Zélia na Basílica de Santa Teresinha, em Lisieux, na França
A vida de São Luís e Santa Zélia Martin se destacou pelo testemunho de fé vivido no casamento, construindo um lar onde o amor a Deus e a educação cristã dos filhos foram prioridades.
“O matrimônio é uma escola de amor e de fé.” – São João Paulo II
Gostou do conteúdo? Envie para mais pessoas!
Leia ➕ Sacramentos da Santa Igreja: tire suas dúvidas sobre a Crisma
Fonte: CIC | Minha Biblioteca Católica
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.