Santo Padre

Papa Francisco: “Que Nossa Senhora Aparecida livre o brasileiro do ódio, da intolerância e da violência”

A quatro dias das eleições no Brasil, o Pontífice se dirigiu ao povo brasileiro durante Audiência Geral, no Vaticano

Escrito por Guilherme Gomes

26 OUT 2022 - 10H09 (Atualizada em 26 OUT 2022 - 12H00)

Reprodução/ Vatican Media

Leia MaisEm oração no Coliseu, Papa critica ameaça nuclear e pede pela pazPapa Francisco pede mudanças na ONUO Papa Francisco se dirigiu exclusivamente ao Brasil nesta quarta-feira (26), durante a Audiência Geral que acontece no Vaticano.

Ao final do compromisso semanal com os fiéis, Francisco pediu a intercessão e proteção de Nossa Senhora Aparecida ao povo brasileiro. O Papa afirmou que pede à Padroeira do Brasil que livre os brasileiros do ódio.

A declaração foi feita pelo Pontífice durante a tradicional saudação que faz em vários idiomas a peregrinos presentes na Praça de São Pedro.

Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência, disse o Papa.

A fala de Francisco não aborda diretamente as eleições no Brasil, mas acontece a quatro dias do segundo turno das eleições presidenciais, período em que pelo menos dois ataques políticos são registrados por dia no País.

De acordo com levantamento da Justiça Global e Terra de Direitos, a violência política no Brasil aumentou 400% nos últimos quatro anos e chegou à média de um caso a cada 26 horas em 2022.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media


Recentemente, a
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota lamentando o que chamou de “intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno”.

Ao fazer referência à Nossa Senhora em seu discurso, o Santo Padre afirmou rezar para que a Padroeira do Brasil livre a população da violência e do sentimento de intolerância.

Na Audiência Geral, o Papa saudou os peregrinos de língua portuguesa, especialmente fiéis de Salvador (BA), Anicuns (GO), Taubaté e São Paulo (SP), que estavam presentes no Vaticano.

Francisco também citou a beatificação de Benigna Cardoso da Silva, mais conhecida como Menina Benigna.

A cearense foi beatificada na última segunda-feira (24), em uma cerimônia no município do Crato, interior do estado do Ceará. O Papa saudou a jovem mártir, enfatizando que "o seu exemplo nos ajude a ser generosos".

.:: Leia na íntegra o discurso do Papa Francisco:

"Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, em especial quantos vieram de São Salvador da Bahia, Anicuns, Taubaté e São Paulo. Queridos irmãos e irmãs, anteontem, em Crato, no Estado brasileiro do Ceará, foi beatificada Benigna Cardoso da Silva, uma jovem mártir que, seguindo a Palavra de Deus, manteve pura a sua vida, defendendo a sua dignidade. O seu exemplo nos ajude a ser generosos discípulos de Cristo. A vida do mundo depende do nosso testemunho coerente e alegre do Evangelho. Um aplauso à nova beata! Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência".

.:: Assista a Audiência Geral do Papa:

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...