Estamos trilhando um caminho formativo sobre os 43 dogmas da Igreja. Vimos as doutrinas relacionadas a Deus, a Jesus Cristo, à criação do mundo, à Virgem Maria, ao Papa e à Igreja.
Nas últimas semanas, percorremos formações acerca dos dogmas relacionados às últimas coisas (Escatologia).
Iniciamos pelo dogma da morte e sua origem, vimos também sobre o céu, o inferno, o purgatório e o fim do mundo e a segunda vinda de Cristo, a Ressurreição dos Mortos no Último Dia e, desta vez, tentaremos entender o dogma — O Juízo Universal.
O Juízo Universal — ou Juízo Final — diz respeito ao julgamento definitivo de toda a humanidade por Cristo no fim dos tempos. Nele será revelado tudo o que tivermos feito de bem ou deixado de praticar durante a nossa vida na terra.
“O Juízo final terá lugar quando acontecer a vinda gloriosa de Cristo. Só o Pai sabe o dia e a hora, só Ele decide sobre a sua vinda. Pelo seu Filho Jesus Cristo, Ele pronunciará então a sua palavra definitiva sobre toda a história. Nós ficaremos a saber o sentido último de toda a obra da criação e de toda a economia da salvação […]” (Catecismo da Igreja, 1040).

Desse modo, podemos afirmar, segundo o CIC, que o Juízo é um convite à conversão enquanto Deus nos dá ainda a chance de sermos salvos e nos mantém esperançosos na vinda Dele.
“Quando o Filho do homem voltar em sua glória, acompanhado de todos os seus anjos, irá sentar-se em seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão diante Dele, e Ele separará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Porá as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então, o rei dirá aos que estiverem à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, recebei em herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo.” (Mateus 25,34)
Assim, todos que viverem retamente e buscarem o perdão dos pecados serão salvos do castigo e viverão a vida eterna com Deus, seus anjos e seus santos.
add_box Em a12.com/dogmas você pode aprender mais sobre as verdades de fé da Santa Igreja.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.