Santo Padre

Papa anuncia que nomeará mulheres a altos cargos no Vaticano

Nova constituição da Igreja permite que qualquer católico batizado, incluindo mulheres e leigos, ocupem posições na administração da entidade religiosa

Escrito por Guilherme Gomes

06 JUL 2022 - 16H48 (Atualizada em 06 JUL 2022 - 16H58)

Reprodução/ Vatican Media

Leia MaisVeja o motivo pelo qual o Papa reza o Angelus em público aos domingosPapa Francisco fala sobre renúncia, problema de saúde e guerra na UcrâniaO Papa Francisco anunciou que irá nomear duas mulheres para um Comitê do Vaticano que elege os bispos da Igreja no mundo.

Em entrevista à agência Reuters, no último sábado (02), o Santo Padre falou sobre a valorização da mulher na Cúria Romana e explicou, pela primeira vez, sobre a presença feminina no Vaticano.

Estou aberto para que seja dada a oportunidade. Agora, na Congregação para os Bispos, na comissão para eleger os bispos, duas mulheres irão para lá pela primeira vez”, disse o Papa.

A decisão parte do que estabelece a nova Constituição Apostólica “Praedicate Evangelium”, que reforma a Cúria, e sobre quais Dicastérios poderiam ser confiados a um leigo ou leiga no futuro.

No mês passado, o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Joseph Farrell, brincou sobre o fato que, com a promulgação da nova Constituição sobre a Cúria, ele poderia ser o último clérigo a liderar este Dicastério.

Durante a entrevista, Francisco não citou o nome das candidatas ao cargo e também não informou quando a nomeação das mesmas seria oficializada.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.